David Lindsey Bastos Matos

RESUMO: O objetivo desse artigo é a construção de um folder educativo sobre educação postural escolar, a partir de uma revisão de literatura. A educação postural escolar é um tema abordado e trabalho pelo programa saúde na escola (PSE), evidenciando a importância que deve ser dada ao tema devido a grande incidência de problemas posturais no ambiente escolar. Foi realizada uma revisão integrativa na base de dados SCIELO e LILACS utilizando como termos de procura as palavras, bem como pesquisas em livros. Embora as pesquisas em relação à Educação Postural Escolar estejam ganhando mais ênfase somente agora no contexto das pesquisas cientificas concluiu-se que o tema abordado é de grande relevância na comunidade científica bem como na social, abrindo espaço para a discussão e apresentando soluções para a disseminação da informação no âmbito escolar, fazendo com que os escolares aprendam a evitar eventuais problemas futuros decorrentes da má postura.

DESCRITORES:Postura, Ambiente escolar, Tecnologias educativas, Fisioterapia.

INTRODUÇÃO          

No Brasil, a educação básica ordena-se por faixa etária. A educação infantil compreende a idade de zero a cincos anos; o ensino fundamental, dos 6 aos 14, e o ensino médio dos 15 aos 17 anos¹.  Durante o ciclo escolar o sistema musculoesquelético acha-se em transcurso de maturação, e a utilização de mobiliário impróprio, o transporte de cargas exageradas e a manutenção prolongada de posturas estáticas são fatores de risco para o desenvolvimento corporal que podem acarretar desconfortos, algias ou incapacidades funcionais com alterações físicos-motoras².

O programa saúde na escola (PSE) foi estabelecido com a intenção de cooperar para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por intermédio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Uma de suas funções é o fortalecimento da vulnerabilidade dos estudantes, no campo da saúde, que possam comprometer o desenvolvimento pleno escolar, bem como a promoção da comunicação da comunidade escolar com as unidades de saúde, assim como o fortalecimento da participação comunitária das políticas de educação básica e saúde³.

Dentre as preocupações relacionadas ao crescimento anatômico, destaca-se a postura corporal, que é o estado de equilíbrio dos músculos e ossos, para a proteção das demais estruturas do corpo humano de traumatismo, seja na posição em pé, sentado ou deitado4. As autoras reforçam ainda que, um bom controle postural, com a solicitação de poucos músculos e baixo gasto de energia leva a boa postura.

Assim sendo, os maus hábitos posturais estabelecem problema de saúde coletiva, abrangendo estudantes de ambos os sexos em diversas idades, acabando por incitar fisioterapeutas e demais profissionais da saúde a sugerir programas educativos para a procura de hábitos posturais saudáveis, bem como precaver futuras complicações5.

Pode-se dizer que a educação postural se constitui em uma prática pedagógica baseada em experiências de aprendizagem que preconiza a conquista de conceitos e comportamentos que podem transformar os hábitos posturais adquiridos ao longo da vida e o desenvolvimento da má postura6.

Deste modo, o presente artigo teve o objetivo de construir um folder educativo sobre educação postural escolar, a partir de uma revisão de literatura.