O Perdão é uma atitude, uma ação, que só pratica aquele que tem amor. Uma pessoa rancorosa, maldosa, ruim, não consegue perdoar, pois o perdão exige o amor!

Perdoar alguém é uma tarefa muito complicada, pois a outra pessoa pode não querer ser perdoada, pois na verdade pensa estar certa.

Se penso que estou certo, então não haverá arrependimento, como posso me arrepender por aquilo que não fiz de errado? Então, o perdão tem um caminho cheio de obstáculos a seguir:
1 - Existiu um erro.  Isso todos concordam.
2 - Quem ficou machucado nessa situação? A pessoa "A" ou a pessoa "B", ou ambas as pessoas?
3 - É necessário fazer um exame de consciência. Portanto, a consciência é um fator primordial nesse caminho do perdão.
4 - A consciência pode falhar. Mas, a Palavra nos alerta que temos um Advogado no Céu. Esse advogado é Jesus, mas que por meio do Espírito Santo despertará nosso espírito a tocar o sininho da Consciência.
5 - A consciência precede o Arrependimento. O arrependimento vem antes do perdão.
6 - O Perdão. O perdão é concedido àquele que se arrepende. Pedro no templo diz em Atos 3:19  - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados.
7 - Mas, e se a pessoa não se arrepende, você deve perdoá-la? Sim! Você tem que fazer a sua parte, pois assim você estará liberado para seguir em frente. Caso não seja possível perdoá-la pessoalmente faça isso diante de Deus.
8 - Porém, se a pessoa não se arrepende, e não tem consciência de que errou! Procure-a e tente esclarecer os fatos. Demonstre que você ficou profundamente magoado. Faça sua parte. Mesmo que ela não reconheça e peça perdão, não tem problema, pois você agiu corretamente.

Assim funciona a nossa consciência:

"Rm2.15 os quais mostram a obra da lei escrita no seu coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os".