Consulado Italiano em SP: lista de espera

  Uma das maiores preocupações de quem incia a busca pelo reconhecimento da cidadania italiana é descobrir como anda a  lista de espera no Consulado Italiano de SP. Pois bem, a demora ainda é grande, a fila de espera junto ao consulado da Itália em SP encontra-se atualmente em um tempo estimado que varia de 15 a 20 longos anos.

Vale lembrar que esta situação caótica não é fruto do acaso: o Consulado Italiano em São Paulo é  responsável por atender uma das maiores aglomerações de descendentes de italianos no mundo. Cada consulado italiano no Brasil é responsável por atender uma região diferente e o Consulado da Itália em São Paulo representa a autoridade italiana responsável por receber os pedidos de cidadania italiana dos descendentes de imigrantes italianos que são moradores dos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre.

Acredita-se que esses estados possuam, conjuntamente, mais de 14 milhões de "oriundi" o que em termos de ítalo-descendentes compõe a maior circunscrição do mundo. Isso gera uma verdadeira avalanche de pedidos e faz com que a lista de espera no Consulado Italiano em SP supere os 15 anos.

A situação da fila de espera no Consulado Italiano em SP portanto não deve ser interpretada como o resultado de incompetência ou má vontade dos funcionários e sim do gigantesco número de pedidos associado a um número relativamente pequeno de funcionários.

Como evitar a lista de espera no Consulado Italiano de SP?

A única maneira de driblar a lista de espera junto ao Consulado Italiano em SP  é fazendo o pedido de cidadania italiana na Itália.  Essa é uma hipótese que inicialmente pode parecer extrema ou dispendiosa, porém atualmente é possível combinar o turismo e a resolução da dupla nacionalidade em uma viagem de duas ou três semanas à Itália, unindo-se o útil ao agradável.

Geralmente para quem faz o pedido de dupla cidadania italiana na Itália depois de apenas 70 dias já é possível estar com o passaporte italiano em mãos. Mesmo para aqueles que inicaram o processo de dupla nacionalidade italiana no Brasil (seja na embaixada italiana que no consulado italiano) vale lembrar que o processo já existente não será prejudicado pelo fato de realizar o pedido de cidadania italiana na Itália já que os dois procedimentos podem correr paralelamente sem nenhum problema.

Portanto em alguns casos vale a pena abandonar o processo de dupla cidadania italiana no consulado italiano em São Paulo para fazer o passaporte europeu na Itália.

Cidadania Italiana na Itália: documentos necessários

Os documentos a serem apresentados para o pedido de cidadania italiana na Itália são exatamente os mesmos, a única diferença é que as certidões a serem apresentadas na Itália precisam de um carimbo do consulado italiano em SP.

Este carimbo pode ser obtido em cerca de 30 dias, e o agendamento para este tipo de serviço pode ser efetuado online no próprio site do Consulado, no Setor de ‘Serviços ao usuário’ onde você encontra a opção: ‘Agendar visita’. Consulte detalhadamente a seção referente a esse serviço para obter informações precisas de como apresentar corretamente o pedido de agendamento. Esse carimbo é muito importante e necessário para poder dar validade aos seus documentos fora do Brasil.

Sem a legalização dos documentos as autoridades italianas na Itália não aceitarão as suas certidões como documentos válidos e a sua viagem será perdida, você poderá apenas fazer o pedido de cidadania italiana no Brasil mas não na Itália.

Existe a opção de fazer o processo através de uma assessoria para o requerimento de cidadania italiana, mas é necessário ter muito cuidado com a escolha de quem irá lhe auxiliar na Itália. Não se esqueça de que com um bom planejamento você poderá fazer o pedido sem o auxílio de profissional na Itália, já que a cidadania italiana na Itália pode ser feita por qualquer um e pela internet é possível encontrar inclusive um passo a passo da cidadania italiana para fazer tudo sozinho.