Os sistemas de transporte público são partes essenciais para a estrutura e funcionalidade das cidades. Trata-se de conhecimentos que envolvem áreas multidisciplinares em economia, geografia, sociologia, engenharia e principalmente na dimensão política. O presente estudo tem como proposta a implantação Bus Rapid Transit (BRT) e/ou Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na cidade de Manaus. As justificativas necessárias de planejamento em transporte público vão além da demanda de passageiros, características técnicas e operacionais dos dois sistemas. Para entendermos os estudos desses sistemas de transporte público de passageiros, inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica dos conceitos de cidades no contexto do planejamento urbano, mobilidade e apresentação dos sistemas de transporte urbano coletivo no Brasil e em Manaus. Segundo o Plano de Mobilidade de Manaus, o sistema de transporte público manauara têm 47,7% dos ônibus como destino principal o centro histórico da cidade. Antes dos ônibus entrarem na paisagem urbana da capital amazonense, os bondes elétricos tiveram participação primordial do desenvolvimento urbano até a metade do século XX. Historicamente, o transporte público urbano de Manaus é problemático em infraestrutura e operação, pois recai em políticas públicas desinteressadas no principal serviço social urbano aos manauaras. Outrora, por volta do ano de 2010, houve uma movimentação política na mobilidade urbana e o projeto Monotrilho foi cogitado como proposta de implantação na cidade que, tinha como objetivo interligar a zona norte ao centro de Manaus. Sem o inicio das obras e construção do empreendimento, a prefeitura de Manaus adotou as faixas exclusivas para ônibus de tráfego misto. Com inconsistências operacionais e estruturais, o sistema tornou-se anódino, pois a capacidade da faixa é baixa em relação à demanda de passageiros existente. Nesse contexto, uma análise do custo de implantação dos sistemas BRT e VLT do Plano de Mobilidade Urbana de Manaus (PlanMob), considerando as estimativas de investimentos por km de construção desses sistemas, os cálculos demonstram que para o corredor viário Constantino Ney/Torquato Tapajós/Max Teixeira, na extensão de 12,5 km seriam necessários um custo de R$ 337,5 milhões de reais para a implantação de construção por via do BRT enquanto para o mesmo trajeto ficaria em R$ 1.237,5 bilhão de reais de construção por via do VLT.

INTRODUÇÃO

As cidades, em geral, apresentam desenhos urbanos e características variadas de acordo com o seu desenvolvimento social, espacial, ambiental e cultural. Essas características podem ser interpretadas como agentes que impulsionam o ritmo de construção das cidades. Para Leite (2012) ―As cidades são o maior artefato já criado pelo o homem.‖ Segundo Bentes (2012) ―a cidade deixa de ser vista como um fenômeno espontâneo e passa a ser entendida como resultados de interesses humanos‖. Em outro ponto de vista, Becker (2013, p. 16) afirma que ―as cidades são entidades sociais criadas por processos econômicos, sobretudo o comércio‖.
Embora haja diferentes pontos de interpretação sobre cidades, a relação comercial é a chave de oportunidade delas. O desenvolvimento econômico nas grandes metrópoles diferencia-se por áreas comerciais que abastecem a ideia de que as migrações e deslocamentos são as principais correntes de crescimento da malha urbana.
Cidade e transporte estão intimamente ligados. A necessidade de deslocar pela a cidade está compreendida desde uma simples caminhada, o uso de transporte público e privado e, até a opção pelo os automóveis. Com um serviço rápido e seguro os veículos motorizados individuais, carros e motos, facilitam a nossa vida. Com o crescimento da economia nos últimos anos, o número de veículos aumentou nos centros urbanos. A partir de 2009, passaram a ser vendidos mais de dois milhões de automóveis por ano no país (VASCONCELLOS, 2012, p. 28). Em geral, as cidades não são adaptadas para suportar uma grande quantidade de veículos e, por isso devem priorizar o transporte público, os pedestres e bicicletas.
Os sistemas de transporte público são fundamentais para a estrutura e funcionalidade das cidades, pois, considera-se que a eficiência de todas as ações envolvidas na realização do serviço de transporte público, ―provoca também uma forte mobilização científica e técnica para aumentar a rentabilidade do transporte e o armazenamento de bens, informações e pessoas‖ (SOMEKH, 2010, p. 26).
Nesse contexto, o sistema de transporte público de Manaus já apresenta sinais de saturação. Manaus ultrapassa dois milhões de habitantes e conta com uma frota de 1.620 ônibus (SMTU, 2015), no qual ainda é pouco para atender o deslocamento da população.
O panorama das linhas de ônibus que circulam nos sistemas viários da capital amazonense tem como o destino final o centro de comércio da cidade. Estas linhas possuem, segundo Kneib & Silva (2010), trechos desnecessários que coincidem entre si, pois possui como ponto destino final o centro da cidade, logo – ―devido à superposição das linhas – esse processo de formação da rede leva à geração de uma oferta de serviço excessiva ao longo dos corredores‖ (NAPIERALA, 2014, p. 18)
Duarte et al. (2012) justifica que para garantir a eficácia dos sistemas de transporte público por ônibus, soluções de corredores exclusivos ou segregação do sistema viário, são elementos estruturais importantes. Na cidade de Manaus existem três faixas de tráfego misto com prioridade aos ônibus, conhecidas como ―faixa azul.‖. Essas faixas exclusivas podem ser adotadas para estabelecer algum tipo de prioridade para o transporte público por meio de projetos de intervenção de baixo custo financeiro.
Considerando os conceitos discutidos, a importância social e ambiental que um sistema de transporte público tem para uma cidade, este estudo tem como objetivo avaliar as características técnicas, operacionais, indicadores de custo econômico dos sistemas Bus Rapid Transit (BRT) e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como proposta de implantação na faixa exclusiva norte-sul Constantino Nery/Torquato Tapajós/Max Teixeira.
Assim, na fundamentação teórica, será revisada a literatura do tema sobre transporte público urbano coletivo no Brasil e o contexto histórico do transporte urbano em Manaus.
Esse contexto aborda a introdução do bonde na capital amazonense até a organização atual do sistema de transporte urbano, público e privado. Além disso, esta primeira parte apresenta as vantagens e desvantagens dos dois sistemas em questão, BRT e VLT, assim como exemplos de sistemas de transporte público nas principais capitais brasileiras.
Nos resultados e discussão, coloca-se a moção das respostas verificadas sobre os custos econômicos de implantação dos sistemas de transporte público BRT e VLT para a cidade de Manaus, bem como a capacidade das infraestruturas de transporte coletivo por ônibus na faixa exclusiva norte-sul e, as considerações e perspectivas futuras no transporte coletivo em Manaus...