MARKETING 
2º Semestre 
 
 
Projeto de consultoria na empresa Natural Supplementos 
 
 
Juazeiro do Norte 
2018 

 
MARKETING 
 
EQUIPE: 
Jheniffer Vieira dos Santos 
Maria Vanessa Bezerra Duarte 
Roberta Mayara Pessoa 

 

Juazeiro do Norte-CE 2018 


Trabalho apresentado à disciplina de Inteligência de Marketing do curso de Marketing da Faculdade Paraíso do Ceará. 


INTRODUÇÃO 
 Neste trabalho iremos analisar o atual cenário da empresa, compará-lo com a situação de empresas do mesmo ramo e assim, levantar hipóteses elaborar sugestões de melhoria.  Quando se pensa em suplementos alimentares, a ideia que vem à mente é a de que fortões com bíceps superdesenvolvidos ou malhadoras compulsivas, um biótipo comum no varejo especializado, de um e de outro lado do balcão. Com o amadurecimento do setor, porém a cadeia de suplementação- fabricantes, varejistas, distribuidores – está se dando conta que é preciso expandir o público para acelerar a velocidade de crescimento e aproveitar as oportunidades de mercado. Só os “marombeiros” não bastam mais.  O Brasil é o terceiro maior mercado de suplementos alimentares do mundo, depois dos Estados Unidos e Austrália. Mas enquanto de 50% a 55% dos americanos consomem esses produtos, a participação entre os brasileiros varia de 3% a 7% da população, dependendo da estimativa.  Então, após a nossa análise sobre a empresa observamos a necessidade de um plano de ação voltado para a elaboração de ações promocionais, para que a mesma consiga obter visibilidade e destaque na região do cariri.  


LOGOMARCA 
A Natural Supplementos, através de sua logomarca procurou transmitir algo simples, porém sofisticado que fosse aplicável em diversos materiais, tendo em vista que por não possuir loja física na região do cariri, a mesma precisa marcar a experiência pela internet e deliveryao cliente de forma positiva. Utilizou-se para composição, três tons de verde que remetem a algo pacífico, lembram saúde e crescimento, o que combina com o segmento da empresa e para destacar de iluminar foi escolhida a cor branca que traz destaque e enfoque para o nome da loja, juntando essa paleta de cores temos a identidade visual da empresa. Abaixo segue logomarca, identidade visual na paleta de cores escolhida e na forma contraste,materiaisque já estão sendo utilizados e algumas aplicações, que foram desenvolvidos para uso da empresa. 
 
