RESUMO

O presente estudo teve como objetivo verificar os conteúdos da disciplina de Controladoria e a importância das funções do controller exercidas dentro das empresas. Para verificar, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva e qualitativa. A amostra da pesquisa compreendeu a análise da matriz curricular de 45 universidades de ensino superior na modalidade de ensino presencial do Estado de Goiás. As matrizes curriculares foram retiradas do site de cada uma das universidades, porém em 7 dessas universidades não estavam disponibilizados os conteúdos dispostos no curso, por isso a análise seguiu com as 38 universidades restantes. Também foi analisada a descrição da ementa da disciplina de Controladoria do curso de Ciências Contábeis em 10 universidades do estado de Goiás. Para a coleta de dados, utilizou-se as informações dos sites das universidades analisadas para identificar os conteúdos de controladoria presentes em suas ementas correlacionando-as com as funções que devem ser exercidas pelo profissional controller dentro das empresas. Os resultados demonstram que os conteúdos abordados na disciplina de Controladoria atendem às exigências básicas para desenvolver o exercício da profissão contábil exercidas pelo controller nas organizações. As funções da controladoria e do profissional, tais como sistema de informação, planejamento e controle das informações que auxiliam a tomada de decisões, destacam-se no presente estudo.

Palavras-chave: Controladoria. Matriz Curricular. Universidades. Controller.

1 INTRODUÇÃO

A Controladoria passou a ser utilizada cada vez mais pelas empresas com o intuito de promover uma administração eficiente e eficaz de todo os processos inerentes às atividades organizacionais. Esse setor, dentro da empresa, passou a ser uma ferramenta de grande relevância e diferencial empresarial, considerando a competitividade e as mudanças que ocorrem no ambiente interno e externo da entidade. O controller auxilia no atendimento das necessidades informacionais dos usuários e na tomada de decisão empresarial.

[...] o principal objetivo da controladoria é obter informações e agrupá-las através de dados para que dessa maneira possa propiciar um suporte tempestivo, visando subsidiar o processo decisório empresarial para a busca de melhores resultados. Com a intenção de que a empresa atinja sua missão, sua visão e seus objetivos, e assegurando aos tomadores de decisão uma maior margem de confiabilidade e menor possibilidade de erros previsíveis, para não expor a organização a riscos de curto, médio e longo prazo (MONTEIRO et al., 2015, p. 72).

A visão do meio empresarial, em vários aspectos, vem passando por intensas transformações. Dentre elas, a necessidade informacional foi ampliada e a responsabilidade da Contabilidade aumentou significativamente. A expansão organizacional vem ocasionando uma mudança na visão do controle organizacional. Nesse aspecto, a Contabilidade vem iniciando um novo ciclo de trabalho, podendo ser denominado como o ciclo da Controladoria. Esse setor passou a ser responsável por toda a gestão no aspecto econômico, patrimonial, financeiro e operacional da entidade com a finalidade de aperfeiçoar sua gestão e seu desempenho organizacional (MEIRELLES JUNIOR, 2009).

O objetivo geral da pesquisa é verificar como são abordados, nos cursos de Ciências Contábeis de universidades do estado de Goiás, os conteúdos da disciplina de Controladoria e a importância das funções do controller dentro das organizações. Os objetivos específicos são: identificar como os conteúdos da disciplina de Controladoria são exigidos na ementa das universidades do estado de Goiás e analisar as funções do controller exigidas no mercado de trabalho. Dessa forma, o problema de pesquisa proposto é: como são abordados os conteúdos da disciplina de Controladoria nas universidades do estado de Goiás e as funções do controller dentro das organizações atendem as exigências básicas?

A pesquisa realizou-se com base na análise de dados coletados por meio de sites de universidades do estado de Goiás, com o intuito de verificar os conteúdos da disciplina de Controladoria abordados em suas ementas. A metodologia de pesquisa utilizada é de caráter descritiva e qualitativa.

O desenvolvimento do presente estudo justifica-se, pois, a Controladoria tem sido uma realidade cada vez mais presente e importante dentro das organizações de diversos ramos de atuação. Nesse sentido, torna-se relevante analisar os conteúdos abordados nas ementas dentro do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis e, especificamente, na disciplina de Controladoria. A preparação com qualidade dos alunos e futuros profissionais é indispensável para a formação de indivíduos que promovam a transformação dentro das organizações e exerçam suas funções de forma eficiente e eficaz, contribuindo para promover subsídio à gestão da empresa. [...]