CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL      

PAGLIARI CLÁUDIA  

BERTELLI, IVONETE.

COSTA, HELINE KELY ROCHINSKI LEITE.

CARVALHO, RUTE

MARTINS, CLEUNICE EDUARDO

NASCIMENTO,  MEIRE TERESA BERTELE DO 

SANTOS, ROSIMEIRE BORGES DOS

RESUMO

O presente estudo teve como objetivo conhecer a concepção de professores que atuam em escolas de Educação Infantil da rede municipal de educação de Sorriso - MT, quanto à contação de história para crianças na perspectiva de como vem sendo aplicada na escola e, ao mesmo tempo, da importância da mesma para o desenvolvimento da construção da aprendizagem da criança. Para alcançar tais objetivos e conseguir informações e dados necessários, foi utilizado um questionário contendo questões bem sucintas do ponto de vista da Educação Infantil, no qual foi aplicado a professores que atuam em salas com alunos da Educação Infantil.

Dentro do desenvolvimento do trabalho, buscou-se direcionar uma visão explicita quanto o uso da leitura como instrumento essencial na prática pedagógica para a aprendizagem, no desenvolvimento e na vida das crianças.

Fazendo parte indispensável deste contexto no que diz respeito à mediação e a construção do saber, o professor e futuros professores devem (e precisam) ter claro que a contação de história possibilita o aluno a desenvolver suas potencialidades.

É a partir disso, que se procurou fazer a reflexão da prática pedagógica do professor, tendo em vista que os mesmos utilizam muito bem esse recurso, que é contar história para os alunos.

1-INTRODUÇÃO

Pensar em contar história na Educação Infantil leva a uma reflexão se apenas o ato da leitura de forma decodificadora é o suficiente para aguçar a capacidade imaginativa da criança. Pois, ao levar em conta todas as possibilidades estrutural presente na criança: criatividade, imaginação, sonho, a realidade, leva a uma definição que contar história não basta apenas ler, mas sim interpretá-las com arte. Daí, a importância de quem está contando a história utilizar-se de artifícios que leve a criança a viver o momento presente na história.  

É nesse anseio de compreender um pouco mais essa temática de “Contação de História na Educação Infantil” é que se propôs em desenvolver o trabalho de pesquisa.

A pesquisa tem seu início a partir de um problema que faz parte do contexto diário dos professores que trabalham com crianças de Educação Infantil. Pois, Como a contação de história vem sendo trabalhada pelos professores na Educação Infantil de algumas escolas da rede municipal de educação do município de Sorriso – MT?

Dentro de uma perspectiva mais atual, objetivou-se em conhecer a concepção de professores que atuam em escolas de Educação Infantil da rede municipal de educação de Sorriso - MT, quanto à contação de história para crianças na perspectiva de como vem sendo aplicada na escola e, ao mesmo tempo, da importância da mesma para o desenvolvimento da construção da aprendizagem da criança.

A realização dessa pesquisa tem contribuído significativamente para minha formação profissional. Pois, através de leituras de vários autores que trazem essa temática para o contexto escolar, fez com que eu pudesse ter uma nova visão quanto à importância da contação de história para o processo construção da aprendizagem dos alunos. Percebi que contar história no contexto escolar é preciso que o professor esteja preparado em todos os sentidos, pois os alunos conhecem quando o professor tem segurança ao contar sua história para eles.

A metodologia aplicada para a realização da pesquisa se deu a partir de leituras e reflexões do tema sugerido em várias fontes e autores e, em seguida, por meio de um questionário do qual foi feito entrevista com um grupo de professores que trabalham em escolas diferentes da cidade. Posteriormente, foi realizada a análise de todo o trabalho em todas as suas partes constituintes.

A abordagem da pesquisa se fez em três partes dentro de sua estrutura sendo: fundamentação teórica, análise de dados e considerações finais. Porém, sem perder a sequência de que um relaciona com outro.

No primeiro momento da fundamentação teórica buscou-se fazer uma reflexão acerca da importância da leitura dentro da sociedade e como ela é formada, considerando sua compreensão não somente no ato de conhecer símbolos, mas sim sua estrutura de enunciado. Para dar suporte a reflexão do tema estudado baeou-se em Silva.

No segundo momento referencia-se uma análise da importância da literatura infantil e da contação de histórias. Pois, é no vivenciar uma historia literária seja ela oral ou lida que desperta no aluno a sua condição imaginária. Para sustentação da reflexão, buscou-se autores como: Zilbermann e Abramovich.

No terceiro momento reflete a história infantil na educação de crianças de 4 a 5 anos, ao considerar que nesta fase a mesma  esteja envolvida ao pensamento mágico e que lhes possibilita imaginação e criatividade. Portanto, é nesta fase que as histórias contadas devem proporcionar à criança habilidades que precisam ser mais elaboradas. Referenciou-se para tal reflexão o autor Coelho.

No quarto momento, para fechar a reflexão, trás uma análise voltada para  a arte de contar histórias,. Isto é, os caminhos que devem percorrer o professor para desenvolver em suas aulas a contação de histórias. Autores como Abramovich, Samuel, Graidy e Kaercher e Tassi contribuíram para a reflexão.

Na segunda parte buscou-se por meio da entrevista tecer comentários a partir das opiniões dos professores que trabalham com alunos de Educação Infantil. Mostraram através das respostas seus conhecimentos a respeito da importância da  contar história para alunos nesta fase.

Por fim, faz-se as considerações finais considerando o que foi previsto nos objetivos da pesquisa, onde se verificou que os professores valorizam como fator essencial em suas propostas pedagógica/metodológica/didática a prática da contação de história. [...]