RESUMO

Os parâmetros curriculares nacionais de matemática abordam a importância da matemática no cotidiano, permitindo a solução de problemas e auxiliando na elaboração de conhecimento científico, pois a utilização de novas ideias tal como em métodos de ensino, pode ser usado na pratica como forma ostensiva de recurso na melhoria do ensino e aprendizagem.
Em vista isso, e levando em consideração o que vimos ao longo da nossa formação, observamos que as aulas de matemática têm sido sempre voltadas para teoria.
Após um período de observações no estágio supervisionado na rede pública, percebemos a necessidade desse acréscimo pratico nas aulas didáticas de trigonometria. Daí, então, faz-se necessário à ideia de se construir um teodolito, com produtos recicláveis, de fácil acesso e de baixo custo financeiro.
Com a construção desse aparelho caseiro, as aulas de trigonometria terão mais ênfase na absorção de conhecimento cientifico, pois com a pratica os alunos poderão calcular diversas distancias tanto verticais como horizontais em diferentes pontos existentes no ambiente, além de poderem perceber a real função dos ângulos, e por outro lado a utilização desse aparelho tornara as aulas de matemáticas mais interessantes.
Nossa pesquisa resulta de uma situação problema vivenciada dentro de sala de aula, aonde os alunos por sua vez demonstram diversas dificuldades, dentre elas, flacidez em assimilação de conteúdo, desânimos na aplicação prática do conteúdo abordado, ou seja, os mesmos não veem a utilidade pratica e teórica para sua vida futura e profissional com a introdução da matemática, daí então, a insatisfação a disciplina.
Palavras-Chave: Ângulos. Teodolito. Trigonometria. Dificuldades. Pratica.

1 – INTRODUÇÃO

De acordo com a nossa formação acadêmica no curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Matemática, vimos que a educação estar voltada para aulas teóricas, e sempre desenvolvida em sala de aula, tornando o ensino monótono, que por sua vez leva ao desinteresse do aluno. Por esta deficiência na aprendizagem, vimos durante o período de estágio, à necessidade de se adicionar na sala de aula uma forma de ensino prático para melhor ajudar na absorção do conteúdo, principalmente em trigonometria e geometria plana, disciplina estas essenciais no ensino fundamental.
Após este período de observações durante o estágio supervisionado na rede pública, percebemos a necessidade de um acréscimo prático nas aulas didáticas, em especial nas aulas de trigonometria. Daí, então, a escolha da temática surgiu, a construção e aplicação de um teodolito caseiro como forma prática de ensino durante as aulas de matemática, com materiais recicláveis, tornando possível ao aluno relacionarem o conteúdo de trigonometria e geometria com o seu cotidiano. Pois quando o aluno percebe a utilidade, ele automaticamente desperta o interesse e acaba compreendendo o que está sendo ensinado.
A escolha de tais disciplinas deu-se pela dificuldade encontrada nos alunos durante sua aplicação em sala de aula, onde percebemos que os mesmos sentiam-se confusos e perdidos, e ao mesmo tempo sem interesse em compreender tal assunto, despertando em nós um interesse de tentar mudar essa realidade.
A desmotivação dos alunos em sala de aula se dá por vários fatores em relação à matemática, pois cada aluno possuí suas limitações, algum destes alunos não possui base matemática suficientemente necessária em relação aos conhecimentos abordados, ou seja, os alunos vêm de um serie anterior com pouco conhecimento ou até mesmo nenhum conhecimento em relação a matemática. Outros demonstram flacidez em assimilação de conteúdo, e ainda outros demonstram desânimos na aplicação prática do conteúdo abordado, ou seja, os mesmos não vêem a utilidade pratica e teórica para sua vida futura e profissional com a introdução da matemática, daí então, a insatisfação a disciplina.
Os PCN indicam a necessidade de incorporar ao trabalho da escola “tradicionalmente apoiado na oralidade e escrita, novas formas de comunicar e conhecer” (Brasil, 1998, p.43) e ter o prazer de interagir uma nova forma de ensinar e aprender matemática a partir de modelos concretos construídos com o uso de materiais recicláveis.
13
A aplicação da trigonometria desde a antiguidade mostra sua origem incerta, pois não se sabe ao certo onde surgiu (BOYER, 1996), mas vemos que sua forma de trabalhar estar relacionado com medidas e ângulos. O teodolito e sua aplicação veem mostrar a importância da trigonometria em medidas de diferentes tipos de ângulos, levando o aluno a construir o seu próprio teodolito caseiro. A construção do teodolito terá uma precisão um tanto satisfatória para que os alunos possam descobrir medidas e ângulos aceitáveis.
Através dessa aplicação prática, o aluno perceberá a real função dos ângulos verticais e horizontais, podendo assim, obter resultados surpreendentes. Nesse sentido, ele perceberá que a matemática possui um sistema bastante eficaz que proporciona um melhor entendimento.
O uso do teodolito caseiro é uma das diversas formas de ensino prático que podem ser desenvolvida durante as aulas, transformando as aulas de matemática, que antes os alunos achavam “melancólicas”, em aulas bastante interessantes, fazendo com que eles desenvolvam maior precisão de raciocínio em relação á ângulos e medidas, além de tornar o ensino prazeroso e aceitável pelos alunos.
A metodologia se baseia em uma pesquisa qualitativa, aonde que visamos à importância de um método de ensino voltado para o aprimoramento e assimilação de conteúdos trigonométricos, sendo que a sua compreensão se dá alem dos recursos utilizados dentro de sala de aula, ou seja, os recursos abordados irão se expandir de forma satisfatória na introdução de materiais recicláveis para construção de um teodolito caseiro, assim ocorrerão sucessivamente demonstrações de trabalhos relacionados aos conteúdos propostos.
No decorrer do trabalho foram desenvolvidas diversas observações entre os alunos, entre elas, a participação, o interesse pelo conteúdo duvida, comportamentos, sugestões, criticas, etc. Também foi feito uma avaliação para verificar o rendimento de absorção do conteúdo.
Este método de ensino utilizado para assimilação de conteúdo demonstra de forma clara e objetiva a importância da utilização pratica como forma de melhoramento na aplicação do conteúdo de trigonometria, mas para que haja um resultado satisfatório em relação a este método e preciso que busque recursos didáticos voltados para o interesse do aluno, ou seja, basta realizar de forma pratica uma transposição didática como forma metodológica para um melhor aprimoramento qualitativo.