Em qualquer transação comercial pela internet a ser realizada nos dias de hoje é cada vez mais comum à utilização da nota fiscal eletrônica, na verdade é muito difícil o processo de compra ou venda de algum produto através do computador não ser confirmado com a presença de uma nota fiscal. A razão para isso é bastante simples, a emissão de uma nota fiscal eletrônica acaba trazendo vários benefícios para ambas as partes, tanto vendedor quanto consumidor. Para que todos os benefícios e vantagens sejam aproveitados pelos usuários da nota é preciso ter conhecimento sobre as características dessa nota, como por exemplo realizar a consulta NFE.

Realizando a consulta NFE – Nota Fiscal Eletrônica

Para que seja possível realizar a consulta da Nota Fiscal Eletrônica (NFE) é necessário que ela tenha sido emitida previamente. Para emitir a NFE é muito simples e em pouco tempo é possível estar com ela devidamente emitida. A Receita Federal e o Ministério da Fazenda são responsáveis pela validação e garantia autenticada da nota emitida, por isso todas as etapas requeridas para que os usuários tenham acesso à consulta online pode ser realizado no site do Ministério da Fazenda.

Quando acessada a página oficial do site do Ministério da Fazenda, os usuários devem procurar pela opção “Consultar NFE Completa” no menu. Então deve ser digitado o número da chave de acesso de quatro dígitos que geralmente fica posicionado no canto superior direito da nota fiscal. Após a autenticação do código digitado, uma nova tela se abrirá e vai permitir que o usuário tenha acesso a todos os dados sobre a Nota Fiscal Eletrônica (NFE).

Por isso é importante para todas as pessoas que fazem o uso da nota fiscal eletrônica fiquem atentos com as notas emitidas, aprenda a realizar a consulta online para poupar tempo, garantir segurança e evitar surpresas desagradáveis com a Receita Federal.