Este artigo expõe resultados de uma pesquisa realizada no seio de 270 participantes, distigindo por 220 jovens, dos quais 120 jovens são associados á associações estudantis e filantrópicas. outos 100 jovens foram encontrados em locais habituais de venda e consumo de álccol. A presente proposta de trabalho tem por objectivo de colectar informações sobre a situação de consumo excessivo de álcool por parte da juventude angolana, compreender as causas, consequencias e soluções conducentes ao combate do uso excessivo de álcool.Aplicou-se um método descriptivo por meio de questionário esructurado e os dados fazem parte de um estudo quali-quantitativo, realizado a partir de uma entreviste dirigida. Frente aos dados recolhidos conclui-se, entre varias consequências causadas por consumo excessivo de álcool; a toxi-dependência e consumo exagerado de drogas; a inclinação a crimes e violência; a prostituição; gravidez precoce e indesejadas; fuga a partenidade e materinidade; aumento exponencial de doenças sexuaslmente transmissiveis; redução da capacidade de trabalho; desvio do comportamento; desentendimento e separação familiar; abandono a escola e fuga a escolaridade. são as consequencias mais comuns de consumo excessivo de álcool.

Palavras chaves: Consumo, excessivo, álcool,consequência, juvebntude.

Introdução

A juventude é a faixa etária que suscita mais atenção e investimentos sociais, por apresentar necessidades do carácter especial e básicas, tais como a saúde, emprego, protecção e segurança social, etc (Silva & Lopes, 2009). Assim, a actividade, criatividade, inovaçãoe dinamismo, são características próprias da juventude. Uma das características mais viva da juventude é a oposição a injustiça. Por isso, todo ser humano jovem é inimigo da injustiça. E, em casos de práticas sociais que ambicionammaldade, arrogância, vingança e contradição na inspiração juvenil, frustra a juventude, visto que isto bloqueia as suas motivações. Neste contexto, as sociedades modernas entendem que a juventude é o reflexo fundamental para a elaboração de qualquer projecto social. É comum, ver a juventude ir na busca de novas experiências, curiosidades e novas sensações. É nesse contexto que se inserem grandes preocupações associadas ao consumo excessivo de álcool.Com o consumo excessivo de álcool a juventude transforma-se em bêbado. Uma juventude associada ao consumo excessivo de álcool representa uma sociedade revestida de imprudência. É a etapa do desenvolvimento humano vítima de acidentes, doenças de transmissão sexual, gravidez indesejada e fuga a paternidade.Sob efeito do consumo excessivo de álcool a juventude passou a ser propensa ao abuso sexual, delinquência, vandalismo e criminalidade.Por isso, o efeito do álcool utilizado por excesso leva a juventude a praticar a prostituição, consumo exagerado de drogas como é o uso da liamba.

Breve descrição da teoria e análise de consumo excessivo de álcool

O consumo excessivo de álcool na juventude angolana é uma realidade quase irreversível. Representa a pior desgraça da nação,inimigo do desenvolvimento e um perigo a diversificação económica no país, na medida em que o mesmo fenómeno reduz a capacidade de produtividade da juventude. O álcool excessivo na juventude traz consigo um custo social expressivo que pode ultrapassar facilmente os montantes arrecadados por impostos a nível nacional (Sérgio & Laranjeira, 2007). Muita juventude já não apresenta criatividade e capacidade activa para participar efectivamente nos planos do desenvolvimento nacional pelo facto do uso excessivo do álcool. Pois, na sua maioria foram ou são vitimas de acidentes, mutilados e alguns falecidos. Hoje em dia, o consumo excessivo do álcool cria desestruturação familiar e separação familiar onde muitos casais divorciaram-se, pais abandonam seus filhos e mulheres desfazem o seu compromisso com o marido e seus próprios filhos. A insegurança social é também o facto bastante alarmante causado por uso excessivo do álcool. Assim, admite-se que a juventude propensa ao álcool é desvirtuada, delinquente, agressiva e socialmente desajustada. Nas estradas nacionais, a maior parte dos acidentes são causados por factor consumo excessivo do álcool. E, obviamente, o acidente é a principal causa da mortalidade em Angola. A nível da saúde publica e higiene na comunidade, a poluição sonora, acumulação de lixo e resíduos sólidos tendem a ser cada vez mais frequentes nos locais de consumo excessivo de álcool que os locais do menos consumo de álcool. O mesmo se faz menção a violência, distúrbios mentais e desvios comportamentais, são na sua maioria causados por consumo excessivo do álcool. Por isso, é importante notar que o consumo de álcool é responsável por 60 tipos de doenças do fórum psicossociológico (Sérgio & Laranjeira, 2007). [...]