ESG é a sigla que se refere às três principais áreas de preocupação ambiental, social e de governança que as empresas enfrentam em seus negócios, e se relaciona fortemente com a contabilidade, que é uma função crítica para fornecer informações financeiras precisas e confiáveis para as partes interessadas. No contexto de ESG, a contabilidade desempenha um papel vital no fornecimento de informações sobre o desempenho da empresa em relação a suas questões.

Um dos pontos importantes sobre a contabilidade no contexto de ESG é a medição e divulgação. A contabilidade nesse contexto tem a capacidade de medir e divulgar informações financeiras e não financeiras relacionadas a ESG. Os relatórios ESG ajudam a entender a posição de uma empresa em relação a suas questões, tais como as emissões de carbono, a diversidade, a saúde e segurança no trabalho, o uso da água, a política de remuneração, a corrupção, entre outros.

A padronização é outro ponto importante nessa relação, pois a contabilidade ESG tem sido objeto de esforços para padronizar as métricas ESG e os relatórios. Diversos organismos internacionais e nacionais, incluindo a Organização Internacional de Padronização (ISO), o Conselho de Normas Contábeis Internacionais (IASB) e a Iniciativa de Relato Global (GRI), trabalham na padronização das métricas ESG.

A avaliação de riscos e tomada de decisões também são inclusos nesse contexto. A contabilidade ESG é útil na avaliação de riscos ESG. Os investidores, analistas e outras partes interessadas podem usar informações ESG para avaliar o risco potencial de uma empresa em relação a suas questões. Isso inclui riscos como multas regulatórias, perda de reputação, impacto ambiental, entre outros. Já na tomada de decisão as informações ESG fornecidas pela contabilidade ajudam a tomar decisões sobre investimentos, empréstimos, aquisições e outros negócios.

Algumas pesquisas internacionais envolvem ESG e contabilidade, como a "Carbon Accounting and Carbon Management in Firms: The State of Research", realizada em 2020 por Bessler, W., & Zimmermann. Este estudo revisou a literatura sobre a contabilidade de carbono e a gestão de carbono nas empresas, destacando a importância da contabilidade na medição e gestão das emissões de carbono. Outra pesquisa foi "The Impact of Environmental, Social, and Governance Disclosure on Firm Value: Evidence from European Companies", de 2021, realizada por Sohail, M. S., & Hussain, M. A, que investigou o impacto da divulgação ESG no valor da empresa, com destaque para a medição e divulgação de informações ESG por meio de relatórios de sustentabilidade.

A contabilidade desempenha um papel importante na medição, divulgação, avaliação de riscos e oportunidades relacionados às questões ESG. As informações ESG fornecidas pela contabilidade ajudam a tomar decisões informadas em relação a investimentos e outras questões relacionadas aos negócios.