Contaminação ou poluição?

Esses termos são frequentemente usados como sinônimos. Contudo, há diferenças entre eles.

Contaminação é a presença de uma substância onde ela geralmente não ocorre. Por exemplo, um solo que não contém cádmio, passa a ter depois da disposição de resíduos sólidos que continham esse elemento.

O termo contaminação também pode ser empregado para a designar que uma determinada concentração está acima de algum nível permitido por lei. Assim, se o nível de uma substância está acima do que as autoridades permitem, pode-se dizer que tal local se encontra contaminado.

Poluição, por sua vez, é um tipo de contaminação que gera efeitos biológicos negativos sobre os seres vivos. Assim, se no solo contaminado por cádmio que falamos anteriormente, nota-se distúrbios de formação e desenvolvimento, por exemplo, nas plantas que se desenvolvem no local, diz-se que o local se encontra poluído.

Dessa forma, como pode se notar, por definição toda poluição é uma contaminação, mas nem toda contaminação é necessariamente uma poluição. Da mesma forma, toda substância considerada poluente é também contaminante, mas nem toda substância contaminante é considerada poluente.

No dia-a-dia, infelizmente ouvimos dizer que um tal rio está poluído. Em outras palavras, devido à existência de descartes de indústrias e esgoto, alterou-se profundamente a composição química da água e isso, por sua vez, provocou alterações no conjunto de seres que habitam aquele rio. Para visualizarmos isso mais facilmente, basta imaginar que o conjunto de seres vivos que vivem em um rio urbano que recebe esgoto é diferente do conjunto de organismos que viveria no mesmo rio caso ele não recebesse esgoto ou qualquer forma de efluente que alterasse a composição química da água.

Na prática, muitas vezes técnicos e profissionais empregam os termos contaminação e poluição de maneira que são sinônimos. Contudo, como mostrado, há diferenças nessas terminologias.

Preparado a partir de:

Chapman, P.M. Determining when contamination is pollution – weight of evidence determinations for sediments and effluents. Environmental International, v.33, p.492-501, 2007.