O CPF é o documento mais importante de qualquer cidadão brasileiro, pois esta é a sua identidade única em todo território nacional. Diferentemente da identidade, que cada estado possui uma formatação própria, o documento do Cadastro de Pessoa Física (CPF) mantém um padrão para que você possa ser identificado facilmente. O objetivo deste cartão é identificar você junto à Receita Federal.

Consultando o CPF pela internet

No site da Receita Federal você pode consulta CPF de qualquer pessoa de forma online, gratuita e instantânea, para que você possa verificar qual a situação atual de uma pessoa e se aquele CPF é realmente válido, podendo inclusive, emitir um comprovante de consulta.

É importante destacar que não é possível saber da situação de uma pessoa no SERASA, SPC, se o nome dela está sujo ou se existem restrições, como por exemplo, para o uso de cheques. A consulta é só para ver se a pessoa está em situação ativa com a Receita Federal, ou seja, se ela declarou corretamente seu imposto de renda referente ao exercício anterior. Lá você também não encontrará informações sobre a situação pessoal, econômica ou fiscal de qualquer pessoa.

Para verificar a situação acesse o site: http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/ATCTA/cpf/ConsultaPublica.asp

O resultado gerado

Após a pesquisa pelo número do CPF, você terá acesso ao nome do cidadão pesquisado, sua situação junto à Receita Federal, sabendo se declarou, se está irregular, se o CPF é isento ou está cancelado, enfim.

Toda essa busca é retornada com a data e hora oficial da consulta e um código de controle que indicará a autenticidade da busca.

Cpf irregular

Caso você efetuou a pesquisa e viu que seu CPF estava irregular, procure o mais rápido possível uma agência da Receita Federal, pois eles lhe informarão o que exatamente está faltando.

Acesse o site da agências da Receita para consultar a situação do seu CPF.