PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais

 

 

Camila Fernanda Braz Gonçalves

Larissa Luana Gomes

Paula Roberta dos Santos

 

 

CONTABILIDADE APLICADA ÀS FINANÇAS PESSOAIS: 

Um estudo de caso com jovens aprendizes do CEDUC Virgílio Resi

 

  

Belo Horizonte

2019

 

 

Camila Fernanda Braz Gonçalves

Larissa Luana Gomes

Paula Roberta dos Santos

 


 

CONTABILIDADE APLICADA ÀS FINANÇAS PESSOAIS: 

Um estudo de caso com jovens aprendizes do CEDUC Virgílio Resi

 

 

Projeto de extensão apresentado ao Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais do curso de Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

 

Orientadores:

José Tomaz Pereira

Heloisa Helena Rocha Maia

Rafael Ornelas Machado

Roanjali Auxiliadora Gonçalves Salviano Araújo

 

 

 

 

 

 

Belo Horizonte

2019

SUMÁRIO



1 IDENTIFICAÇÃO

 

  1. Título do projeto

 

CONTABILIDADE APLICADA ÀS FINANÇAS PESSOAIS: Um estudo de caso com jovens aprendizes do CEDUC Virgílio Resi.

 

  1. Público-alvo

 

Jovens aprendizes de 15 a 19 anos da entidade do terceiro setor CEDUC Virgílio Resi.

 

  1. Área de abrangência

 

A execução do projeto de extensão acontecerá na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), campus Coração Eucarístico, prédio 14 – Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais (ICEG) -, sala 301.A escolha do local se dá mediante ao projeto de extensão “Jovens aprendizes: realidades e perspectivas transformadas pelo conhecimento” realizado às quintas-feiras e sextas-feiras, de 13:00h às 17:00h. Tal projeto acontece por intermédio da parceria existente entre a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), o Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais (ICEG) e o CEDUC Virgílio Resi, que fomentam a política pública educacional da Lei do Aprendiz nº10.097/2000 no âmbito acadêmico universitário e, também, o exercício da cidadania dos alunos extensionistas.

 

  1. Duração

 

A elaboração do projeto de extensão se iniciou em março de 2019, com as pesquisas feitas para a aquisição de conhecimentos acerca do tema escolhido, tendo em vista a grande relevância desse para a formação de cidadãos mais conscientes financeiramente. Devido a isso, realizaremos práticas de extensão com a finalidade de apresentar a importância do planejamento financeiro, objetivando o aumento das ações de poupança e investimentos e a diminuição dos níveis de endividamentos e inadimplências futuros dos referidos jovens aprendizes. A prática se estenderá até o segundo semestre de 2019, com a aplicação de novos questionários e apresentação dos resultados a partir da análise dos dados. Portanto, é um projeto contínuo e permanente, que visa beneficiar o futuro dos jovens e de suas famílias. [...]