Ana Paula Konrad

Weder Rogerio da Costa Vieira Dias

RESUMO

O estudo visou caracterizar o consórcio criado pelo MT regional no Estado de Mato Grosso na perspectiva da analise regional, discutida dentro das diferentes correntes geográficas (possibilismo, determinismo, geografia regional, nova geografia e geografia crítica). Para tanto, analisou-se, qual a finalidade dos consócios, com base em que corrente regional foi construído a junção dos municípios nessa perspectiva este estudo provocou a adoção de pesquisa bibliográfica referente à temática. Tendo como principal resultado destacou-se a importância dos consórcios para desenvolvimento econômico e ecológico das diferentes regiões do Estado de Mato Grosso, visando destacar também que e um programa feito através do governo do Estado que por sua vez esta, diretamente ligado ao agronegócio.

Palavra-chave: Região, Regionalização, Consórcios Municipais,

1. INTRODUÇÃO

A idéia de região e tão antiga que se constitui antes mesmo da geografia ser considerada ciência, este termo se vê presente, na construção da realidade e faz parte do senso comum, a idéia existe relacionada a dois princípios fundamentais: o de localização e o de extensão, como um conjunto de áreas onde há o domínio de determinadas características que distingue uma das outras onde fica evidente referirem-se sobre o termo região no dia a dia como: região quente, fria, alagada, produtiva e deserta, na verdade o termo região já e expresso em vários trechos da bíblia, muito antes de se tornar um conceito cientifico, e a geografia foi o campo privilegiado das discussões ao abrigar a região como um dos seus conceitos-chave.

Ao porque regionalizar e elaborar a divisão regional, proceder á analise regional estão relacionados aos momentos de desenvolvimento da geografia. (LENCIONE, 2003:22)

E nessa perspectiva através deste trabalho discutiremos as correntes geográficas, que em cada período do tempo teve uma visão diferenciada, servindo a determinados interesse vividos naquele momento, interesses esses políticos, econômicos, é através da disputa por território.

Sendo assim o presente artigo vem, através de uma revisão bibliográfica, apresentar uma analise com considerações teóricas e conceituais sobre a abordagem regional em geografia dentro das varias correntes geográficas, através da discussão com diferentes autores e debater em qual dessas correntes se encaixa a junção dos 141 municípios em regiões formada pelo Estado de Mato Grosso, e discutindo também como deve ser pensada a região hoje.