Sueli Aparecida Correia de Oliveira

Licenciada em Pedagogia pela UFMT Universidade Federal de Mato Grosso

Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Afirmativo

Resumo: A história contada  permite que as crianças tenham uma interação com o contador; e isso da possibilidade de estimular a imaginação dos alunos de forma criativa prendendo assim a atenção deles na história, também desperta a imaginação e curiosidade  abrindo o mundo encantador, e faz com que os pequenos se interesse pela leitura, além do mais, é através da Contação de história que muitos alunos compreende e  conseguem resolver situações desagradáveis e conflitos.

Palavras Chaves:  Contação de história, Imaginação.

 INTRODUÇÃO

Há muito tempo que a Contação de história surge no mundo escolar mas, durante muito tempo contar e ler historias nas escolas era tido como uma maneira de entreter, divertir, distrair e relaxar as crianças, mas com o passar do tempo veio ressurgindo a figura do contador de histórias e a grande importância que isso apresenta no âmbito escolar e emocional das crianças, essa é uma estratégia alternativa para que os alunos tenham uma experiência agradável com a leitura assim afirma SILVA e BERNARDINO (2011).

Atividades de Contação de histórias têm como finalidade proporcionar situações que aproximam os alunos ao universo escrito para que dessa maneira os mesmos possam manusear livros, reparar na beleza das imagens, ouvir as histórias e sentir prazer nas situações que envolvem Contação de história. É importante trabalhar a Contação de histórias com as crianças para despertar o gosto da leitura, a busca do conhecimento desde pequenos, além do mais a escola deve ser um lugar onde professores e alunos vivam juntos a aventura de uma visão dinâmica e criativa através de contos de fadas clássicos, entre outros trazendo um novo olhar para a educação.

CONTAR HISTÓRIA ESTIMULO DA IMAGINAÇÃO

Contar história para os alunos da educação infantil é de grande importância porque pode trazer ao aluno uma associação com sua vivência, mostra a liberdade de expressão e proporciona uma grande possibilidade dos pequenos se interessar por leituras, além disso a Contação traz uma aproximação maior entre o contador e os ouvintes e ajuda a desenvolver um pensamento crítico, reflexivo.

  A Contação de história também da possibilidade de as crianças conhecer um mundo encantador, despertando a curiosidade e o prazer por histórias e isso proporciona experiencias que traz referencias do mundo imaginário para o mundo real fazendo com que as crianças compreendam um pouco sobre a vivência, a convivência e a cidadania, além disso, ter o habito de ouvir histórias ajuda na formação de identidade cultural e social dos pequenos.

É através disso que as crianças pensa, inventa e constrói sistema de interpretação e busca compreender o objetivo social, nesse sentindo os desenvolvimentos dessas atividades visa contribuir para o desenvolvimento total do aluno, por meio dos domínios afetivos e cognitivos, procurando integrar corpo, alma movimento e inteligência. Nesse sentido Tahan (1966) diz:

 

“A criança e o adulto, o rico e o pobre, o sábio e o ignorante, todos, enfim, ouvem com prazer as histórias – uma vez que essas histórias sejam interessantes, tenham vida e possam cativar a atenção”. A história narrada, lida, filmada ou dramatizada, circula em todos os meridianos, vive em todos os climas, não existe povo algum que não se orgulhe de suas histórias, de suas lendas e seus contos característicos ( p.16)

 

Para o docente a Contação de história é uma ferramenta pedagógica muito excelente, pois é uma didática muito motivante e enriquecedora para se trabalhar na educação infantil, porquanto ajuda os professores incentivar a leitura e formar crianças que gostem de ler, contribuindo assim para o desenvolvimento da linguagem outrossim dar essa oportunidade de ter acesso e essa oportunidade didática-educativa significa capacitar às crianças e aumentar suas potencialidades.  

De acordo com Mateus et. Al são muitas as práticas de Contação de história em sala de aula, além dela entreter dos alunos essa prática educa, desenvolve a inteligência e a sensibilidade, e a cima de tudo permite que os alunos tenham experiencias positivas com a Leitura, deixando de lado as formas rotineiras, monótonas.

A Contação de historia é algo que revela segredos, envolve os ouvintes, e fa como que o contador e os ouvintes a se interessem pela história, leitura , contudo a Contação ainda é uma fonte de inesgotável do prazer e conhecimento, sem contar que anda junto com o lúdico e  facilita a completa interação entre o contador e os que o ouve.

 Contar história na Educação infantil contribui para um bom desenvolvimento da linguagem, como também amplia a criatividade e o raciocínio logico, ajuda a criança com as descobertas e transformações, bem como colabora para a construção da ética e da cidadania, uma vez que as histórias infantis relatam e demostram claramente o bem e o mau.

CONCLUSÃO

Pode se afirmar ao concluir que  a Contação de história é uma ferramenta pedagogia muito valiosa para a apropriação de conhecimento ao mundo exterior e ajuda tornar o processo de ensino aprendizagem mais agradável e prazeroso e acima de tudo eficiente, uma vez que  o lúdico faz toda diferença na aprendizagem da criança por essa razão trabalhar formas diferenciadas de Contação de história nas escolas é de grande importância também é visível  o quanto é fundamental o papel do professor para o ensino dessas práticas pois é ele quem detém o poder de decidir qual a metodologia, cabe a ele  conduzir seus alunos e proporcionar a eles um bom aprendizado.

Além disso é por meio de contos, clássicos e entre outros que a criança constrói o mundo das ideias abstratas e vivem experiencias que enriquecem o seu comportamento real e povoa sua imaginação com a fantasia, além do mais, levam as crianças discutir valores de família, trabalho, cumplicidade e companheiros, e a usarem a imaginação, desenvolvendo a oralidade, a cima de tudo auxilia na construção da identidade da criança.

REFERENCIAS

MATEUS et.al- A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA EDUCATIVANA EDUCAÇÃO INFANTIL (dissertação das Graduandas do Curso de Pedagogia da PUC Minas) Orientadora: Profa. Vera Lúcia Lins Sant’Anna

SOUZA; BERNARDINO. A contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental. Educare Revista de Educação. Vol. 6   nº 12    Jul./dez 2011.    p. 235-249.

TAHAN, Malba. A arte de ler e contar histórias. 2. ed. Rio de Janeiro: Conquista, 1961.

TETTAMANZY E TORRES. Contação de histórias: resgate da memória e estimulo à imaginação, Revista eletrônica de crítica e teoria de literaturas, Porto Alegre.