 NOME, FORMAÇÃO RAMO DA EMPRESA E HISTÓRICO 
A empresa escolhida foi a Natural Suplementos, que atualmente é formada pelo proprietário José Vicente, mais conhecido como Júnior, sua namorada Roberta que cuida das documentações e assuntos burocráticos e contam também com Will, responsável pela alimentação da redes sociais, atendimento, estoque da loja e das vendas em São José do Belmonte  A empresa atua no ramo de vendas de produtos que auxiliam na suplementação, que são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não podem ser consumidos em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa. A história da Natural Supplementos se inicia na cidade de São José do Belmonte, em 2007, a inspiração para criar a loja partiu de uma matéria exibida no programa Fantástico, a mesma, mostrava a trajetória de dois amigos que começaram a vender suplementos na garagem de casa, às vendas cresciam com o passar do tempo e já havia até a necessidade de eles montarem um estoque de mercadorias, o faturamento também estava crescendo gradativamente. A empresa passou a se chamar Corpo Perfeito, que em pouco tempo se tornou conhecida no território nacional através de um site de vendas 
online (vendas varejo e atacado), com um curto prazo tornaram-se o maior distribuidor da América Latina em suplementação a “GalgrinGrup”. 
Ao ver essa história, José Vicente Lima Junior criador e atual proprietário da Natural, começou uma longa pesquisa a respeito desse ramo e suas implicações para o futuro, com isso, o mesmo se encantou com esse universo. No mesmo período, Junior estava fazendo cursinho na cidade de Crato, e encontrou uma pequena loja que vendia tais produtos, o mesmo, não pensou duas vezes e se dirigiu a até lá e fez várias perguntas ao proprietário, ao ver as condições expostas e o aumento do interesse das pessoas por esses produtos, despertou mais ainda o interesse para venda de suplementos, porém Junior não estava com condições de comprar para revender tendo em vista que ainda era estudante e recebia apenas um pequeno auxílio financeiro de seus pais, porém o dono da loja viu a perspectiva de vendas para a cidade de Belmonte e percebeu o interesse do jovem e o concedeu alguns brindes, como banners, materiais expositivos de algumas marcas, folder de laboratórios entre outros, partindo daí Junior já viu uma grande oportunidade de vendas então começou a ligar para as pessoas da cidade e falar que tinha uma grande diversidade de suplementos, algumas pessoas manifestaram interesse e começaram a pedir em pequenas quantidades para provarem dos produtos.
Então ao final do mês, quando Junior retornava a cidade, levava os pedidos dos clientes, com isso as vendas começaram a aumentar na cidade da mesma forma que o mercado de suplementos foi sendo conhecido. 
Foram dois anos de vendendo dessa forma, sem nenhum estoque, as vendas eram feitas apenas mediante pedidos e por encomendas via interne, ao final do mês ao fechar os pedidos, se dirigia a loja em Crato e retirava os produtos em preço de atacado. 
Após esse período de dois anos, já havia uma pequena cartela de clientes, fazendo assim a necessidade de criar uma nova forma de lucrar mais, partindo daí Junior começou a entrar em contato com distribuidoras que vendiam no atacado e se informar como proceder para adquirir produtos para revenda, com isso comprou um valor simbólico, poucos produtos, mas que já iriam auxiliar no seu novo modelo de negócio. Uma das primeiras dificuldades que encontrou foi comprar usando o CPF. Um certo dia um fornecedor concorrente ao que comprava entrou em contato por saber que vendia bem e lhe ofereceu uma boa proposta, porém havia a necessidade da empresa possuir CNPJ, foi então que em 27/09/201, ele se dirigiu ao SEBRAE e solucionou a situação, a princípio o nome seria Saudável Suplementos, porém esse nome não foi tão aceito, então ao entrar em contato com uma empresa de produtos naturais, teve a ideia de mudar para Natural Supplementos. Após isso começou a vender dois tipos de produtos o que alavancou ainda mais as vendas juntamente com a expansão de vendas para cidades vizinhas. 
Eram feitas visitas a academias, onde tirava os pedidos por meio da venda direta. O que trouxe bastante credibilidade a Natural. Entre 2014 e 2015 alcançou grandes lucros, porém por falta de orientações sobre administração financeira, processos administrativos e contabilidade a Natural chegou a um momento de desequilíbrio que foi irreversível.  
Mas com muito esforço e força de vontade em 2016, voltamos ao mercado, acrescentando aos serviços, o delivery e as vendas online por meio do Instagram e WhatsApp. Hoje a Natural está com data marcada para inauguração da loja física e centro de distribuição que ficará em São José do Belmonte tem como objetivo expandir ainda mais seu público através da qualidade e excelência de seus serviços e produtos.
 
-NOME FANTASIA: Natural Supplemnentos. 
-RAZÃO SOCIAL: José Vicente de Lima Júnior 
-RAMO DE ATIVIDADE: Comércio Varejista. 
-PRODUTO PRINCIPAL: Suplementos Alimentares diversos. 
-NICHO DE MERCADO: Varejo, Delivery de Suplementos 
-PÚBLICO ALVO: Pessoas que pratiquem algum tipo de exercícios físico ou não possua a quantidade necessária de nutrientes em sua alimentação diária. 
 

 DIRETRIZES BÁSICAS MISSÃO: 
Oferecer a sociedade, produtos confiáveis, de qualidade e eficazes para complementar as necessidades nutricionais, auxiliar no desempenho físico e assim promover o seu bem-estar. 
 
VISÃO: 
Tornar-se reconhecida no Nordeste como uma das melhores e completas lojas de suplementos. 
 
