Histórias é uma das atividades preferidas das crianças. Nos contos é estimulada a criatividade e possibilita a imaginação. Ouvindo histórias, a criança internaliza em seu mundo novas realidades, aprendem a gostar de leitura, buscando cada vez mais novos interesses expandindo as palavras. Esse é um dos motivos principais para enriquecer o seu vocabulário e melhorar o aprendizado,  estimulando a curiosidade, por meio da leitura.

Na atualidade os contadores de histórias poucas vezes utilizam os livros, contam as histórias interpretando as palavras por objetos que servem de auxílio: fantoches; tecidos; caixas; figuras; galhos; flores. E as crianças simplesmente viajam pelo mundo da fantasia, quando um caixote se transforma em castelo, uma flor em uma princesa, os galhos em árvores, algodão em nuvens, tecido azul em mar, a bola se transforma em um pequeno planeta onde é habitado por um príncipe.

O auxílio dos objetos é importante no processo do faz de conta, e muito adotável pelas crianças, onde toda simbologia é aceitável no mundo que elas criam e tudo é permitido. 

Sobre o autor: Kelly Vieira Costa Santos é formada em Administração com ênfase em Recursos Humanos, pós-graduada em Metodologia do ensino superior e Gestão Pública. Estudante de Pedagogia.