O que é o Pis/Pasep

O Pis/Pasep é uma beneficio de direito a todos os trabalhadores que exerceram alguma função remunerada com carteira assinada nos últimos cinco anos.

Pis

O Programa de integração Social (PIS) faz parte do sistema de integração do setor privado, sendo de responsabilidade da empresa efetuar o pagamento do PIS. Todos os pagamentos do Pis são realizados através da Caixa Econômica Federal.

Pasep

O Pasep segue a mesma linha do PIS, só que o programa é voltado para os servidores públicos. Todos os funcionários públicos tem direito a receber o Pasep anualmente através do Banco do Brasil.

Como Consultar o Extrato do Seu PIS/Pasep

Para consultar o extrato do PIS/Pasep é necessário ter primeiro o Cartão do Cidadão. O Cartão Cidadão contêm os dados do cadastro do contribuinte e é com esses dados que você terá acesso a sua conta no site da Caixa.

Como Adquirir o Cartão Cidadão

Para adquirir o Cartão Cidadão, o trabalhador deve se dirigir a uma agencia da Caixa com os seguintes documentos em mão: Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e numero de inscrição do PIS/Pasep. Você também pode ligar para o Canal Cidadão para tirar dúvidas sobre o Cartão. Ligue: 0800 726 0207.

Consultando do Extrado

1 – O primeiro passo após adquirir o Cartão Cidadão é acessar o hotsite do Serviço Social da Caixa Econômica https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01.

2 – Na página que será carregada, você deve criar primeiro um cadastro para gerar uma senha de acesso, que será utilizada sempre que você quiser consultar o seu extrato. Clique em “CADASTRAR SENHA” e efetue o cadastro da sua senha.

3 – Após cadastrar sua senha, volte a página de login e informe o numero do seu PIS / PASEP no campo correspondente e informe a senha gerada do cadastramento.

4 – Após se logar, procure pela opção “EXTRATOS”, você terá acesso a todos os pagamentos já realizados nesta página.