Introdução

A perspectiva Construtivista de Educação possibilita ao educador uma visão dinâmica de conceber as relações que se estabelecem no desenvolvimento intelectual da criança, considerando as inter-relações entre o conhecimento científico, social e cultural. A compreensão da idéia de construção do conhecimento e de sua relação com a prática docente nem sempre é bem entendida pelos educadores, uma vez que tal compreensão também demanda aprendizagem "construtiva" e complexa por parte dos professores.

Piaget foi o precursor de uma teoria que explica que o conhecimento é construído pelo ser humano, e demonstrou que não nascemos com uma inteligência pré-formada. O autor parte da concepção construtivista-interacionista de desenvolvimento: o homem está a todo tempo em relação de interação com o meio. Uma das grandes contribuições desse autor foi a disseminação da idéia de que as crianças não são adultos em miniatura; elas tem uma lógica de funcionamento mental diferente da do adulto e caminhos próprios para "ver" e interpretar o mundo.

Como nos lembra Paulo Freire, o homem é arquiteto de si mesmo, isto é, somos um projeto a ser construído; e mantemos relação com objeto (s) que, também, é um projeto a ser construído. Tanto sujeito quanto objeto não tem existência prévia, pois se constituem mutuamente, na interação. Eles se constroem. Os construtivistas acreditam que a aprendizagem é um processo ativo. 

Foco de investigação:  a  criança

Os alunos constroem sua cognição a partir da compreensão que fazem do mundo. Novas idéias são incorporadas pelo aluno com base na compreensão do conhecimento passado ou presente que possuem; e também a partir de suas experiências pessoais. O cérebro não processa informação sem respeitar a experiência. Isto é essencial para que o aluno possa relacionar com o assunto ensinado.

» Baixe o artigo completo clicando aqui.