CONSIDERAÇÕES SOBRE DAR AULA PARA O 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Professor Me. Ciro José Toaldo

Ao escolher as turmas para lecionar, surpreendeu-me, por ser o último a escolher que deveria ficar com as três turmas do sexto ano do Ensino Fundamental.

Não posso negar a apreensão, mas, após certo tempo, percebi que havia ficado com as melhores turmas. Alunos que estavam iniciando os anos finais do Ensino Fundamental e estavam com todo o “gás” para apreender.

Obviamente que não obtive a unanimidade, alguns ‘pupilos’ ficaram no caminho, outros reprovaram, mas a maioria conseguiu chegar a meta final, ou seja, ir para o sétimo ano, sabendo história.

Algumas questões devem ser postas, primeiro as positivas e depois as negativas:

As positivas: alunos com muita energia e vontade de apreender, ou seja, se canalizadas para os objetivos do professor, será certo que estes alunos terão condições excepcionais para saber os conteúdos de história deste ano escolar. É preciso trabalhar com desafios, inovar a cada aula, deixar tarefas e surpreender sempre o aluno. Explique, envolva seu aluno e pode dar trabalhos e apresentações para eles, ficará surpreendido com o empenho desta garotada. Saiba elaborar dinâmicas em sala, para não queimar a sua aula. Ensine seus alunos a escrever, copiar do quadro, fazer bons trabalhos e o principal: produzir seu conhecimento. Par isto há inúmeros exercícios que os próprios livros didáticos estão apresentando. Mas, ensine seus alunos, nunca cobre na prova algo que você não trabalhou em sala.

Na verdade, o bom deste ano escolar é que eles ainda não estão com nenhum ‘vicio’ do aluno ‘malandro’ que deseja passar a perna no professor, apesar de que este contexto passa pela formação do individuo.

Cobre caderno com anotações, tarefas feitas e motive seus alunos. Ensinar História é ensinar a viajar no tempo.

Os aspectos negativos estão relacionados com os alunos que não apresentam os requisitos mínimos para o aprendizado, assim não conseguiram fazer, o portar-se com os que irão ter maior produtividade.  Este é um dos impasses enfrentados pelos professores, pois pedagogicamente não se pode deixar ninguém para trás, mas é preciso avançar, muitas vezes, nem o coordenador conseguem fazer com que este aluno avance. E aqui poderíamos elencar outros tantos problemas que são ligados com este tipo que aluno. Na verdade acabam sendo o espúrio da sociedade, ninguém os compreendem e muitos deles simplesmente abandonam a escola (este assunto é superdelicado).  

Enfim, minha experiência foi altamente positiva com o trabalho com alunos no sexto ano. Destaco que criei um blog no mundo virtual com eles, eles amaram, inclusive ganhamos prêmios em feiras de conhecimento na cidade.