CONHECENDO MELHOR A BÍBLIA

TEMA DO ESTUDO: “Não Basta Ser Igreja – Tem Que Ser Profética”

TEXTO ÁUREO: “E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão” (Atos 2:17,18)

INTRODUÇÃO

A grande verdade é que quando uma determinada Igreja não é profética, ela passa a ser apenas um projeto humano cumpridor de rituais e cerimonialismos. Por isso, a Bíblia usa dois termos para apontar a característica, a essência de uma Igreja, a saber, Logos e Rhema. Sendo que esses dois tipos de igrejas são mais comumente conhecidos como Tradicionais e Pentecostais, ou seja, enquanto uma dá vazão à manifestação do Espírito, a outra não. Vamos conhecer o significado dessas duas palavras.

CORPO DO ESTUDO

Primeiramente, é bom saber que esses dois vocábulos: “Logos” e “Rhema” possuem basicamente o mesmo significado, ou seja, é a Palavra de Deus; porém, na língua grega em que foi escrito o Novo Testamento, estes dois vocábulos possuem significados diferentes. Vejamos: “Logos” significa a palavra de Deus dita, escrita, enfim, Logos é basicamente a letra, é o conhecimento e a vontade de Deus para as nossas vidas através da Bíblia que na sua totalidade é a palavra de Deus, enfim, é a sua palavra objetiva para a salvação da alma humana. Sendo que o Logos está presente ou pelo menos deveria estar em todas as igrejas: “SE ALGUÉM ME AMA; GUARDARÁ A MINHA PALAVRA [logos]            (João 14:23).

O exercício do ministério Logos requer o bom uso da palavra e sem distorções: “PROCURA APRESENTAR-TE A DEUS APROVADO, COMO OBREIRO QUE NÃO TEM DE QUE SE ENVERGONHAR, QUE MANEJA BEM A PALAVRA DA VERDADE” (2 Timóteo 2:15). Por outro lado, quando uma igreja vive somente da palavra Logos isto poderá significar num perigo; pois quando essa palavra se limita à prática tão somente de liturgias e de cerimoniais, ela poderá atrofiar e até matar: A LETRA MATA, MAS O ESPÍRITO VIVIFICA” (2 Coríntios 3:6). Noutras palavras, há cultos e missas onde as pessoas entram vazias e saem mais vazias ainda.

Quanto ao significado da palavra Rhema, eu diria que é a palavra anunciada com mais profundidade e vinda mais diretamente do Espírito Santo do Senhor ao coração humano com o objetivo de proporcionas mudanças, transformações e manifestações de grandes milagres; porque uma igreja sem testemunhos representa num evidente sinal de que ela não está vivendo debaixo do Rhema de Deus, do sobrenatural do Senhor: “OS APÓSTOLOS REALIZAVAM MUITOS SINAIS E MARAVILHAS NO MEIO DO POVO” (Atos 5:12).

De acordo com o livro de Habacuque, isto já estava previsto que aconteceria: “VEDE ENTRE AS NAÇÕES, E OLHAI; MARAVILHAI-VOS E ADMIRAI-VOS; PORQUE REALIZO EM VOSSOS DIAS UMA OBRA, QUE VÓS NÃO ACREDITAREIS, QUANDO VOS FOR CONTADA” (Hc 1:5). Esta profecia tem um caráter contínuo, pois Deus sempre realizou, e ainda irá realizar, maravilhas no meio do seu povo onde quer que ele esteja. Logo, ao contrário de outras opiniões, eu creio que o Rhema de Deus está mais diretamente ligado a uma manifestação sobrenatural do Espírito Santo que começou na era cristã no Dia de Pentecostes: “AO CUMPRIR-SE O DIA DE PENTECOSTES, ESTAVAM TODOS REUNIDOS NO MESMO LUGAR. DE REPENTE VEIO DO CÉU UM RUÍDO, COMO QUE DE UM VENTO IMPETUOSO, E ENCHEU TODA A CASA ONDE ESTAVAM SENTADOS. E LHES APARECERAM UMAS LÍNGUAS COMO QUE DE FOGO, QUE SE DISTRIBUÍAM, E SOBRE CADA UM DELES POUSOU UMA. E TODOS FICARAM CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO, E COMEÇARAM A FALAR NOUTRAS LÍNGUAS, CONFORME O ESPÍRITO LHES CONCEDIA QUE FALASSEM”            (Atos 2:1-4). Veja que o Rhema de Deus envolveu mais diretamente os Dons Espirituais na Igreja Primitiva.

