CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA A CERCA DAS CONCEPÇÕES FUNDAMENTAIS SOBRE PARCERIA FAMÍLIA/ESCOLA.

Professor Wilson Sousa

Professor, Pedagogo e especialista em Psicologia das Relações Humanas.

Compreendendo melhor um pouco o processo história que permeia todas as mudanças e evoluções da família no Brasil, e possível entender que desde os tempos passados e ao longo de muitos anos família vem que passando por diversas por grandes mudanças e transformações tanto no contexto econômico quanto no político. Parte desse avanço se deve ao processo de globalização. Com o avanço da globalização, politicas de desenvolvimento e demais avanços que passaram a interferir diretamente dentro do contexto familiar. É importante lembramos que foi mediante esse período que a mulher começou a ganhar seu espaço profissionalmente na sociedade, tendo oportunidades para participar do mercado de trabalho dentre outras ações importantes na sociedade, porém, com essas ocupações passou-se a se distanciar da vida escolar dos filhos.

A família por sua vez, questionava seu próprio tempo para estar junto aos filhos e acompanhando de forma direta a sua vida escolar dos mesmos, dede então, começou responsabilizar terceiros como outros membros da família, empregados e até mesmo a própria escola educar com o processo de educação dos filhos.  Percebemos o quanto a família está perdida no espaço no qual ela própria vem conquistando durante todo esse processo de desenvolvimento. De fato, percebe-se que o baixo rendimento escolar, evasão, alunos apresentado problemas dentro da instituição escolar e em muitos casos fora dessa instituição, onde passam a construir novas vivencias e se envolverem em situação adversas que os prejudicam tanto na vida familiar e social quanto no seu próprio rendimento escolar. Todos esses fatores em muitos casos estão interligados a ausência da família na vida educacional e social dos filhos, esse distanciamento da família junto à escola tornam-se cada vez mais difícil o desenvolvimento de uma educação qualificada e a formação cidadã das crianças e jovens. A partir do momento que à família deixa de exercer sua função e arcar com suas responsabilidades, a mesma se prende a não realização de suas tarefas importante e transfere essas tarefas para terceiro da família,  escola, professores, babás entre outros membros.

O ambiente familiar passou-se a ser visto como um ambiente distante  e insignificante à educação dos próprios filhos, à família está se distanciando cada vez mais do processo educacional e da formação cidadã dos filhos. Entende-se que diante das mudanças ocorridas junto à modernidade e até mesmo à rapidez de como as coisas estão evoluindo, vimos que a relação familiar entre pais e filhos no decorrer do período de globalização, a cada vez mais vem se tornando uma relação de insegurança e incertezas onde acaba gerando possíveis problemas quanto á adaptação dos filhos ao meio social inclusivo no próprio núcleo escolar. Concordamos com o autor quando ele realça a importância da educação e dos costumes transmitidos pela família aos filhos, realmente é muito importante e deve ser considerado junto ao núcleo escolar. E essencial que escola valorize o conhecimento prévio, valores, costumes dentre outros conhecimento trazidos pelos educando-os, isso irá influenciar na conduta, comportamento e na relação da criança com professores, gestores e seus colegas desde que seja de forma construtiva e essencial ao ambiente escolar.

A relação/familiar é de fundamental importância para que a criança desenvolva um bom comportamento, construindo uma relação de afetividades  com todas as outras pessoas que fazem parte do ambiente escola que ela estiver inserida. Vários estudos comprovam que a interação entre as pessoas ajudam a melhorar o desenvolvimento do ensino e aprendizado. A família brasileira ao longo dos últimos anos vem sofrendo com as grandes mudanças e aliterações tanto na dinâmica quanto em sua própria estrutura, tudo isso reflete devido “as evoluções em principal as sociais e as econômicas na sociedade capitalista em que vivemos até hoje”.