VALORES: 
-Qualidade no atendimento; 
-Ética profissional e transparência nos processos; 
-Responsabilidade; 
-Praticidade; 
-Segurança.; 
-Compromisso com o cliente; 
- Excelência nos serviços. 
 
 ANÁLISE CONCORRENCIAL E DE CLIENTES OLIMPO NUTRI, BRASIL VITTA E EASY SUPLEMENTOS. 
Todas elas trabalham e comercializam basicamente os mesmos produtos, porém através de serviços diferentes. As fotos e cartazes disponibilizados nas mídias sócias seguem o mesmo padrão. Oque as diferenciam são as formas de atendimento, fidelização de clientes, visibilidade e outras.  PERSONA  
 
 
Traçamos o perfil do nosso cliente a partir da maioria das vendas que são realizadas. O mesmo se encontra nas classes A, B e C. São na sua maioria do sexo feminino, são solteiros e se comportam de forma diferenciada, evitando fumar, beber e não frequentam muitos eventos.   

MATRIZ CONCORRENCIAL 
A matriz concorrencial foi elaborada baseada em cinco elementos considerados os principais para um bom posicionamento no mercado. 
Diante da análise realizada com os dados obtidos, a Natural encontra no terceiro lugar do ranking tendo assim, algo a melhorar, porém os números não são tão divergentes. Destacamos que a natural em cada requisito encontra-se semelhante a uma das concorrentes, podendo ser assim, entendido como algo que pode melhorar e assim se igualar, não a uma que está abaixo e sim a que se encontra no topo.
Em termos de qualidade todas possuem a mesma média, tendo em vista que tentem os mesmos fornecedores e vendem na maioria as mesmas marcas e produtos. 
Pôr o atendimento ser feito por meio de redes sociais, a Natural tenta manter um padrão de respostas e o máximo de agilidade, enquanto as demais por terem lojas físicas na região, utilizam de atendimento presencial o que as vezes causa algum tipo constrangimento ao cliente, como por exemplo, não ser 
atendimento rapidamente, falha na comunicação, falta de informações, resistências em descontos, entre outros. 
Por mais que alguns fornecedores sejam os mesmo das demais a Natural possui algumas estratégias de negociação, além de ter contato com outros fornecedores do ramo que atendem à demanda de forma satisfatória e com preço mais acessível do que os demais. 
 Como relatado anteriormente, a visibilidade da empresa é um assunto bastante delicado, pois o proprietário possui certa dificuldade enquanto alimentação das redes sociais, ficando encarregado apenas do atendimento ao cliente por meio do bate papo. Foi convocada uma pessoa para ficarresponsávelpelo processo de criação e conteúdo e postagens, porém a mesma possui outras demandas, podendo atuar apenas por dois dias da semana. A princípio teve um bom resultado, porém com o passar do tempo foi desgastando e não está rendendo como antes. Esse é um dos principais motivos de não conseguir manter um número razoável de visitas. 
 
DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS 
A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial americana Boston Consulting Group em 1970.Seu objetivo é suportar a análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto. Ela é utilizada para alocar recurso sem atividades de gestão de marcas e produtos (marketing), planejamento estratégico e análise de portfólio. Esta matriz é uma das formas mais usuais de representação do posicionamento de produtos ou unidades estratégicas de negócio da empresa em relação a variáveis externas e internas. ESTRELA O produto estrela da Natural é aquele que exigem grandes investimentos e é referência no mercado, gerando receitas e desfrutando de taxas de crescimento potencialmente elevadas. Nesse caso é a Sinta 6, é uma proteína 
time-release, ou seja, é formado por uma mistura de proteínas que apresentam diferentes tempos de absorção, também é muito confundido com whey, porém costuma sair mais. INTERROGAÇÃO Considerada também como oportunidade, referem-se a produtos que tendem acrescer rapidamente, contudo não tem forte participação no mercado assim não gerando altos lucros, também requer altos investimentos. Forte candidato a ser produtos Estrela. A Natural tem como oportunidade de negócio o Izo 100, que é um suplemento alimentar de alto valor proteico, traz em sua fórmula a composição nutricional mais rica e nobre que se pode extrair do leite. Também como oportunidade temoswhey5 libras, que é uma suplementação de proteína potencializa, que na maioria das vezes, aumenta a força dos feixes musculares quando consumido associado a um programa de exercícios físicos. ABACAXI O produto abacaxi é aquele que possuem baixa participação no mercado o que resulta no baixo faturamento o produto que mais se adéqua a esse item na Natural é a barra de proteína que contêm uma alta proporção de proteína em carboidratos / gorduras. VACA Os produtos vaca da Natural são aqueles que os lucros e a geração de caixa são altos. Como o crescimento do mercado é baixo, não são necessários grandes investimentos. Os produtos que mais se adequam a esse caso são: -Creatina: é um aminoácido produzido pelo próprio organismo do ser humano a partir de um composto de aminoácidos presentes nas fibras musculares, o produto é consumido para auxiliar nos treinos dando mais resistência e força. -Ômega 3: atua como o ácido alfa-linolênico, ácido eicosapentaenoico e o ácido docosaexaenoico, são ácidos carboxílicos poli-insaturados, em que a dupla ligação está no terceiro carbono a partir da extremidade oposta à carboxila. -Whey protein concentrado: é a proteína extraída do soro do leite, tendo em sua concentração a presença de lactose e gordura juntamente com a proteína. Sua absorção é realizada de forma gradual, por não passar por processos de filtragem rigorosos. Auxilia nos treinos.  

  ÁRVORE DO PRODUTO 
 A Natural dispõe de um estoque diversificado com mais de 1000 produtos, além de diversas marcas, conhecidas e também há aquelas que estão entrando no mercado. Na árvore destacamos os tipos de produtos, são muitas a s marcas e especificações.

 ANÁLISE DO FORNECEDOR  
 

AMBIENTE DE MARKETING / MICRO E MACRO FATORES 


 A análise de SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise ambiental, sendo à base da gestão e do planejamento estratégico numa empresa ou instituição. Graças à sua simplicidade pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. Este é o exemplo de um sistema simples destinado a 
posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa/instituição no ambiente em questão.  Atualmente a natural supplementos atravessa por grandes dificuldades no quesito divulgação e atenção aos clientes mais antigos, por ter apenas um colaborador na loja em Pernambuco para executar todas as funções de atendimento ao cliente,(pois ele fica disponível 4 horas somente na parte da manhã)ficando em aberto as outras estratégias em administrar o desenvolver do processo de uma loja varejista, uma vez que o proprietário só se faz presente atuando seu papel em vendas e atendimentos nos fins de semana, devido a assuntos pessoais, ou seja, os estudos semanais do término se seu curso de nutrição, pois este prioriza para agregar em sua estratégia como empreendedor no ramo de suplementação nutricional. Ressaltando que início de 2019 terá a reinauguração da loja em um local estratégico de Belmonte- PE (onde está situada atualmente), esta ficará em um prédio logo abaixo de uma academia de musculação,localizada justamente na intenção de atrair um maior índice de clientes, já que haverá uma grande circulação de pessoas ao redor da loja, ou seja, os frequentadores da prática de atividade física. Como vimos no histórico, à empresa tem origem em São José do BelmontePE, porém o empresário deseja instalar o delivery Juazeiro do Norte-CE tendo em vista que a cidade tem grande influencia nas cidades adjacentes, uma vez instalada em na cidade, a empresa prestaria serviço também às demais cidades da região metropolitana do CARIRI. A empresa esta se readaptando ao mercado depois de 4 anos inativa, por este motivo atravessa vários problemas, o principal dele é a visibilidade em mídias digitais, como exemplo da ferramenta midiática instagram, pois como tem bastante seguidores o objetivo seria alcançar uma lucratividade mais elevada, porém como a empresa não possui capital de giro existe essa dificuldade em contratar profissionais do marketing para desenvolver algumas ferramentas que alcançasse outros públicos, e não somente mídia social. 
 
