CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS POR MEIO DE FORMAS GEOGRÁFICAS

NEIDE APARECIDA COSTA.

RESUMO

O presente trabalho mostrará os conhecimentos específicos e formais da Geografia por meio das formas, dimensão e movimentos do nosso planeta e as suas diferenças entre as Regiões Naturais e trabalhar as suas formas de organização cultural, social e econômica que foram formalizadas e sistematizadas por pesquisadores que estudam esses campos de estudos desde o final do Século XIX, tais conhecimentos que geraram um mapeamento cientifico do nosso planeta desde o seu quadro natural, econômico, social e cultural. Essas criações servem para orientações e localização de distâncias e curvatura da superfície terrestre, porem esses dados como convenções, nomenclatura é usada na Geografia para identificar os orientais e ocidentais e os povos do sul ao norte entre as demais possibilidades e espaços geográficos.

PALAVRAS CHAVES: Espaços geográficos, Conhecimento, Mapas.

INTRODUÇÃO

Trabalhar com a Geografia faz com que o professor responsável por essa área faça pesquisas mais avançadas e conheça o seu território e que busca saber o porquê ele é assim e quais as características geográficas que tornou ele assim.

Segundo Parabolica Mará (1991) diz o seguinte:

“Antes mundo era pequeno porque Terra era grande. Hoje mundo é muito grande porque Terra é pequena”.

E quando o autor faz essa citação significa que a Dimensão Política do Espaço Geográfico antes era muito grande e não era tão explorada Antigamente e nos dias Atuais essa dimensão muda a sua colocação, pois os estudiosos e pesquisadores já conhecem de certa maneira todo o território geográfico de sua escolha e esse Universo ainda continua extenso porem com uma diferença já se sabe aproximadamente a sua dimensão no espaço.

Porem este conteúdo estruturante engloba os interesses relativos aos territórios e as suas relações de poder, econômicas e sociais que o envolve. Assim abordaremos um dos campos de estudo da Geografia que tem como interesse o território: a Geopolítica.

A geopolítica nem sempre foi vista com bons olhos, pois no período da II Guerra Mundial, a geopolítica, com suas ideias de espaço vital e povos superiores, atendeu apenas aos interesses do governo nazista alemão.

 Geopolítica está relacionada ao poder e a quem a exerce e os termos mais importante, quando se fala de geopolítica, é perguntar: Quem está exercendo o poder? Quem está dando as ordens sobre aquela porção do espaço? e O que pode ser chamada de território? Perguntas essas que aborda inúmeros conteúdos na área de pesquisa. A geopolítica de hoje é um dos campos de estudos interdisciplinar, pois pesquisa e quer entender as possibilidades de confrontos ou de crises político-diplomáticas ou econômicas; as estratégias para os grupos se tornarem hegemônicos no espaço geográfico; ou ainda, para ocupar racionalmente os ambientes naturais. Tudo isso exige os conhecimentos de Geopolítica e de muitas outras ciências envolvidas.

No início do povoamento no território Brasileiro, o País que viria a ser chamado de Brasil, a população de origem europeia e africana ficou bastante restrita ao litoral, desenvolvendo inicialmente apenas atividades econômicas com características extrativistas.

 DESENVOLVIMENTO

As divisões acorridas em diferentes áreas de controle e mapeamento geográfico foram importantes para cada um dos grupos ou tribos urbanas, pois o território é a fundamental base para a afirmação do seu poder sobre o espaço esse é o fator que vai permitir e definir até onde podem ter a postura social que dá identidade a cada grupo, ou seja, o que marca o grupo. Fora daquele território, manter a mesma postura pode gerar problemas, pois provavelmente estará invadindo território de outro grupo.

Estudiosos desse processo de globalização, são entusiastas do livre mercado e afirmam que a abertura da economia seria a solução para aumentar o bem-estar social das populações dos países pobres e dos povos de um modo em geral. Por outro lado, há quem afirme justamente o oposto, ou seja, o fortalecimento dos Estados e o controle das importações como forma de aumentar o bem-estar social.

A globalização acaba divulgando por todo o mundo o modo de vida e de consumo que atende aos interesses do modo capitalista de produção. Como sabemos, o padrão de consumo nos Estados Unidos, nos países da Europa Ocidental, no Japão e na Austrália é bastante elevado em relação ao nosso País. [...]