RESUMO

Atualmente muitas crianças estão apresentando dificuldades na aprendizagem escolar. Muitas dessas dificuldades poderiam ser resolvidas e até evitadas precocemente se houvesse um olhar atento e qualificado no desenvolvimento psicomotor da criança. A Psicomotricidade existe para oportunizar às crianças condições de desenvolver capacidades básicas, aumentar seu potencial motor e utilizar o movimento para atingir aquisições, como as intelectuais, e assim ajudar a sanar estas dificuldades.

Este trabalho visa mostrar a importância e a contribuição da psicomotricidade para o processo de aprendizagem, visto que a mesma leva a criança a ter noção de seu corpo, a concepção de espaço, a dominar seu tempo e lateralidade, a adquirir habitualmente a coordenação de seus gestos e movimentos, pré-requisitos para a aprendizagem da leitura, escrita e matemática. Assim, dificuldades no desenvolvimento psicomotor podem estar relacionadas às dificuldades também na aprendizagem.

Diante disso, abordar novas percepções para reforçar o professor e a comunidade escolar a ter uma visão global e diferenciada da importância no desenvolvimento psicomotor da criança, fará com que compreendam que, algumas vezes, as falhas no processo de ensino aprendizagem, decorram de atrasos relacionados ao desenvolvimento cognitivo e psicomotor. Diante disso, seria importante agir com objetivos que possam ser alcançados e trabalhar com atividades lúdicas que desenvolvam a estimulação psicomotora para desenvolver habilidades importantes que auxiliem a criança, proporcionando caminhos na superação das dificuldades que apresentar.

Palavras chaves: psicomotricidade, escola, aprendizagem, dificuldades de aprendizagem.

INTRODUÇÃO

Nos últimos tempos, as dificuldades de aprendizagem vêm crescendo muito, portanto é de grande importância analisar os fatores que desencadeiam esses problemas. Neste artigo busca-se o estudo de que algumas dificuldades podem estar associadas aos elementos da psicomotricidade. Dificuldades em relação ao esquema corporal, lateralidade, perceptivos e outros muitas vezes relacionados com inversão ou troca de letras, textos mal escritos e sem lógica, dificuldades na escrita, na leitura, na fala, na resolução e compreensão de problemas e cálculos matemáticos.

A Psicomotricidade é a base principal para o processo intelectual e de aprendizagem do indivíduo. Esta é indispensável para o desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, assim como a importância da atividade lúdica através de atividades psicomotoras, que ajudam a criança em seu próprio percurso de maturidade, assim como solucionar ou minimizar as dificuldades de aprendizagem na escola. Portanto, questiona-se a defasagem no desenvolvimento motor e a relação nas dificuldades de aprendizagem, assim como compreender como a Psicomotricidade pode beneficiar os alunos com tais dificuldades.

“A psicomotricidade pode ser definida como uma ciência que tem como objeto de estudo o homem por meio de sua relação com o mundo externo e interno, Está dividida em três campos distintos: reeducação psicomotora – que visa corrigir alterações no desenvolvimento psicomotor, tais como, equilíbrio, coordenação, dispraxia; terapia psicomotora – que se refere a todos os casos nos quais a dimensão afetiva ou reacional parece dominante na instalação inicial do transtorno; educação psicomotora – que visa desenvolver, na criança, a capacidade de criar, resolver e adaptar as tarefas realizadas, sem usar a imposição como método de educação”.

(Boato, 1996).

Deste modo, este trabalho irá contribuir para uma reflexão por parte dos profissionais da educação, destacando a importância de ter conhecimento sobre a educação psicomotora e sua influência na intervenção das dificuldades no processo de alfabetização, e para que ela desenvolva-se de maneira adequada. Na escola, muitas vezes, o professor realiza seu trabalho de modo mecânico e automático, deixando de explorar o lúdico e os elementos que compõe a psicomotricidade, reduzindo os estímulos e o interesse dos alunos.

Pode-se dizer que a maioria dos problemas acontece devido ao descaso com a estimulação psicomotora, principalmente na primeira infância, e que nos dias de hoje

as atividades recreativas tradicionais não estão sendo trabalhadas devido à influência da tecnologia. Portanto é necessário mostrar a importância psicomotora na criança em seu processo de construção de conhecimentos.

A psicomotricidade dentro da intervenção pedagógica exerce grande influência na vida da criança estimulando-a a conhecer-se como um ser integral, favorecendo assim o seu desenvolvimento e sua aquisição de conhecimentos, possibilitando novos caminhos para a superação de dificuldades de aprendizagem e discutindo para isso a relação entre o psicomotor e os processos de aprendizagem, com possibilidades de avançar na superação destes problemas.

A criança necessita de estímulos a todo o momento, para levar adiante o seu desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo. Ela se desenvolverá de acordo com os estímulos que receber e a cada aprendizagem, a criança se aprimora para uma abordagem mais elaborada e dinâmica. Este trabalho apresenta uma abordagem compreensiva, destacando também a contribuição de autores com suas teorias de conhecimentos, visando ajudar para uma melhor contribuição sobre o tema proposto. [...]