1. INTRODUÇÃO

Este trabalho visa trazer, de forma simples e acessível, um breve esclarecimento acerca da importância e dos benefícios que podem ser atingidos a partir de um planejamento e do desenvolvimento de um orçamento a nível doméstico. Este trabalho serviu, também, de embasamento para a elaboração de uma cartilha que foi apresentada à comunidade local como forma de educá-la sobre planejamento financeiro e tributário aplicados ao cenário domiciliar.

Este trabalho se mostra relevante, em especial no contexto brasileiro, por oferecer ferramentas de planejamento financeiro à população, já que, em termos gerais, a população brasileira gasta mal seus recursos. De acordo com Paulo Leme (apud CHAO; LYONS, 2013), brasileiros gastam com “[...] viagens para a Disneilândia e malas cheias de compras vindas diretamente de Nova York ou Miami [...]”, estando imersos em políticas deturpadas que incentivam o consumo. Para Pereira (apud CHAO; LYONS, 2013), a população brasileira gasta mais do que têm. Esse cenário, aliado a questões econômicas como instabilidade político-econômica e inflação constroem um panorama de crescimento do endividamento das famílias brasileiras.

A seguir, portanto, serão tratadas as temáticas acerca do contexto histórico do estudo de economia doméstica, seus conceitos básicos, a importância do planejamento tributário e financeiro e o papel do contador e sua contribuição para o orçamento familiar, será abordado também um estudo de caso, apresentado a partir de pesquisas de campo realizadas acerca do orçamento doméstico, e como cada pessoa lhe dá com o seu planejamento e organização.

1.2. Justificativa

A escolha do tema e linha de pesquisa se deu em virtude do atual cenário em que vivemos, além do interesse em informações verídicas e comprovadoras que a economia doméstica pode ajudar fortemente na contenção de gastos familiares.

1.3. Objetivo

O objetivo do trabalho é a capacitação da comunidade local em melhor lidar com suas finanças e um melhor entendimento das mesmas, para que cada um possa saber se organizar da melhor forma. Deseja-se, portanto, elaborar um documento que compreenda diversas informações, para que cada indivíduo da comunidade local consiga entender suas próprias finanças e como organizá-las. [...]