UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

NÚCLEO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

CONSTRUINDO VALORES HUMANOS: DA ESCOLA PARA VIDA.

GILDÁSIO RODRIGUES TEIXEIRA

MARIA GEILZA DA SILVA

SARAH GOMES DE CARVALHO SILVA

 

 

2018.

Apresentação

No ano de 2018 foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental o plano de trabalho (Construção dos Valores Humanos: da Escola para a Vida), que partiu da demanda apresentada na instituição. Tendo como objetivo geral: Construir uma sociedade consciente e responsável acerca dos valores humanos, fazendo do ambiente escolar um marco no aprendizado e nas práticas desses valores.

A escola Antenor Navarro totaliza hoje com 1.782 alunos matriculados, que estão distribuídos nos seguintes seguimentos: educação infantil, fundamental anos iniciais e anos finais e a modalidade EJA, que contribuíram de forma ativa na realização das atividades propostas no plano de ação.

Objetivos desenvolvidos no plano

- Criar um ambiente escolar favorável ao aprendizado acerca dos valores/direitos humanos;

- Ensinar e aprender com os educandos a importância do respeito mútuo, do respeito às diversidades de opiniões;

- Desenvolver nos alunos uma imagem positiva se si mesmo, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepções de suas limitações;

- Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo a auto-estima e ampliando gradativamente as possibilidades de comunicação e interação social;

- Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse e respeito, valorizando a diversidade;

.- Conscientizar nossos educandos e a comunidade através deles, que com as prática/exercício dos valore humanos podemos ter uma sociedade, mas igualitária, onde homens e mulheres são iguais perante seus direitos e seus valores independentes da origem étnica (raça), classe social ou sexo;

- Elaborar/criar estratégias que possam minimizar os índices de violência no ambiente escolar e na comunidade como um todo através da valorização do ser humano.

- Diminuir a agressividade dentro e fora da escola.

- Fortalecer a ética dos alunos na construção de valores, de conhecimentos pessoais, sociais, visando à cidadania.

 

Estratégias e resultados obtidos

 

No planejamento mensal de maio, foram discutidos e acordados os subtemas que poderiam ser trabalhados com os alunos em sala de aula, para atendermos os objetivos propostos no plano de ação. Analisando os possíveis caminhos pra se trabalhar a construção de valores com os educandos, os subtemas foram pensados de acordo com as turmas, os quais foram divididos em: Ética e Cidadania; Leitura e escrita; Bullying; Cybebullying; Intolerância Religiosa; Respeito à mulher; Solidariedade; Respeito aos idosos e Respeito às pessoas com deficiência.

Formação de grupos por ano escolar para trabalhar os diversos valores que regem as relações sociais (respeito, solidariedade, empatia, dignidade, justiça social, gratidão, amor, tolerância, aceitação do outro, gentileza, cooperação, igualdade, otimismo, inclusão, coragem e etc...). Através de  debates, pesquisa literárias, seminários, peças teatrais, construção de cartazes, exibição de filmes. Ficando os professores responsáveis com as turmas, juntamente com a equipe técnica para construir as atividades e posteriormente apresentá-las no dia estipulado em planejamento para as apresentações.

Toda sociedade é formada por pessoas, famílias e as construções de valores que delas vêm. E, naturalmente, estes valores construídos são levados pelas pessoas para onde elas se inserem.

A formação completa do ser humano é um dos valores fundamentais da nossa escola. Para atingir este objetivo são necessárias, além do projeto pedagógico, ações práticas que viabilizem o projeto, levando em consideração a parceria família-escola.

A educação voltada para o respeito ao próximo visa mostrar que a construção da cidadania é a maneira de se melhorar o presente e formar os cidadãos do futuro.

Trabalhamos em nossa comunidade escolar os valores humanos, e com este projeto colocamos em prática as atitudes necessárias para o dia a dia.

Vivenciando boas maneiras, o respeitar ao próximo, a valorização das virtudes humanas como a bondade, amor, paz, honestidade, sabedoria, segurança, alegria, felicidade, coragem, dinamismo e as condutas.

Através de atividades envolvendo desenhos, teatro, fantoches, oficinas e confecção de cartazes em prol da conscientização das palavras mágicas como: Licença, por favor, obrigado (a), respeito ao próximo envolvendo pais, avós, amigos e pessoas também não conhecidas.

Esse projeto fez com que os nossos alunos notassem a diferença do tom de voz, a importância da gentileza, uma boa educação e a valorização do ser humano.

Relatório de desenvolvimento das Ações do Plano de Trabalho Escolar 2018

               Diante as ações propostas a função maior do Fundamental I foi e é contribuir para construção da cidadania, formando cidadãos conscientes, participativos e com uma conduta pautada em valores sólidos. No decorrer das ações, tentamos proporcionar ao aluno condições para que ele se conscientize da necessidade de respeito entre todos através do reconhecimento, da aplicação dos direitos e deveres de cada um, formando valores éticos e morais para o exercício de sua cidadania e cumprindo, assim, com o maior papel da escola: favorecer uma aprendizagem realmente significativa na formação de seres humanos mais conscientes, participativos e responsáveis no convívio social.

