O airsoft é um esporte que nasceu no Japão em meados dos anos 80. O objetivo do airsoft é simular da maneira mais realista possível um combate armado real. Para o jogo, se usa réplicas fieis de armas verdadeiras que disparam pequenas esferas plásticas de 6mm de diâmetro, chamadas de BBs. O airsoft vem se espalhando por vários países, e pode ser praticado por qualquer tipo de pessoa em qualquer lugar do mundo. Ele tem como princípios a honra, amizade e companheirismo, e exige que os seus praticantes sigam os mesmos princípios no jogo, e consequentemente, em suas vidas. A munição no airsoft não possue tinta, portanto é necessário que o jogador que for atingido possua honra e honestidade para se acusar quando for atingido. O airsoft depende desse sistema para funcionar.

Como já dito, qualquer pessoa pode praticar o airsoft. Ele não possue nenhum vínculo militar ou politico. Seu objetivo é puramente recreativo, sempre agregando valores como amizade e respeito. É uma competição saudável e que exige muito do jogador. O campo de jogo pode ser muito variado, assim como um campo de batalha real. O importante é simular uma situação de combate da maneira mais realista possível.

Suas armas são extremamente parecidas com armas reais, e é possível dizer que para todos os tipos de armas reais existe uma réplica de arma de airsoft. As armas, apesar de serem praticamente idênticas a armas reais, possuem um mecanismo completamente diferente, fazendo assim com que seja impossível a conversão da arma de airsoft para o uso de munição real. As armas podem funcionar de maneira elétrica (chamadas de AEG, do inglês automatic electric gun), a gás (chamadas de GBB, do inglês gas blow back) ou a mola. As mais comúns são as elétricas, geralmente fuzis ou sub-metralhadoras. O sistema a gás geralmente é mais usado para pistolas, embora existam raras armas de maior porte com esse funcionamento, elas também são caras. O mecanismo a mola é mais antigo, porém shotguns e snipers ainda usam esse sistema de maneira muito efetiva.

O airsoft brasil vem crescendo, atraindo cada vez mais adeptos. Se você pretende iniciar na prática do esporte, é obrigatório que antes de comprar uma arma de airsoft, fazer uma pesquisa sobre onde jogar, conhecer jogadores mais experientes e conhecer bem o esporte. Se você é um amante do mundo militar, segue os princípios do airsoft e pretende praticar uma atividade física que exige muito mas que também é muito recompensadora, o airsoft é para você!