Então, uma igreja que fecha as suas portas para a manifestação dos dons do Espírito Santo não pode ser considerada como Rhema, e sim como Logos apenas, isto é, sem vida, sem experiências com o sobrenatural de Deus e onde nada de substancial acontece porque o Espírito Santo é sufocado, colocado à parte por questões doutrinárias ultrapassadas, de meras liturgias. Recapitulando, Logus é a palavra pregada, anunciada; enquanto que Rhema é a aplicação do Logus de forma sobrenatural que produz os milagres necessários, como: Conversões, curas, libertações, transformações, meios de prosperidades e etc. Logo, a letra mata quando ela não produz resultados práticos na vida de alguém. No próximo nos teremos a segunda parte deste estudo.  Que Deus te abençoe hoje e sempre!

Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 36 anos)

O QUE É UMA IGREJA PROFETICA?

a) A partir da premissa de que os Dons Espirituais estão diretamente ligados ao Rhema de Deus, aos seus oráculos – que é a Palavra revelada de forma sobrenatural -, nós devemos então valorizar esses dons; como, principalmente, o da profecia. Ademais, não é pelo fato do mau uso deste dom por alguns ministérios espalhados por aí que nós iremos menosprezá-lo: “SEGUI O AMOR E PROCURAI, COM ZELO, OS DONS ESPIRITUAIS, MAS PRINCIPALMENTE QUE PROFETIZEIS” (1 Coríntios 14:1).

b) Uma Igreja Profética, em minha concepção pessoal, é aquela que se compromete inteiramente com as verdades do evangelho de Cristo, sem, no entanto, se deixar levar pelas artimanhas do engano, da mentira, do senso de exploração e dos diversos meios de subterfúgios que são criados com o intuito de conquistar os incautos, o que impede o mover do Espírito Santo: “E MUITOS SEGUIRÃO AS SUAS PRÁTICAS LIBERTINAS, E, POR CAUSA DELES, SERÁ INFAMADO O CAMINHO DA VERDADE; TAMBÉM, MOVIDOS POR AVAREZA, FARÃO COMÉRCIO DE VÓS, COM PALAVRAS FICTÍCIAS; PARA ELES O JUÍZO LAVRADO HÁ LONGO TEMPO NÃO TARDA, E A SUA” DESTRUIÇÃO NÃO DORME” (2 Pedro 2:2, 3).

c) Em suma, uma igreja profética não se corrompe, não cede aos apelos ilícitos. Por ela viver no Rhema de Deus, sua experiência com o sobrenatural divino a faz forte, inabalável e incorruptível neste mundo tenebroso onde o mal tem imperado: “SABEMOS QUE SOMOS DE DEUS E QUE O MUNDO INTEIRO JAZ NO MALIGNO” (João 5:19).

