Como enunciava Dimas Iksilara,"Ser livre é conseguir flutuar entre a diversidade e a multiplicidade, sem perder a identidade".Tal aforismo está, nitidamente, presente no ínterim do respeito. Mas por infelicidade, uma fração do corpo social não vive tal realidade. Seja por falta de diálogo e conhecimento, seja por"extremismo religioso", é notória a faceta da exclusão dos dessemelhantes, que vem trateando minorias desde séculos obsoletos.

"O segredo da vida está na arte", disse o escritor Inglês Oscar Wilde.Tal postulado demonstra a enorme necessidade de conhecimento das diferentes perspectivas artísticas.No Brasil, por motivo de sua "multi-colonização", formou-se uma pluralidade de culturas vindas de praticamente todas as partes do mundo, mas, como parte da coletividade encontra-se apedeuta, insistem em tornar o país tupiniquim monocultural, instaurado restrições quanto à liberdade de expressão das culturas é tradições estrangeiras,sendo até mesmo consideradas alvo de perseguições.

Segundo a célebre escritora norte Americana Helen Keller"O resultado mais sublime dá educação é a tolerância",dogma este que deveria estar presente no dia a dia dos religiosos, pois estes defendem piamente o amor é o respeito, o que lamentavelmente não acontece com frações de fiéis. Diariamente, é possível deparar-se com pessoas julgando sua religião superior as demais, e, às vezes, estes alienados  querem determinar sua religião como única no país tropical, onde se encontra um estado laico.Esse confronto mostra o quão ruim pode se tornar o extremismo religioso.

Como foi observado no filme"V de Vingança", do diretor James Mc Teige, "Igualdade, Justiça e Liberdade são mais que palavras, são perspectivas".Tal sentença caracteriza o modelo ideal a ser seguido pela pátria canarinho. Tendo em vista esse modelo, observa-se que existe a grande necessidade do Ministério da Educação substituir a matéria" religião"por "Pluralidade Religiosa e Étnica no Brasil", visando não disseminar  apenas da religião do professor da matéria, evitando que as crianças aprendam apenas o que o professor segue, ou acredita.Com a inserção da nova matéria, existirá um diálogo sendo estabelecido em sala de aula, trazendo informação e conhecimento ao meninos que são o futuro da nação.Esta medida irá causar uma transmutação nas crianças de maneira ostensiva, afetando os pais e conectando toda uma coletividade.

-Marcelo Augusto Alencar dos Santos