CONTADOR: UMA PROFISSÃO SOCIAL
Por LUANNA NUNES GARCEZ COSTA | 19/02/2016 | SociedadePONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais
Luanna Nunes Garcez Costa
Rafaela Noronha Manoel
Valquiria Aparecida Vieira Ferreira
CONTADOR: UMA PROFISSÃO SOCIAL
Belo Horizonte
2015
Luanna Nunes Garcez Costa
Rafaela Noronha Manoel
Valquiria Aparecida Vieira Ferreira
CONTADOR: UMA PROFISSÃO SOCIAL
Trabalho Interdisciplinar apresentado ao curso de Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Professor orientador (a) : Amilson Carlos Zanett, Amaro da Silva Júnior, Maria Beatriz Rocha Cardoso, Pedro Paulo Pettersen, Vanderlei Lopes Barbosa.
Belo Horizonte
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................................... 04
2 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS................................................................................ 05
2.1 A importância das demonstrações contábeis....................................................... 05
3 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL............................................................................................. 06
4 CARACTERIZAÇÃO SOCIETÁRIA............................................................................... 07
5 FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS......................................... 08
6 REFLEXÃO E DISCUSSÃO INTERGRUPAL............................................................. 15
REFERÊNCIAS..................................................................................................................... 16
ANEXOS................................................................................................................................. 17
.1 INTRODUÇÃO
A contabilidade é uma poderosa ferramenta que auxilia no encaminhamento de informações sobre as situações econômico-financeiras das empresas.
A partir daí percebe-se o crescimento de diversos ambientes de negócios, até mesmo em função da redução de outros, movidos pela percepção de valor, aspecto de grande importância para os consumidores de forma geral.
O contador é o profissional responsável pelo recebimento e processamento dos dados. Estes são transformados em demonstrativos contábeis e evidenciam o desenvolvimento da empresa. Além disso, essa profissão nos dias de hoje permite um envolvimento muito maior do que antigamente, ele atua na tomada de decisões e participa diretamente na administração da entidade.
As demonstrações contábeis são relatórios que dimensionam a real situação financeira e patrimonial de uma organização. Essa ferramenta é imprescindível para as empresas e conta com uma fonte de dados que hoje abrange diversas áreas de interesse.
Muitos estudos vêm sendo realizados através das demonstrações divulgadas, pela importância de disponibilizar o acesso e por algumas vezes obter pontos que não ficaram claros.
Portanto, seguir será possível entender a importância e a relevância da empresa que divulga suas demonstrações e como isso afeta o consumidor.
2 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
“As demonstrações contábeis são um sistema de informação, necessário a gestão das empresas e um de seus objetivos é de fornecer informações sobre as mutações que ocorre no seu patrimônio”. (SANTOS, 2009).
“Devido a diversidade de interesses dos diferentes usuários, a tarefa de gerar informações com qualidade e confiabilidade requer, ampliação de relatórios e a utilização correta das informações”. (VIEIRA;SILVA, 2010).
Oliveira (2014), afirma que as demonstrações contábeis são essenciais para que uma organização financeira, sócios da empresa ou um novo investidor possa tomar suas decisões. É através dela que é possível, por exemplo, conseguir financiamentos bancários.
“Tais informações permitem explicar os fenômenos patrimoniais, construir modelos de prosperidade, efetuar análises, controlar e também prever e projetar exercícios seguintes.” (SANTOS, 2009).
2.1 A IMPORTANCIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
“Quando se investe numa determinada empresa, admitindo-se que sua constituição se dê em função desse investimento, está-se constituindo um novo patrimônio.” (VIEIRA;SILVA, 2010).
De uma maneira geral, podemos falar que as demonstrações contábeis são as principais informantes da saúde de uma organização e ela é composta por:
Um Balanço do Patrimonial, que é um resumo dos diretos e deveres da empresa;
Relatório de apuração dos lucros e/ou prejuízos acumulados;
Demonstração do Resultado do Exercício;
Demonstração do Fluxo de Caixa;
Demonstração do Valor Adicionado, quando se tratar de companhia aberta;
Demonstração do valor correspondente à mutação do patrimônio líquido da empresa;
Notas Explicativas e quadros analíticos ou qualquer outra coisa que possa servir para ilustrar a situação patrimonial.
