Atualmente muitas crianças quando chegam ao ensino fundamental apresentam dificuldades na leitura, não conseguem prestar atenção quando as pessoas estão lendo, não gosta de ler o que dificulta o processo de ensino- aprendizagem, isso acontece na maioria das vezes porque essas crianças não tiveram um contato com mundo da leitura desde pequeninas.

É muito importante para a formação das crianças escutarem muitas histórias, só tendo este contato desde cedo que elas aprenderam a gostar de ler e tornaram- se bons leitores.   Por isso é tão significativo que criança desde educação infantil tenha esse contato com a literatura através do seu professor, mas ao contar histórias para as crianças não estamos apenas oferecendo a elas a oportunidade de ser tornar bons leitores, estamos oferecendo muito mais, estamos dando a elas um mundo cheio de fantasia e de infinitas descobertas. Bettelheim (2000) destaca que a literatura é capaz de ajudar a criança encontrar significado na vida, algo que segundo ele é uma das tarefas mais difícil e importante na criação de uma criança (BETTELHEIM, 2000).

Mas de acordo com Bettelheim (2000) as literaturas infantis contemporânea não proporcionam os recursos necessários de que as crianças precisam para lidar com seus problemas mais íntimos, a maioria dessas literaturas é insignificante para a vida da criança, o que torna motivo de desmotivação para a mesma. 

Para que uma história realmente prenda a atenção da criança, deve entretê-la e desperta a sua curiosidade. Contudo, para enriquecer sua vida, deve estimular- lhe a imaginação: ajudá-la a desenvolver seu intelecto e a tornar claras suas emoções; estar em harmonia com suas ansiedades e aspirações; reconhecer e plenamente suas dificuldades e, ao mesmo tempo, sugerir soluções para os problemas que a perturbam [...] sem nunca menosprezar a seriedade de suas dificuldades mas, ao contrário, dando- lhe total crédito e , a um só tempo, promovendo a confiança da criança em si mesma e em seu futuro (BETTELHEIM, 2000, p. 11). 

E segundo Bettelheim (2000) em todos esses aspectos, nada é tão enriquecedor e satisfatório, tanto para a criança como para o adulto, do que os contos de fadas populares. Através desses contos pode-se aprender mais sobre as dificuldades intimas dos seres humanos e sobre as soluções corretas para suas dificuldades.(BETTELHEIM, 2000).

Bettelheim (2000) salienta que os contos de fadas são muito importantes, pois eles falam das dificuldades humanas que muitas vezes temos que passar, e que a maioria das crianças teme, os contos confrontam com a realidade da criança dando na maioria das vezes soluções de seus temores mais íntimos.  

Bettelheim (2000) destaca que a mensagem que os contos de fadas passam para as crianças é fundamental 

[...] os contos de fadas transmitem à criança de forma variada: que a luta contra dificuldades graves na vida é inevitável [...] mas que se a pessoa não se intimida e se defrontar resolutamente com as provações inesperadas e muitas vezes injustas, dominará todos os obstáculos e ao fim emergirá vitoriosa.  

Além disso, os contos de fadas têm um peso moral na educação das crianças, mas conforme o autor não é o fato do vilão ser castigado no final da história que torna os contos de fadas uma experiência de educação moral, mais a convicção de que o delito não compensa é uma forma de inibição muito mais eficaz.(BETTELHEIM, 2000). “Não é o fato de a virtude vencer no final que promove a moralidade, mas, sim o fato de o herói ser extremamente atraente para a criança, que se identifica com ele em todas as suas lutas”(BETTELHEIM, 2000, p. 16).

Outro fator que o autor destaca como importante nos contos de fadas é a questão dos “viveram felizes para sempre”, segundo Bettelheim (2000) a criança tem um enorme amor pela vida e medo da morte e os contos de fadas dá soluções de fácil compreensão para criança em relação a esse medo, quando cita no final da história: “Viveram felizes para sempre ou Eles viveram ainda um longo tempo, felizes”. Conforme o autor essas frases não iludem as crianças sobre a possibilidade de vida eterna, mas mostra um caminho menos doloroso para o nosso fim na terra. Os contos de fadas transmitem a idéia de que “se uma pessoa encontrou o verdadeiro amor adulto, não precisa desejar a vida eterna” (BETTELHEIM, 2000, p. 16).

O autor ainda cita outro ponto positivo dos contos de fadas.  Bettelheim (2000) relata que os contos de fadas é uma forma de arte única, pois enquanto diverte a criança, esclarece sobre si próprio e favorece o desenvolvimento de sua personalidade, além de [...] “como sucede toda grande arte, o significado mais profundo do conto de fada será diferente para cada pessoa, e diferente para a mesma pessoa em vários momentos da sua vida”(BETTELHEIM, 2000, p. 21).

Podemos concluir através deBettelheim (2000) o quão enriquecedor os contos de fadas podem ser para nossas crianças, pois além de diverti- lhas trazem soluções de angustias que elas carregam com sigo e que não são verbalizadas. Os contos de fadas é uma arma poderosa para ser trabalhada dentro de nossas salas de aulas, pois orienta para o futuro e conduz a criança a entender tanto sua mente consciente quanto na inconsciente, levando-a deixar seus desejos de dependência infantil e alcançar uma existência autônoma satisfatória.