TEMA: CONSULTORIA EM DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS.
ULHT- UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E
TECNÓLOGIAS.
LISBOA
DEZEMBRO / 2015
LOURIVAL ALVES DE ARAÚJO¹

Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Especialista, no programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Gestão, conferido pela Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias.

Orientador: Prof.ª - Sandra Garcia.

Resumo

Consultoria em departamento de Recursos Humano (RH), é uma pratica nos dias de hoje pouco se observa este trabalho em empresas pequena e em médio porte, por motivo de se ocupar poucos colaboradores e outro motivo este trabalho de RH é realizado pelos os servidores do departamento de pessoal, onde muitos gestores a inda tem em mente de que o departamento de pessoal é o mesmo que recursos Humanos, os problemas aparecidos nos setores os gestores dizem passa lá no RH, sendo que não existem este departamento nesta organização, mas tudo bem, a consultoria no setor de Recursos Humanos é sempre para detectar alguns problemas nos setores da organização e levar ao conhecimento dos gestores e tentar solucionar aquele Impasse entre o servidor e a organização, as empresas de grandes porte, já existem um consultor interno, por executar melhor as tarefas e por ter gestores de uma metodologia de entendimento mas apurada e com precisão em organização de maior valor capital, onde vários gestores exige este departamento e constantemente contrata consultores externos para fazer uma análise no departamento.
Palavras chave- Consultoria Interna. Gestão. Organização.

1. Introdução

Observa-se que todos os departamentos de uma empresa que seja pequeno, médio ou grande porte, necessita de um grande cuidado e muita atenção, sabemos que em todos os setores existem pessoas e máquinas ali, as máquinas para serem operacionalizadas e cuidadas, as pessoas são instrumentos pensantes e executores das tarefas existente no departamento, falo exclusivamente do setor RH de uma instituição legislativa “Câmara de vereadores”, observamos que o RH é conduzido pelo departamento de pessoas “DP”, onde existem vários servidores efetivos e comissionarias, onde os efetivados tem o seu tempo probatório, por um determinado período, passando por este tempo de experiência, são considerados servidores da casa com estabilidade na instituição, mesmo no tempo probatório tem os seus vencimentos feito pagamento em conta bancária ou pagamento em mãos, com holerites normal, neste especificando todos os seus vencimentos e descontos, horas-extras, gratificações, ajuda de custos, diárias e outros benefícios se houver. As comissionarias é um pouco diferente, tem tempo determinados por não ser concursados, chamados estabilidade, mas os mesmos tem os seus vencimentos normais como foi cominado ou já determinado um valor para cada servidor conforme a função, recebe holerite especificando os ganhos e descontos, e citado o valor do depósito do FGTS ( Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) em conta bancaria vinculada, o que não acontece com os colaboradores efetivos não tem deposito referente ao FGTS ( Fundo de Garantia Tempo de Serviço), neste caso os pagamentos efetuados a todos os servidores são através de cheques e conta bancaria, os legisladores (vereadores) tem os seus vencimentos exclusivos em cheques os mesmos são nominais assim como todos os servidores e prestadores de serviços. Em todos setores há momentos difícil, e o setor de RH não é diferente dos mais, onde, há vários pensamentos ideias diferenciadas e com o intuito até mesmo para apresentar trabalhos que venha a desviar o bom andamento do setor, administração interna sempre procura o melhor para que o ambiente interno seja cada vez mais compreendido pelos demais colaboradores, a organização sempre se preocupa em está mais próximo dos clientes internos. Vejamos o que o relata o RH.COM.BR – o que é ma consultoria interna de RH? José Antônio Fares - Podemos afirmar que é quando uma organização trabalha com um profissional de RH descentralizado e esse, por sua vez, atua de forma sistêmica, integrando ações estratégicas da organização com a base, facilitando o fluxo de informações. A consultoria atende às necessidades específicas dos clientes internos e o consultor interno de RH pode atuar por projetos ou por processos. No entanto, acredito que inicialmente a atuação por processos pode ser mais adequada.