As chamadas notas explicativas tem a função de constar todas as informações relativas ao principio contábil aplicados, bem como informações adicionais que se façam necessárias para uma boa análise e interpretação dos números. (OLIVEIRA, 2014).
“ Pode –se afirmar que as demonstrações contábeis evidenciam a realidade de um patrimônio que é resultado de uma gestão, fornecendo, assim, subsídios para viabilizar sua evolução.” (VIEIRA;SILVA, 2010).
“A demonstração contábil que vai proporcionar um verdadeiro RAIO X financeiro de sua empresa e possibilitar que novas portas sejam abertas, novos investimentos sejam feitos ou, quando necessários, ajustes e alterações na condução dos negócios sejam realizados.” (OLIVEIRA, 2014).
“O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira da entidade, sobre seu desempenho em um determinado período e sobre as modificações na sua posição financeira”. (CPC, 2015).
3 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL
“As demonstrações contábeis normalmente são elaboradas tendo como premissa que a entidade está em atividade e irá manter-se em operação por um futuro previsível”. (COSIF, NBC, 2013).
A partir de 1° de janeiro de 2008 as Demonstrações Financeiras exigidas por lei são: Balanço Patrimonial (BP); Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA); Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); (SHARF, 2014).
A Lei n o 6.404, de 1976, art. 176, diz que ao fim de cada exercício social a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras: Balanço patrimonial, demonstração dos lucros e prejuízos, do resultado do exercício e das origens e aplicação de recursos.
“As demonstrações financeiras registrarão a destinação dos lucros segundo a proposta dos órgãos da administração, no pressuposto de sua aprovação pela assembleia geral”. (COSIF, Art. 176, § 2, Lei 6.404).
De acordo com o § 2º do artigo 186 da Lei 6.404/76 a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) poderá ser incluída na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, se elaborada e divulgada pela companhia..
“Demonstrações contábeis elaboradas dentro do que prescreve esta Estrutura Conceitual objetivam fornecer informações que sejam uteis na tomada de decisões econômicas e avaliação por parte dos usuários em geral”. (COSIF,NBC-TG, 2011).
“Os usuários possuem interesses e competências distintas, por isso precisam as Demonstrações Contábeis ser preparadas para atendimento às necessidades comuns da maioria deles. Todavia, elas não fornecem todas as informações que os usuários possam necessitar para tomar decisões econômicas”. (CPC, 2015).
4 CARACTERIZAÇÃO SOCIETÁRIA
O McDonald’s é a maior e mais conhecida empresa de serviços de alimentação do mundo. Está presente em 119 países e possui mais de 33 mil restaurantes com 1,7 milhão de funcionários que atendem mais de 64 milhões de clientes.
No Brasil a rede atua desde 2007 através da franquia Arcos Dourados que atua em toda América Latina.
Ao longo da história que se iniciou em 1950 o McDonald’s foi conquistando seu espaço e em 1965 lança ações na Bolsa de Valores americana e foi se expandindo para outros países como Japão e Alemanha.
Em 1974 foi inaugurada a primeira Casa Ronald McDonald, o instituto faz parte do sistema beneficiente global Ronald McDonald e oferece atenção especial e diagnóstico precoce para crianças e adolescentes de vários países. Milhares de pessoas são beneficiadas anualmente e contam com o apoio de diversos profissionais que lutam para cura do câncer.
No Brasil o primeiro restaurante foi inaugurado em 1979 em Copacabana no Rio de Janeiro. E a partir daí expandiu para todo o país criando programas de premiação para funcionários e inaugurando também o primeiro restaurante Drive-Thru em 1984.
Com toda essa expansão iniciou o serviço de McEntrega, McCafé e a Gincana Bom Vizinho, dentre outros eventos e locais para lazer que atendem milhares de pessoas.
5 FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS
TÍTULO DO PROJETO:
INCORPORANDO A CONTABILIDADE NA SOCIEDADE
|
NOME DO PROFESSOR COORDENADOR (PROPONENTE): Amilson Carlos Zanett, Amaro da Silva Júnior, Maria Beatriz Rocha Cardoso, Pedro Paulo Pettersen, Vanderlei Lopes Barbosa.
