As religiões espiritualistas vêm se tornando mais populares no mundo ocidental onde as pessoas cada dia mais se identificam com a ideologia dessas crenças: conhecer a si mesmo para alcançar a evolução. Essa máxima parece ser realmente a chave para o crescimento tanto pessoal, mas como para qualquer outro setor, como o empresarial por exemplo.

Porém, para uma empresa se conhecer não basta saber bem quem são seus clientes, os produtos que vende e aonde quer chegar, a empresa precisa conhecer a fundo todos os setores de seu empreendimento e usar as métricas e padrões corretos para avaliar o seu real rendimento.

Toda empresa tem falhas e um departamento mais complicado que o outro e por isso é importante ter em seu quadro de funcionários uma pessoa qualificada para determinar as áreas que devem ser analisadas e com indicadores de desempenho bem definidos, identificar as falhas e acertos cometidos, obtendo assim a visão de como a empresa realmente é.

Neste processo nenhum setor deve ser negligenciado, pois a eficácia de todos juntos determinam o bom funcionamento ou não de uma companhia. Abaixo vamos ver alguns exemplos setores cujo desempenho deve ser avaliado.

Finanças: Uma empresa deve saber exatamente as quantas andam seu caixa, sua margem de lucro, empréstimos, capital de giro, liquidez, tributações, etc.

Administração: O conhecimento de seus gestores, planejamentos, liderança, capacidade de gerenciar pessoas, processos, etc.

Vendas: As vendas geram o capital que mantêm a empresa funcionando, por isso é fundamental analisar o potencial de compra de clientes, analisar vendas perdidas, busca de novos clientes, mercados, devoluções, defeitos, reposições etc.

Produção: O processo de produção deve ser monitorado quanto ao tempo gasto, aproveitamento de materiais, compra de materiais, estoque, logística, etc.

Informação e Tecnologia: Analisar os processos de informatização, telecomunicação, investimentos em novas tecnologias, programas, desempenho dos equipamentos, etc

Equipe: Os colaboradores são os principais bens de uma empresa. É necessário avaliar cuidadosamente esse setor em diversos aspectos como, quantidade de funcionários adequada, treinamentos, desempenho das funções, programa de férias, bonificações, etc.

Produto: A qualidade, comercialização, modernização, aceitação no mercado, melhorias, ampliação de linha, etc. são apenas alguns dos muitos detalhes que devem ser avaliados.

Os indicadores de desempenho usados para avaliar pontos mencionados acima em uma empresa, não necessariamente servirão para outra do mesmo ramo, pois é um processo realmente interno e personalizado. Um profissional preparado, ou uma empresa de consultoria qualificada saberão não só definir os indicadores, mas também com o resultado da análise em mãos, traçar metas e criar estratégias para melhorar os pontos fracos e alavancar o crescimento da sua empresa.