DELIMITAÇÕES DA SITUAÇÃO DESEJADA

Ter mais visibilidade na região do Cariri, prestando serviço de delivery para as cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Ao abranger essas cidades e conseguir um posicionamento de mercado, a empresa deseja abrir uma filial para atender a futuras demandas. 
 
ESTRATÉGIA

Será criada uma promoção de vendas em cima das informações levantadas. A ação desenvolvida tem como finalidade, atrair olhares para a Natural, a empresa está chegando a Juazeiro do Norte-CE e como forma de alavancar sua chegada idealizamos essa ação, tendo em vista que se obtivermos sucesso, serão em torno de 300 pessoas alcançadas. 
 
PLANO DE AÇÃO 
 Montaremos uma equipe para organizar o evento, a mesma se reuniará durante um mês para planejar e combinar data e últimos ajustes da ação. Será necessário um investimento de R$6000,00, este será destinado a compra e alocação dos materiais que serão utilizados na ação.  A ação será realizada em um Domingo escolhido a partir da disponibilidade da empresa. O horário pensado é das 7h às 10h da manhã e o local idealizado é a Praça da Lá Favorita, onde se tem um fluxo considerável de pessoas praticando atividade física (caminhada e ciclismo) neste mesmo horário e dia da semana. Teremos uma barraca inflável para dispor a degustação dos pratos que serão disponibilizados e também para a exposição dos produtos, ao lado,teremos uma mesa com alimentos para degustação, expositor de produtos, caixa de som, banners, sete cadeiras dispostas aleatoriamente além de isopores para armazenar as bebidas que serão distribuídas para a população. Teremos também uma mesa com o material de divulgação da Natural, que terá como foco, um cartão de desconto, que será entregue as pessoas que visitarem nossa ação, este concederá a elas 15% de descontos nos produtos da loja, este cartão terá validade de até 15 dias após a ação. E para acrescentar ao evento, terá ventiladores, flores naturais (para criar um ambiente animado, agradável e fresco). -Público alvo: Nosso público são pessoas que praticam algum tipo de atividade física, ou que desejam ter uma alimentação saudável. A ação irá focar nas pessoas que estão praticando atividade física aos Domingos na Ciclovia que interliga Juazeiro à Barbalha. Essas pessoas costumam sempre passar pela Praça da Lá Favorita para uma pausa. 
 
- Objetivo: Apresentar a Natural Supplementos a região do CARIRI e demonstrar a qualidade dos produtos, além de estimular o uso de suplementos. 

 - Justificativa: Percebemos que mesmo na era tecnológica e inovadora que vivemos as pessoas ainda tem certo tabu em relação ao uso de suplementos e os alimento que são feitos com suplementos em seus ingredientes, muitas vezes ouvimos comentários relatando que são sem gosto, ou que são ruins, porém na maioria das vezes as pessoas nem tem experimentado. Para essas questões temos o em vista que criando receitas com ingredientes que você gosta e apenas acrescentando suplementos, não tem como ficar ruim. Temos como exemplo que se não gostamos de banana, não consumiríamos bolo de banana com whey. Segundo uma pesquisa no site da Folha de Londrina de Julho de 2017, “Estima-se que 50 milhões de pessoas pratiquem atividade física no país, e apenas 10% tomem suplemento alimentar. O potencial de crescimento é grande”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri). 
 
- Local da ação e infraestrutura necessária: Será realizado em um Domingo escolhido a partir da disponibilidade da empresa. O horário pensado é das 7h às 10h da manhã e o local idealizado é a Praça da Lá Favorita, onde se tem um fluxo considerável de pessoas praticando atividade física (caminhada e ciclismo) neste mesmo horário e dia da semana. Teremos uma barraca inflável para dispor a degustação dos pratos que serão disponibilizados e também para a exposição dos produtos, ao lado,teremos uma mesa com alimentos para degustação, expositor de produtos, caixa de som, banners, sete cadeiras dispostas aleatoriamente além de isopores para armazenar as bebidas que serão distribuídas para a população. Teremos também uma mesa com o material de divulgação da Natural, que terá como focoum cartão de desconto, que será entregue as pessoas que visitarem nossa ação, este concederá a elas 15% de descontos nos produtos da loja, este cartão terá validade de até 15 dias após a ação. E para acrescentar ao evento, terá ventiladores, flores naturais (para criar um ambiente animado, agradável e fresco). 
 