DEPARTAMENTO: Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais
CURSO: Ciências Contábeis
INSTITUTO DE VÍNCULO: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / Coração Eucarístico
UNIDADE/CAMPOS: NÚCLEO UNIV Belo Horizonte
NÚCLEO TEMÁTICO DE VÍNCULO (PRIMÁRIO): Administração, Ciências Contábeis e Economia
NÚCLEO TEMÁTICO DE VÍNCULO (SECUNDÁRIO): XXX
LINHA TEMÁTICA: Gestão Social
PALAVRA(S)-CHAVE: Contábil, demonstração, usuário, sociedade.
RESUMO A contabilidade nos dias atuais possui um papel que vai muito além da burocracia fiscal ou societária. O profissional da área atua diretamente na administração da empresa, orientam e dão conselhos em diversos assuntos como social e tributário. Uma das principais atividades executadas pelo Contador são as demonstrações financeiras, um meio informativo que se detecta a situação da empresa bem como sua evolução. O objetivo do projeto é determinar o impacto da divulgação das demonstrações contábeis perante o consumidor. |
DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA
Num mercado competitivo como o de hoje é preciso saber captar clientes com inovações e ideias que sejam um diferencial. A divulgação das demonstrações contábeis pode causar impacto e transparência e principalmente dar segurança ao consumidor sobre o compromisso da empresa com o produto oferecido. |
JUSTIFICATICA
“O objetivo das demonstrações contábeis é o de proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que seja útil a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas.” (CPC 26, 2015). A publicação dessas demonstrações necessita de adequação em termos de relevância, confiabilidade, precisão e integridade das informações prestadas além da aplicação dos princípios fundamentais da contabilidade. A necessidade pelas informações contábeis cresceu de forma exponencial, e o número de interessados está cada vez maior. Clientes, sindicatos, associação de consumidores, todos buscam detalhes sobre a gestão das empresas. Não é qualquer pessoa que consegue entender um balanço de uma empresa, dessa forma, é preciso orientar primeiro para depois apurar os dados necessários. Para constatar a opinião do usuário, demonstrar as formas de consulta pública e fazer da informação o mais transparente possível, este projeto conta com a participação de alunos e professores onde através de pesquisa de campo e disponibilização da informação bem como auxílio no momento de criticar a população envolvida terá uma visão ampla e trabalhada de maneira que possa influenciar na escolha pelo produto ou não. |
OBJETIVO GERAL Demonstrar o impacto direto no consumidor com a publicação das demonstrações financeiras do Mc Donald’s Corporation. |
Objetivos específicos
- Preparar um espaço reservado próximo ao estabelecimento para orientação e divulgação; - Elaborar cartilhas com informações úteis aos usuários; - Buscar opiniões através de pesquisa de campo; - Demonstrar em um relatório final os resultados e expectativas obtidas no projeto. |
METAS Desenvolver junto aos professores cursos de curta duração sobre onde procurar por demonstrações divulgadas e como fazer uma análise rápida da situação da empresa. Elaborar cartilhas com informações práticas para o usuário externo. Preparar a cada seis meses um espaço em locais públicos com no mínimo 5 alunos e 2 professores orientadores para auxílio e dicas a população sobre a área contábil. |
PUBLICO-ALVO Caracterização do público-alvo: Toda a população de Belo Horizonte Critérios para seleção/inclusão do público-alvo: Pessoas interessadas pela área contábil que buscam conhecimento. Número de pessoas atendidas (beneficiários diretos): Aproximadamente 5.000 pessoas levando em consideração os estudantes da área que estão em fase de aprendizado e precisam saber o básico para criticar um balanço. Número de pessoas atendidas (beneficiários indiretos): Aproximadamente 2.375.151 habitantes. Memória de Cálculo e/ou Fonte: Toda a população de Belo Horizonte.
|
METODOLOGIA/ATIVIDADES -Elaboração de uma pesquisa de campo inicialmente em shoppings onde se tem uma concentração grande de comércio. Esta pesquisa se baseia em apurar em como o consumidor seleciona o produto, os critérios de avaliação, a opinião do mesmo sobre escolher o melhor através de uma demonstração publicada e propor o conhecer a partir desse método. -As cartilhas terão informações básicas para o usuário a fim de chamar atenção para esse lado social das empresas e orientá-lo em como buscar esses dados divulgados. -Os cursos de curta duração contarão com o apoio da PUC e a participação de professores e alunos dispostos a repassar os principais meios de pesquisa, conhecimentos básicos de contabilidade e maneiras de visualizar e criticar as informações divulgadas pelas empresas. -A consultoria pública a cada semestre será divulgada em todas as unidades da PUC, os alunos irão preparar um espaço adequado para atender a população e esclarecer quaisquer dúvidas relacionadas ao universo contábil, seja pessoa física ou jurídica. A ideia é dividir os alunos em grupos e atuar em vários pontos da cidade em um único dia, antes disso faremos divulgação do evento nomeado em Sociedade Contábil. Dois professores irão acompanhar cada grupo para orientação e acompanhamento das atividades previstas.