1.1 – Consultoria Interna

A consultoria interna em qualquer departamento é uma procura de um melhor, sendo a interatividade de seus clientes internos como com os clientes externos, ter um relacionamento mais próximo e sempre manter uma motivação no cooperativismo para que possam alcançar o objetivo desejado, como diz Fares através de: http://www.rh.com.br/Portal/Mudanca/Entrevista/3687/o-que-uma-consultoria-interna-de-rh-pode-oferecer.html#. Acesso em 29 de dezembro 2015.
O objetivo principal é dar um atendimento diferenciado aos recursos humanos da organização, utilizando de forma mais adequada as informações recebidas. Com uma atuação descentralizada, a área de RH acaba antecipando as necessidades do cliente interno, pois tem a oportunidade de vivenciar o dia-a-dia do cliente.
Uma consultoria interna necessita de que o consultor atue presencialmente todos os dias no setor para ser um agenciador de conhecimento no setor, passando as informações, e observando o andamento das tarefas a serem realizadas pelos clientes internos. Fares diz:
Ele deve ser um coaching para o cliente, assessorando-o no atingimento de suas metas, apoiando-o no gerenciamento de pessoas e fortalecendo o seu papel como gestor. Fisicamente, o consultor deve permanecer pelo menos 80% do seu tempo na área cliente e envolvido com os assuntos do cliente, somente dessa maneira ele poderá oferecer serviços realmente diferenciados. Os 20% restante deve ser para troca de informações com sua área matriz, esse é o cuidado para que o consultor interno não se desligue da área de RH.
Quando se trata de uma consultoria esperamos que o profissional passe o conhecimento aos clientes internos uma melhoria de um bom andamento e execução de tarefas e não somente para confrontar relatórios de caixas, entradas e saídas de matérias prima, materiais de expedientes e outros, isso não basta, ter um tempo para fazer suas análises e averiguações em todo o setor, consultoria é um ramo de organização que sempre procura o mais próximo do bom andamento” perfeição”, do setor, da organização, vejamos o que diz:
(COSTA LEITE et al, 2000; crocco, 2005).
O processo de Consultoria Interna de Recursos Humanos proporciona uma série de vantagens para as organizações que dela se utilizam. A Consultoria Interna visa à inovação e a introdução de melhorias para a organização através do levantamento das necessidades do cliente interno, da identificação de soluções e da sugestão de ações.
Hoje analisando friamente um setor de DP mais precisamente fazendo o papel em conjunto de RH, onde o prestador de serviço “servidor”, acumulando as duas funções ao mesmo tempo, o mesmo sofre uma carga de trabalho onde caberia um servidor no papel de consultor interno, para observar todos os movimentos dentro da organização, para que possa servir melhor o seu público interno e externo, a burocracia existem em todos as organizações e quando se trata de órgão público, os mentores na qualidade de presidente analisa o tempo tão passageiro que não desperta para uma gestão de qualitativa em sua organização, as vezes tem uma visão ultrapassada como no início do século vinte que ainda não despertou-se que o século vinte um já está em evidencia, as mudanças tem que seres apresentadas e executadas, observamos o relato de: Dante Girardi, pdf - www.spell.org.br/documentos/download/2476, acesso em 30 de dezembro 2015.1
Acompanhando os constantes desafios propostos pelo mundo moderno, surge nas organizações proativas e mais bem sucedidas um novo conceito de gestão de recursos humanos: a consultoria interna. A globalização da economia e a crescente competitividade do mercado vêm ocasionando uma verdadeira revolução na área de RH (Recursos Humanos).
Sabemos que muitos gestores ainda não observou que dentro de sua organização existem peças valiosas e cuidadosas, que vale mais qualquer objeto espalhados pelo seu salão de exposição, trata-se de conhecimentos intelectuais individuais ou em conjuntos que pode se transformar em patrimônio ao decorrer do
1 Dante Girardi, pdf - www.spell.org.br/documentos/download/2476, acesso em 30 de dezembro 2015.
10
tempo, como diz, Dante Girardi, pdf - www.spell.org.br/documentos/download/2476, acesso em 30 de dezembro 2015.
Dante Girardi, pdf Porém, sabe-se que a gestão administrativa é o fator diferencial de qualquer organização. O desafio dos novos tempos é, portanto, agregar valor às suas atividades, transformar os seus recursos humanos em centro de lucro por meio do investimento nas pessoas.
A administração de recursos humanos "tradicional" está com seus dias contados. É crescente o número de empresas que adotam novo processo de gestão de RH.

....

2.2 – Conclusão

O momento em que passamos por várias turbulências, em todos os setores de todo o Brasil, não é que um departamento de recursos humanos vai ser o salvador da pátria, o movimento de uma sociedade é que poderá inicializar um processo de melhoria em todos os seguimentos, e não é por menos de uma função que não é muito considerado em todos os meios organizacionais seja ele público ou privado, várias instituições publica não existem um departamento de Recursos Humanos, onde o departamento de pessoal é o executor das duas funções com a remuneração de um setor, sendo assim, o trabalho ( serviço ) fica a desejar junto aos clientes internos e externos, razão, as vezes o gestor não tem o conhecimento de uma administração completa, e os assessores vão junto ao mesmo entendimento falta de conhecimentos.

...