-Conceito da ação Quebrar e/ou minimizar tabu da sociedade em relação ao uso de suplementos, tendo em vista que são todos a base de ingredientes retirados da natureza. Estimular a busca de informações e o consumo para complementar e acrescentar vitaminas e outros nutrientes ao corpo e auxiliar na resistência muscular. Tema: Viva Naturalmente suplemente-se! 
 
-Regras  - Cada pessoa poderá degustar apenas de três receitas; - Não será aceita de nenhuma forma pagamento pelos serviços disponibilizados, incluindo dos profissionais da saúde que estarão presentes; - O cartão de 15% de desconto será entregue as 100 primeiras pessoas; - É válido somente até o décimo quinto dia após o evento; - Não é cumulativo (ou seja, se você tiver dois cartões, não significa que terá 30% de desconto); 
- Você poderá usar eles em compras coletivas (mais de um produto), desde que dentro do prazo de validade; - Cada cartão é utilizado apenas em uma compra.  
 
-Diferenciais -Presença de nutricionista com dicas de alimentação e receitas feitas com suplementos; -Presença de Educador Físico fazendo a avaliação física e demonstrando como fazer alongamentos antes de realizar a atividade física; - Degustação de produtos e receitas; -Ventiladores, Música, Flores naturais (para criar um ambiente animado, agradável e fresco). 
 
-Divisões das tarefas -Primeiro funcionário – Fazer o pré-treino; -Segundo funcionário – Distribuir água as pessoas que estão passando para a atividade física e convidá-las a nossa barraca para fazer a degustação e entregar o cartão de 15% de desconto. -Terceiro e Quarto funcionário – Servir as pessoas na degustação. 
 
  Descrição Quantidade Valor Unitário Valor Total 
Barraca Inflável 1 R$ 1.950,00 R$ 1.950,00 Decoração (Tecidos, Mesas, Flores) - R$ 150,00 R$ 150,00 Suplementos e Alimentos - R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 Água 300 R$ 1,00 R$ 300,00 
Cartão 15% 100  R$ 0,10 R$ 10,00 Ventiladores e Caixa de Som 1 - R$ 200,00 Funcionários 4 R$ 75,00 R$ 300,00 
Banner 1 R$ 120,00 R$ 120,00 
Imprevistos - - R$1000,00 
TOTAL - - R$ 5530,00 
 
-Canais de divulgação - Instagram e Fanpage da loja, dos funcionários, de parceiros e amigos. Apenas para informar que teremos essa ação, mas o público que queremos alcançar são os que todos os domingos estão na Ciclovia. 
-Identidade Visual:  Arte da ação: 
 
 
 
Postagem para as redes sociais: 
 
Copos para degustação: 
 
Cartão 15% de desconto: 
 
 Banner. 
  
CONCLUSÃO  Após a execução da ação esperamos atingir os objetivos traçados inicialmente, tendo em vista que a Natural tem grandes oportunidades de mercado e conforme a mesma se adéqua ao mercado atual consegue duplicar as chances de sucesso.  Uma vez apresentado toda a problemática da Natural Supplementos, podemos salientar que ao aplicarmos essa promoção de vendas que foi implantada através dessa consultoria sairemos de um estado neutro (baixa visibilidade) e entraremos no mundo do reconhecimento da marca na região do cariri, esse é um dos objetivos. Claro que iremos contar com uma equipe capacitada para alcançar cada etapa elaborada neste plano de ação, objetivando atingir uma grande quantidade de pessoas que são praticantes de atividades físicas e que irão transitar pela praça no dia do evento desta promoção de vendas. Acreditamos que gradativamente iremos aumentar o fluxo de vendas no Cariri.