|
PLANO DE TRABALHO
Professor(es)-coordenador(es): Amilson Carlos Zanett, Amaro da Silva Júnior, Maria Beatriz Rocha Cardoso, Pedro Paulo Pettersen, Vanderlei Lopes Barbosa.
Alunos Extensionistas: Luanna Nunes Garcez Costa, Rafaela Noronha Manoel, Valquiria Aparecida Vieira Ferreira.
O plano de trabalho consiste na preparação dos alunos para orientar corretamente a população, saber argumentar e esclarecer dúvidas. Entender a importância das demonstrações contábeis e as contas do Balanço Social.
O apoio dos professores é essencial para execução desse projeto, o conhecimento ofertado por eles é fundamental para apurar os dados desejados.
Os alunos serão monitorados para avaliação final dos resultados, inclusive o cumprimento das metas.
ESTRUTURA PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO LOCAL DE REALIZAÇÂO DAS ATIVIDADES: - Abordagem de consumidores para pesquisa de campo
- Evento Sociedade Contábil
ATIVIDADES PREVISTAS: A abordagem aos consumidores será monitorada pelos professores, a atividade consta em um pequeno questionário com perguntas diretas relacionadas em qual a estratégia para escolher o produto, e quais os critérios avaliados. As perguntas serão elaborados em conjunto com o professor a fim de que o entrevistado possa entender e responder rapidamente. O evento Sociedade Contábil contará com o apoio da PUC e terá uma estrutura preparada para atender a população e esclarecer dúvidas e questões relacionadas a área contábil. O evento tem como foco os principais temas abordados:
|
RESULTADOS ESPERADOS O resultado esperado é que se tenha uma sociedade mais participativa na economia, que busque conhecimento e saiba criticar quando necessário. RESULTADOS ESPERADOS COM O PÚBLICO Capacidade básica como consumidor para criticar uma demonstração financeira a fim de escolher o produto Participar em comunidade contribuindo com eventos sociais Ampliar o conhecimento e a visão sobre a economia do estado RESULTADOS ESPERADOS NA FORMAÇÃO DO ALUNO Desenvolvimento da prática com a sociedade Capacidade de fornecer informações sobre prática contábil Estímulo para participação e criação em projetos
RESULTADOS ESPERADOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR Condição a desenvolvimento de pesquisa e projeto Reflexão sobre a contabilidade prática Capacidade de liderar equipes em eventos sociais
RESULTADOS ESPERADOS NA INSTITUIÇÃO Fortalecimento da instituição na execução das atividades Incentivo em projetos criados por alunos e professores Repercussão mediante a sociedade quanto ao ensino |
PARCERIAS
Rua Claudio Manoel, nº 639 – Savassi, Belo Horizonte – CEP: 30140-100 Telefone: (31) 3269-8400
Rua Curitiba, nº 561 – Centro, Belo Horizonte – CEP: 30170-120 Telefone: (31) 3270-3300
Avenida Afonso Pena, nº 867, salas 615 a 622 – Centro, Belo Horizonte – CEP: 30130-905 Telefone: (31) 3201-1492
Avenida Afonso Pena, nº 1.212 – Centro, Belo Horizonte – CEP: 30130-003
Avenida Dom José Gaspar, nº 500 – Coração Eucarístico, Belo Horizonte – CEP: 30535-901 Telefone: (31) 3319-4444 |
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO O Monitoramento e a avaliação serão conforme os relatórios finais de cada evento, sendo um feito pelos alunos com os dados apurados e o outro pelos professores para relatar a participação de todos no evento. Um comparativo será realizado por local e outro pelo todo conforme a realização de cada atividade. As pessoas serão avaliadas primeiramente pelo questionário aplicado, um índice será aplicado com os resultados obtidos na entrevista. Já no evento Sociedade Contábil iremos apurar os assuntos que tiveram uma procura maior, as pessoas atendidas também avaliarão o atendimento, pela informação prestada e a estrutura do local. |
