CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

IVANILDA ALVES DE SOUZA GOMES

ANA DE SOUSA CELESTINO SILVA SANTOS


 

Licenciado/a, o/a professor/a tem nas mãos a habilitação da república para o exercício profissional. Porém, isso não basta, pois, a formação (inicial) deveria contribuir muito para sua atividade docente, desenvolvendo nos/as futuros/as professores/as a licenciatura, conforme afirma Pimenta (2009, p. 18),

Conhecimentos e habilidades, atitudes e valores que lhes possibilitem permanentemente irem construindo seus saberes-fazeres docentes a partir das necessidades e desafios que o ensino como prática social lhes coloca no cotidiano. Espera-se, pois, que mobilize os conhecimentos da teoria da educação e da didática necessários à compreensão do ensino como realidade social, e que desenvolva neles a capacidade de investigar a própria atividade para, a partir dela, constituírem e transformarem os seus saberes-fazeres docentes, num processo contínuo de construção de suas identidades como professores.

Essas compreensões remetem ao entendimento de que a formação é o principal agente formador da identidade do/a professor/a. É no processo formativo que a identidade vai sendo forjada, se adaptando e se transformando. Os conhecimentos já adquiridos da tradição e os novos conhecimentos é que sustentam/nutrem a identidade e a renovam. Contudo, este cenário exige decisão, abertura para o aprender e o ensinar, situar-se na realidade perceber a necessidade de se atualizar. A identidade profissional é um processo de construção do sujeito historicamente situado, e a identidade profissional, por tradição, conforme Pimenta (2009, p. 18-19),


 

Se constrói a partir de significação social da profissão; da revisão das tradições. Mas também da reafirmação de práticas consagradas culturalmente e que permanecem significativas. Práticas que resistem a inovações porque prenhes de saberes válidos às necessidades da realidade. Do confronto entre as teorias e as práticas, da análise sistemática das práticas à luz das teorias existentes, da construção de novas teorias.


 

Nesse processo de construção e reconstrução da identidade docente, o exercício profissional por meio da prática pedagógica denota uma atividade que carece de formação que propicie a efetiva construção e mobilização de conhecimentos, saberes, técnicas e habilidades, bem como atitudes inerentes à profissão para um desempenho qualificado no trabalho ou na prática pedagógica. Em sua tipologia, Pimenta (2009) elenca os seguintes saberes que constituem a identidade do/a professor/a: da experiência, da área do conhecimento específico, os pedagógicos e os didáticos.

Segundo a pesquisadora, os/as futuros/as professores/as chegam à universidade trazendo algumas experiências as quais lhes permitem compreender o que é ser professor/a, como se identificar como professor/a, experiências entre as quais percebem quais os/as professores/as que contribuíram para a sua formação até então, em qual deles/as procura se espelhar. Diante dessas experiências, conforme argumenta Pimenta (2009), ele/a desenvolve habilidades pessoais e constrói uma forma própria de ensinar - a didática -, ou, formas de como aliar a teoria e a prática. De forma mais simples, os saberes da experiência são adquiridos ao longo da profissão, na formação inicial e continuada e em sala de aula. A experiência também é produto de uma prática reflexiva – da própria e/ou com seus pares - em relação à didática, às metodologias e ao que mais implica no seu trabalho.

Os conhecimentos da área específica são adquiridos, a princípio, na formação inicial e ainda, para os/as futuros/as professores/as que anseiam mais conhecimentos, complementados em estudos - livros, trabalhos publicados, e outros. Estes conhecimentos são, muitas vezes, questionados pelos licenciandos, pois buscam, na formação, reconhecer o significado deles para si e para a sociedade na qual atuarão como formadores. Enfim, há uma série de questionamentos que fazem parte dos conteúdos/saberes que deverão ensinar, ainda que não concordem. Acerca desse pensamento adverte Pimenta (2009, p. 23) que,


 

Discutir a questão dos conhecimentos nos quais são especialistas (história, física, matemática, das línguas, das ciências sociais, das artes...) no contexto da contemporaneidade constitui um segundo passo no processo de construção da identidade dos professores no curso de licenciatura.


 

Significa afirmar que o/a professor/a, além de mobilizar, ele produz saberes/conhecimentos no seu exercício profissional. Nesse cenário, de acordo com Pimenta (2009), a didática ganha importância nos componentes curriculares uma vez que os saberes científicos sempre foram entendidos como fundamentais, deixando à margem os saberes pedagógicos ou didáticos. A autora afirma a necessidade de uma preparação didática qualificada para ser professor/a, o que requer aprimorar as técnicas, os métodos e as ferramentas a serem utilizadas no processo de ensino e de aprendizagem.

Assim, quanto aos saberes pedagógicos, Pimenta (2009, p. 25) expõe que estes são construídos a partir das necessidades pedagógicas demandadas pela realidade vivenciada pelo/a professor/a, o trabalho pedagógico como ponto de partida e de chegada. “Trata-se, portanto, de reinventar os saberes pedagógicos a partir da prática social da educação”. Esse reinventar é uma tarefa docente cotidiana, até porque, o ato de ensinar não é engessado, estático. Nem sempre o que se planeja acontece da forma esperada. Assim, cabe ao/a docente, mediante os diversos saberes constituídos, desenvolver uma prática pedagógica que favoreça a aprendizagem de seus alunos. Algo muito importante é o/a docente reconhecer que sua prática pedagógica está associada a transmitir saberes específicos, ligando teoria e prática. E isso se configura como docente (atuante, crítico/a, questionador/a) pesquisador/a de sua própria prática. Docentes com a identidade sempre em construção, em busca de novos saberes e conhecimentos, novas metodologias e estratégias de ensino – ou, o aprimoramento de sua prática pedagógica.

 

REFERÊNCIAS 

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. Textos de Edson Nascimento Campos – (et. al.); Selma Garrido Pimenta (Org.). 1. Ed. São Paulo: Cortez, 2009.