CONTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL: RELACIONAMENTO EMPRESAS, SOCIEDADE E STAKEHOLDERS

Artigo apresentado às disciplinas: do 6º Período do Curso de Ciências Contábeis Noite do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais da PUC Minas BH.

1 INTRODUÇÃO

Nunca como atualmente debateu-se tanto a respeito de temas relacionados ao papel desempenhado pelas empresas no processo de desenvolvimento como responsabilidade social. Assim, se o papel das empresas era de somente buscar alcançar lucros cada vez maiores, e serem mais competitivas, hoje tem-se que ter uma visão diferente de como alcançar cada vez mais clientes. Podemos perceber, portanto que as empresas então, procuram exercer atividades de cunho social.

A sociedade atualmente está muito preocupada no que diz respeito a responsabilidade social, exigindo um comportamento mais saudável e transparente das sociedades empresárias. Assim a contabilidade deve preocupar com as mudanças exigidas pela sociedade, representada pelos stakeholders, ou seja, investidores, consumidores, governo e bancos, tendo como ligação entre sociedade e empresa, o balanço social.

Para alcançar o equilíbrio entre empresa e sociedade, a contabilidade tem um longo caminho pela frente, pois depende da melhoria constante do seu relacionamento com os stakeholders para alcançar uma harmonia contínua.

Neste trabalho apresentaremos as formas e aplicações da Responsabilidade Social e como cada vez mais como a Contabilidade pode ajudar as sociedades empresárias e alcançar seu objetivos sociais.