REFERENCIAL BIBLIOGRAFICO CPC. Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Disponível em: http://www.cpc.org.br/CPC/Documentos-Emitidos/Pronunciamentos/Pronunciamento?Id=57 , acesso em 08 outubro 2015. MACHADO, Nilson Perinazzo; NUNES, Marcelo Santos. A evidenciação das informações contábeis: sua importância para o usuário externo. Disponível em: http://www.unifin.com.br/Content/arquivos/20080416134816.pdf , acesso em 08 outubro 2015. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais. Curso de Ciências Contábeis. Edital 2º Semestre de 2015. Trabalho Interdisciplinar. Contábeis. Belo Horizonte. 2015. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Pró-Reitoria de Graduação. Sistema de Bibliotecas. Padrão PUC Minas de normalização: normas da ABNT para apresentação de teses, dissertações, monografias e trabalhos acadêmicos. rev. ampl. atual. Belo Horizonte: PUC Minas, ANO. Disponível em: <http://www.pucminas.br/ documentos/normalizacao_monografias.pdf>. Acesso em: 10 out. 2015. SANTOS, Marcello Lopes dos. Finanças: fundamentos e processos. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009. |
6 RELEXÃO E DISCUSSÃO INTERGRUPAL
Nos momentos de crise que o Brasil vive hoje, o mercado está mais competitivo do que nunca. É preciso organizar e inovar para manter as metas estabelecidas.
O consumidor está cada vez mais exigente e detalhista. Colocando em prática as ideias apontadas no projeto teremos uma visão ampla, crítica e até mesmo inovadora das pessoas.
As demonstrações contábeis são fundamentais para saúde da empresa e representam tudo que ela oferece, divulgando tais informações as pessoas interessadas poderiam até mudar uma opinião que já estava formada ou até mesmo dar mais credibilidade a essa empresa.
7 REFERÊNCIAS
COSIF. Demonstrações Financeiras. Disponível em: http://cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=lei6404cap15s2 acesso em 10 outubro 2015.
COSIF. Capítulo 4: Estrutura Conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis. Disponível em:
http://cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=nbc-tg-00cap4 acesso em 11 outubro 2015.
CPC. Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Disponível em: http://www.cpc.org.br/CPC/Documentos-Emitidos/Pronunciamentos/Pronunciamento?Id=57 , acesso em 08 outubro 2015.
INSTITUTO RONALD. Disponível em: http://institutoronald.org.br/instituto-ronald-mcdonald-contra-o-cancer/ acesso em 10 outubro 2015.
MACHADO, Nilson Perinazzo; NUNES, Marcelo Santos. A evidenciação das informações contábeis: sua importância para o usuário externo. Disponível em: http://www.unifin.com.br/Content/arquivos/20080416134816.pdf , acesso em 08 outubro 2015.
MCDONAL’S. Disponível em: http://www.mcdonalds.com.br/ acesso em 10 outubro 2015.
Pronunciamentos técnicos contábeis 2008/ Comitê de Pronunciamentos Contábeis. -- Brasília : Conselho Federal de Contabilidade, 2009
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais. Curso de Ciências Contábeis. Edital 2º Semestre de 2015. Trabalho Interdisciplinar. Contábeis. Belo Horizonte. 2015.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Pró-Reitoria de Graduação. Sistema de Bibliotecas. Padrão PUC Minas de normalização: normas da ABNT para apresentação de teses, dissertações, monografias e trabalhos acadêmicos. rev. ampl. atual. Belo Horizonte: PUC Minas, ANO. Disponível em: <http://www.pucminas.br/ documentos/normalizacao_monografias.pdf>. Acesso em: 10 out. 2015.
RECEITA FEDERAL. Demonstrações Financeiras. Disponível em: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/DIPJ/2003/PergResp2003/pr284a287.htm acesso em 11 outubro 2015.
SANTOS, Marcello Lopes dos. Finanças: fundamentos e processos. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.
VIEIRA, Carlos; SILVA, Raimundo Nonato Souza. Contabilidade para executivos. 9 edição. Rio de Janeiro, Brasil.