Autora: Silvana Bento de Melo Couto

E-mail: [email protected]

Instituição: Escola Municipal “José Evaristo Costa”.

 

 RESUMO

 

Este artigo objetiva relatar um projeto que foi desenvolvido no I semestre do ano de 2017, com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Evaristo Costa do município de Araputanga – MT, com a seguinte questão norteadora - exploratória: Como nascem as flores? Para que os alunos pudessem aprender da melhor forma possível, tendo maior êxito em seu processo de aprendizagem houve um processo de associação de informações inter-relacionadas entre todas as áreas do conhecimento. A cada expedição investigativa, a cada descoberta de novas flores, novas ideias iam surgindo, despertando nos alunos um maior interesse pela pesquisa. Nossa intenção pedagógica foi de conhecer o processo da germinação das sementes e a importância da contribuição das flores no processo reprodutivo de sementes do vegetal. Com essa intenção, os alunos observaram as flores do jardim de suas residências, pesquisaram na internet, visitaram viveiros de plantas e flores, foram à floricultura, fizeram visita à Feira de exposição de orquídeas e rosas do deserto na Feira Municipal de Araputanga – MT, com o intuito de conhecerem uma maior variedade possível de flores. Da experiência, relatamos que houve uma aprendizagem significativa, pois o caráter investigativo dessa proposta pedagógica evita a fragmentação de conteúdos e promove complementaridade de saberes, favorecendo a interação, autonomia e uma aprendizagem contextualizada. Os alunos conseguiram compreender que apesar das flores contribuírem com a beleza da natureza, encantando os nossos olhos e alegrando nossa vida, principalmente durante a estação da primavera, a existência das flores possui um objetivo reprodutivo, que é o contribuir com a produção de sementes do vegetal. Desta maneira, novas plantas são capazes de surgir e crescer. E, também conheceram o processo de germinação das sementes e o processo de composição e reprodução das flores.

PALAVRAS-CHAVE: Germinação. Contribuição. Aprendizagem contextualizada.

 

INTRODUÇÃO

A organização do trabalho pedagógico por meio de projetos constitui uma das posturas de ensino mais dinâmica e eficiente, sobretudo por sua força motivadora e aprendizagens em situação real de atividade globalizada e trabalho em cooperação (Porto, Amélia. 2012). Vizentin enfatiza que:

 

Ao criar um ambiente investigativo em sala de aula, o professor vai permitir a confrontação daquilo que o aluno pensa com o que pensam seus colegas. [..] Deve-se ter como ponto de partida, para construção de uma aprendizagem significativa, o conhecimento que o aluno já possui, já traz do seu cotidiano para, então, torná-lo mais elaborado, torná-lo cientifico (p. 13).

 

Nossa intenção pedagógica foi de conhecer o processo da germinação das sementes e a importância da contribuição das flores no processo reprodutivo de sementes do vegetal. A escolha pelo tema foi feita a partir do desenvolvimento de uma Sequência Didática que estava sendo trabalhada: Trabalhando o gênero Cantiga. No momento em que estávamos cantando a cantiga popular: O cravo brigou com a rosa, alguns alunos alegaram não conhecerem a flor cravo, outro aluno que já tinha o conhecimento da flor, questionou se só havia cravos de cor amarela, já que há rosas de várias cores. Tais questionamentos despertou a curiosidade em conhecer as variedades de flores, de conhecer o processo de germinação das sementes e também de conhecer a importância das flores na reprodução das plantas. 

 

MATERIAIS E MÉTODOS

 

Este trabalho foi desenvolvido com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal “José Evaristo Costa” na cidade de Araputanga – MT, no ano de 2017. Os alunos observaram as flores do jardim de suas residências, pesquisaram na internet, visitaram viveiros de plantas e flores, foram à floricultura, fizeram visita à Feira de exposição de orquídeas e rosas do deserto na Feira Municipal de Araputanga – MT, com o intuito de conhecerem uma maior variedade possível de flores.

A cada visita nos locais onde ocorreu a expedição investigativa, os alunos observavam atentamente cada flor, cada detalhe e ficavam encantados com a sua beleza. Eles questionavam sobre como era feito o cuidado com a flor, se o plantio da flor era por mudas ou por sementes. Quanto tempo levaria pra flor nascer e no caso da semente, quanto tempo levaria pra germinar e se a flor poderia ser plantada em qualquer tipo de solo.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

No decorrer do desenvolvimento do Projeto os alunos conseguiram compreender que apesar das flores contribuírem com a beleza da natureza, encantando os nossos olhos e alegrando nossa vida, principalmente durante a estação da primavera, a existência das flores possui um objetivo reprodutivo, que é o contribuir com a produção de sementes do vegetal. Desta maneira, novas plantas são capazes de surgir e crescer. E, também conheceram o processo de germinação das sementes e o processo de composição e reprodução das flores.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

No decorrer da execução do projeto, observamos que houve uma aprendizagem significativa, pois houve um processo de associação de informações inter-relacionadas entre todas as áreas do conhecimento. Os alunos apresentaram disposição em executar as atividades que foram planejadas e organizadas de forma não repetitivas, não memorizando mecanicamente, mas sim aprendendo de forma significativa com o contato direto, por meio de observações e registros com seu objeto de estudo. A cada expedição investigativa, a cada descoberta de novas flores, novas ideias iam surgindo, despertando nos alunos um maior interesse pela pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://blog.giulianaflores.com.br/arranjos-e-flores/cravos-conheca-sobre-flor-deuses/

https://flordojardins.topartigos.com/significado-flor-cravos.html

https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-plantar/noticia/2013/12/como-plantar-cravo.html

Kindel, Eunice Aita Isaia. Práticas pedagógicas em Ciências: espaço, tempo e corporeidade / Eunice Aita Isaia Kindel; ilustrações de Eloar Guazzelli. – Erechim: Edelbra, 2012.

Porto, Amélia. Ensinar ciências da natureza por meio de projetos: anos iniciais do ensino fundamental / Amélia Porto, Lízia Porto. – Belo Horizonte: Rona, 2012.

Vizentin, Caroline Rauch. Meio ambiente: do conhecimento cotidiano ao científico: metodologia, ensino fundamental, 1º ao 5º ano / Caroline Rauch Vizentin, Rosemary Carla Franco; ilustrações: Silmara Egg – Curitiba: Base Editorial, 2009.