RESUMO

O presente estudo teve como objetivo analisar os argumentos existentes na literatura que destacam a relevância das brincadeiras nas práticas pedagógicas para o desenvolvimento dos alunos na Educação Infantil. Para concretização deste objetivo e para promover ao leitor a reflexão sobre este tema, esta pesquisa aborda sobre: a contextualização da Educação Infantil nos aspectos legais; apresenta as concepções dos teóricos sobre a relevância do brincar para Educação Infantil; discorre sobre as contribuições do brincar para o desenvolvimento cognitivo, motor e as interações entre as crianças na Educação Infantil, apontando as concepções do currículo para a Educação Infantil e situa o brincar. Dessa forma, entende-se que no brincar as crianças se defrontam com inúmeras experiências, as quais influenciam na sua formação, assim como nessa prática elas exploram, vivenciam e buscam significados do mundo, (re) produz cultura, interagem, expressam diversos sentimentos e moções. Enfim, neste artigo, será apresentado inúmeros argumentos que comprovam a relevância do brincar para o desenvolvimento, aprendizado e conhecimentos nas crianças. E por promover tais contribuições é preciso inserir na Educação Infantil, principalmente nas práticas pedagógicas. No presente estudo utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica através da análise dos autores referenciados,dessa forma, entende-se que “é indispensável, que o planejamento, e as rotinas sejam realizadas com clareza, para algo definido, e não como ações formalizadas, sem finalidade e sem a compreensão humana do que se faz” (GANDIN, 1886).

 

PALAVRAS-CHAVE: Brincar. Educação Infantil. Criança. Desenvolvimento. Práticas pedagógicas.

 

ABSTRACT

This study aimed to analyze the arguments in the literature that highlight the relevance of play in pedagogical practices for the development of students in early childhood education. To achieve this goal and to promote the reader reflection on this theme, this research addresses: the contextualization of early childhood education in the legal aspects; presents the theorists' conceptions about the relevance of playing for early childhood education; discusses the contributions of play to cognitive, motor development and interactions among children in early childhood education, pointing out the conceptions of the curriculum for early childhood education and places play. Thus, it is understood that in playing children are faced with numerous experiences, which influence their formation, just as in this practice they explore, experience and seek meanings of the world, (re) produces culture, interact, express various feelings and motions. Finally, in this article, will be presented numerous arguments that prove the relevance of play for development, learning and knowledge in children. And to promote such contributions it is necessary to insert in early childhood education, especially in pedagogical practices. In the present study we used as methodology the bibliographic research through the analysis of the referenced authors, thus, it is understood that “it is indispensable that the planning, and the routines are clearly performed, for something defined, and not as formalized actions. without purpose and without human understanding of what is done ”(GANDIN, 1886).

KEYWORDS: Play. Child education. Kid. Development. Pedagogical practices.

 

1  INTRODUÇÃO

 

O presente estudo tem como objetivo geral analisar os argumentos existentes na literatura que destacam a relevância do lúdico como ferramenta pedagógicanas práticas pedagógicas para o desenvolvimento cognitivo dos educandos, intrínseco a este objetivo haverá outros específicos para a obtenção de resultados ao que se quer alcançar, estes são: Investigar as concepções de teóricos sobre a relevância do lúdico e para as práticas pedagógicas; compreender a importância das brincadeiras para o desenvolvimento cognitivo, emocional, motor e na interação do educandos  e verificar o papel do brincar no currículo escolar.

Geralmente, no território brasileiro, as brincadeiras remetem a uma atividade da infância. No entanto, não é uma prática exclusiva dessa fase, pois se analisarmos a sociedade em geral, todos brincam, porém com uma conotação diferente. Infelizmente, a brincadeira em todas as etapas da vida é considerada fútil, recreativa e improdutível, sendo aceita e tolerável com mais frequência na infância.

O tema da presente pesquisa justifica-se no interesse em entender que o brincar se manifesta mais nessa fase e que através dela as crianças exploram inúmeras experiências que as ajuda a compreender a dinâmica social e cultural da sociedade de forma criadora, imaginativa, criativa e (re) produtiva, ou seja, na sua própria ótica de desenvolvimento cognitivo e psicomotor. Esses simples motivos já justificariam encontrá-la com mais frequência na Educação Infantil, mas não é isso que encontramos no contexto da educação formal. Geralmente, há uma enfatização da antecipação da escolarização dos anos subsequentes em detrimento do brincar e de outros fatores que influenciam no desenvolvimento, aprendizado e conhecimento das crianças.

Pensando nesse contexto, subentende-se que estaríamos equivocados sobre o significado que as brincadeiras trazem para a constituição dos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, já que algumas escolas não reconhecem a importância do brincar na infância.

No intuito de compreender essa temática, estabeleceu-se como problema de pesquisa a seguinte questão: quais as concepções dos teóricos sobre as brincadeiras nas práticas pedagógicas da Educação Infantil nos aspectos da interação, cognitivo, emocional e motor?

As concepções dos teóricos sobre o lúdico como ferramenta pedagógica remete a preocupação em elementos que possam ajudar na construção da identidade, autonomia, nas relações e iterações entre o meio e os indivíduos, no movimento, dessa forma, inserir as brincadeiras com um dos eixos da educação das crianças, pensado na promoção e estímulo dos aspectos sociais, cognitivo, motor, afetivo e interacional, são práticas que precisam ser reconhecidas e aderidas às escolas. Porém, não é simplesmente saber sobre sua relevância, mas sim compreendê-las.

Nesse sentido, serão pontuadas algumas questões referentes ao brincar no âmbito do currículo, das práticas pedagógicas, dos documentos oficiais e para o desenvolvimento e aprendizado das crianças.

No que tange a metodologia,  o presente estudo se concentrará no referencial teórico, por meio da pesquisa de revisão bibliográfica, mediante artigos de periódicos ou digitais, escritos por especialistas. Além de livros e a pesquisa documental. Assim, a primeira e primordial intenção é realizar um estudo referente  as concepções dos teóricos sobre as brincadeiras nas práticas pedagógicas da Educação Infantil nos aspectos da interação, cognitivo, emocional e motor.

A pesquisa bibliográfica, com caráter qualitativo tem o objetivo de procurar as propostas de vários autores para o tema em análise.  Sobre isso Lakatos (2010, p. 187) afirma que: “A pesquisa bibliográfica não é mera repetição do que foi dito ou analisado sobre um determinado assunto, contudo propicia a análise de uma abordagem com um novo enfoque ou temática, chegando a conclusões inovadoras”.