CONTEXTO HISTÓRICO DE NAVIRAÍ (MS) E O MEIO AMBIENTE! 

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

Naviraí surgiu em 1951, quando a Vera Cruz Mato Grosso Ltda que era uma colonizadora, tendo sua sede na cidade de Vera Cruz (SP), fez o primeiro documento de fundação da cidade, quando enviou a primeira leva de colonizadores, sendo seu primeiro Gerente local Antônio Augusto dos Santos (falecido em 04/10/2013).

Em 1952 chamou-se povoado Vera Cruz, a partir de 1958, ao ser elevado a categoria de distrito, chamou-se Naviraí. O primeiro ciclo econômico foi da extração da madeira e produção agrícola (café). Como havia muita madeira, isto atraiu muitos empreendedores, sendo que no decorrer dos anos, Naviraí chegou a comportar 79 empresas com atividades voltadas para a madeira, sendo em sua maioria de serrarias.

Estas empresas fizeram com que Naviraí ficasse conhecida como a capital da fumaça, mas elas também foram responsáveis pelo progresso da cidade, inclusive com surgimento de escolas e das primeiras rodovias que davam acesso a cidade. Depois, ainda com as serrarias ocorreu a fase da modernização da agricultura (ciclo do algodão) e da criação de gado. A partir dos anos noventa, ocorre a fase do desenvolvimento da agroindústria e prestação de serviços.

Naviraí cresceu muito, um pequeno povoado transformado em uma cidade com destaque no Mato Grosso do Sul. Atualmente têm 55 mil habitantes, segundo os dados do IBGE, sendo a sétima cidade mais populosa do estado.

A integração entre a urbanização e o respeito ao meio ambiente é uma ação que requer equilíbrio e bom senso. A maciça presença de serrarias, levando Naviraí ser chamada de capital da fumaça e a grande derrubada de árvores centenárias (alguns contam que havia peróba onde era preciso muitas mãos para dar a volta nela), isto de certa forma cegou aqueles desbravadores a não deixar uma reserva. Aliás, quando se visita o bosque municipal, quase junto ao Parque Natural Municipal do Córrego Cumandaí (criado em 2005) e com localização na área urbana, percebe-se quanta mata havia nesta cidade.

 Na atualidade existe uma preocupação com o meio ambiente, além co Parque di Cumandaí, existem outros locais de preservação ambiental do mnicipio de Naviraí, sendo eles: O Parque Natural Municipal de Naviraí, criado em 2009, localizado a 45 quilômetros da área urbana, com acesso pela Estrada Naviraí – Porto Caiuá. O Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, localizado na Bacia do Rio Paraná, abrangendo os municípios de Jateí, Naviraí e Taquarussu, acesso pelas Sete Placas. O Parque Nacional de Ilha Grande, criado 1997 pelo Governo Federal, abrange os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul (sendo um deles Naviraí).

Não adianta criticar o passado, caso no presente não se foca a preservação ambiental.

COM BASE NO TEXTO E EM SUAS REFLEXÕES, RESPONDA:

  1. Leia o texto e faça um resumo em seu caderno.

2)  Por que Naviraí era chamada de capital da fumaça?

3)  Quais os locais que temos em nosso município que são de preservação ambiental?

4) Você já visitou alguns destes lugares? Se a resposta foi afirmativa conte sua experiência. 5) Como você vê nossa cidade em termos de preservação ambiental?

6)Você faz algo para preservar o nosso meio ambiente?

7) Você sabe o que pode acontecer ao ser humano caso não preserve seu meio?

8) Escreva uma carta, imaginando que ela seria entregue para toda a população de Naviraí, o tema é sobre ‘preservação do meio ambiente’.