        Os valores humanos são fundamentos morais de consciência humana. Todos os seres humanos podem e devem tomar conhecimento dos valores a eles inerentes. Muito das causas que afligem a humanidade está na negação destes valores como suporte e inspiração para desenvolvimento integral do potencial individual e conseqüentemente social. Uma tomada de posição implica necessariamente eleger valores, aceitar ou questionar normas, adotar uma outra atitude e essas capacidades podem ser desenvolvidas por meio da aprendizagem como um todo, sendo essa um dos valores mais importantes e precioso que um indivíduo pode ter como ponto inicial de partida para se sentir bem. Pensando assim, faz-nos abranger neste Plano de Trabalho o tema Leitura e Escrita além de trabalharmos profundamente os temas já colocados como Bullying e Ética e Cidadania.

      De acordo com nosso cronograma apresentado, vamos detalhar abaixo através de alguns registros cada meta desenvolvida/atingida no transcorrer deste Plano de trabalho.

Conscientizar as crianças através de conversas informais, palestras com profissionais da área, dinâmicas e dramatizações (acrescentamos), proporcionando a troca de experiências do nosso cotidiano sobre o tema abordado.

Utilizar a apresentação de fantoches para sensibilizar as crianças através do lúdico, levando-os a interagir com os bonecos numa linguagem simples e adequada à sua faixa etária e transformando-os em futuros agentes multiplicadores da PAZ.

Compreender que através de atitudes como cooperação, tolerância, podemos transformar os atos de violência em atos de PAZ e consequentemente, resultar na melhoria do aprendizado.

Momento teórico: (Maio, Junho e Julho) Apresentação do fantoche:  Agosto.

Primeiro foi realizado com os alunos um debate sobre os valores que devemos ter diante nós mesmos e diante os nossos coleguinhas. Após esse momento, foi feita a troca de experiências de acordo com dinâmicas e atividades diferenciadas respeitando cada faixa etária dos alunos.

  • Debates e Conversas informais sobre a Construção dos Valores Humanos da escola para vida;

 

Os alunos/ turmas selecionadas passarão nas demais salas proporcionando palestras sobre o assunto abordado;

Os alunos protagonistas serão proporcionados à participarem de jogos diferenciados para analisarmos o resultado da conscientização  do assunto trabalhado, observando assim, o respeito mútuo em qualquer circunstancia.

Contribuir para formação ética e de cidadania dos educandos, a fim de que possam administrar as situações de preconceitos recorrentes, apropriando-se sempre do diálogo e da mediação para a resolução de problemas.

 

  • Palestras com os próprios alunos nas demais salas (visitas dos alunos palestrantes tanto nas salas do Fund. I como nas do Fund. II), acompanhado com nossa Assistente Social Maria Geilza da Silva (em algumas das dependências) e as professoras das salas. Os alunos abordaram temas como Bullying e  Ética e Cidadania onde abrangeram diálogos informais envolvendo os valores que devemos ter aos humanos.

 

Meta 3:

A necessidade de acrescentamos esta meta como mencionada acima, vem relacionar-se com a importância do ler e escrever, sendo acreditável que seja uma das experiências mais ricas que a escola pode oportunizar.

Através de alguns registros vamos acompanhar a participação de atos verdadeiros de leitura e de escrita. Sem exigências absurdas,  as crianças estão aprendendo sobre as funções sociais que a escrita e a leitura podem ter e estão construindo critérios importantes para, gradativamente, compreender como funciona nossa escrita alfabética. E é assim que este segmento pode ter espaços assegurados para lê-lo e o escrever sem desconfigurar o dia-a-dia dos nossos alunos dos 2° ao 5°anos.

Pensando assim, atividades foram realizadas como:

  • Construção do Correio da amizade

Considerações finais da equipe

O projeto em seu desenvolvimento motivou toda a comunidade escolar, de forma satisfatória, a qual estava empenhada na construção e fortalecimento dos valores humanos, os quais sobrepassam os muros da escola, buscando plantar a semente do amor e do respeito através dos variados subtemas trabalhados.

A escola foi palco para que nossos alunos brilhassem nas apresentações, construções e dramatizações, havendo colaboração dos alunos  durante toda a execução dos trabalhos em grupo, como também em todo o processo de organização desse plano, os alunos se doaram para colocar em prática os valores construídos e fortalecidos.

O projeto se tornou estratégia para resolução de conflitos na escola, pois os alunos compreenderam o verdadeiro significado da palavra respeito, transformando o ambiente escolar em um lugar agradável e solidário.

  Apesar de ter sido trabalhado durante quatro messes para o seu desenvolvimento e conclusão, se faz necessário a continuidade desse plano, pois vivemos em uma sociedade que precisa amadurecer seus conceitos, como também na forma de enxergar o outro sem julgamentos e nem preconceito.   

 

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Documento preliminar. MEC. Brasília, DF, 2017.

Site: https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/acessado em 28/03REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Documento preliminar. MEC. Brasília, DF, 2017.

Site: https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/acessado em 28/03/2018 as 11:30 horas.

IDEB por escola disponível em: http://www.qedu.org.br/cidade/4586-joao-pessoa/ideb/ideb-por-escolas

Lei Complementar nº 060 de 29 de março de 2010.

Prova Ana disponível em: http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb/sobre-a-ana

Projeto Geração Alfabetizada.

Declaração Universal dos Direitos Humanos -1948.

 

/2018 as 11:30 horas.

IDEB por escola disponível em: http://www.qedu.org.br/cidade/4586-joao-pessoa/ideb/ideb-por-escolas

Lei Complementar nº 060 de 29 de março de 2010.