UMA IGREJA PROFÉTICA CONVIVE COM QUATRO MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO

As quatro manifestações são as seguintes: Profecia, visão, revelação e sonho: “ENTÃO, DISSE: OUVI, AGORA, AS MINHAS PALAVRAS; SE ENTRE VÓS HÁ PROFETA, EU, O SENHOR, EM VISÃO A ELE, ME FAÇO CONHECER OU FALO COM ELE EM SONHOS” (Números 12:6). Vejamos mais um texto: “PELO CONTRÁRIO, DEUS FALA DE UM MODO, SIM, DE DOIS MODOS, MAS O HOMEM NÃO ATENTA PARA ISSO. EM SONHO OU EM VISÃO DE NOITE, QUANDO CAI SONO PROFUNDO SOBRE OS HOMENS, QUANDO ADORMECEM NA CAMA, ENTÃO, LHES ABRE OS OUVIDOS E LHES SELA A SUA INSTRUÇÃO” (Jó 35:14,15).

Desta vez o escritor destaca as duas maneiras diretas de Deus falar com o homem: Sonho e visão. Assim sendo, o Rhema de Deus sempre está à disposição daquele que acredita e vive debaixo do sobrenatural de Deus. O apóstolo Paulo mesmo teve a experiência de conviver com essas quatro manifestações do sobrenatural do Senhor. Vejamos:

1ª) A Profecia: DEMORANDO-NOS ALI ALGUNS DIAS, DESCEU DA JUDÉIA UM PROFETA CHAMADO ÁGABO;E, VINDO TER CONOSCO, TOMANDO O CINTO DE PAULO, LIGANDO COM ELE OS PRÓPRIOS PÉS E MÃOS, DECLAROU: ISTO DIZ O ESPÍRITO SANTO: ASSIM OS JUDEUS, EM JERUSALÉM, FARÃO AO DONO DESTE CINTO E O ENTREGARÃO NAS MÃOS DOS GENTIOS” (Atos 21:10,11).

2ª) A Visão: “À NOITE, SOBREVEIO A PAULO UMA VISÃO NA QUAL UM VARÃO MACEDÔNIO ESTAVA EM PÉ E LHE ROGAVA, DIZENDO: PASSA À MACEDÔNIA E AJUDA-NOS. ASSIM QUE TEVE A VISÃO, IMEDIATAMENTE, PROCURAMOS PARTIR PARA AQUELE DESTINO, CONCLUINDO QUE DEUS NOS HAVIA CHAMADO PARA LHES ANUNCIAR O EVANGELHO”         (Atos 16:9,10).

3ª) A Revelação: “PORQUE, ESTA MESMA NOITE, UM ANJO DE DEUS, DE QUEM EU SOU E A QUEM SIRVO, ESTEVE COMIGO, DIZENDO: PAULO, NÃO TEMAS! É PRECISO QUE COMPAREÇAS PERANTE CÉSAR, E EIS QUE DEUS, POR SUA GRAÇA, TE DEU TODOS QUANTOS NAVEGAM CONTIGO. PORTANTO, SENHORES, TENDE BOM ÂNIMO! POIS EU CONFIO EM DEUS QUE SUCEDERÁ DO MODO POR QUE ME FOI DITO (Atos 27:23-25);                 

4ª) O Sonho: “CONHEÇO UM HOMEM EM CRISTO QUE, HÁ CATORZE ANOS, FOI ARREBATADO ATÉ AO TERCEIRO CÉU (SE NO CORPO OU FORA DO CORPO, NÃO SEI, DEUS O SABE) E SEI QUE O TAL HOMEM (SE NO CORPO OU FORA DO CORPO, NÃO SEI, DEUS O SABE) FOI ARREBATADO AO PARAÍSO E OUVIU PALAVRAS INEFÁVEIS, AS QUAIS NÃO É LÍCITO AO HOMEM REFERIR” (2 Coríntios 12:2-4). Particularmente, eu acredito que esse arrebatamento na vida de Paulo aconteceu através de um sonho. Tanto é verdade que ele mesmo não tinha certeza se o que havia acontecido se deu no corpo ou fora dele. Então, como pudemos ver o apóstolo Paulo foi um privilegiado pelo fato de ter tido a experiência com as quatro manifestações do Rhema de Deus, ou seja, com o seu sobrenatural.

A IGREJA PRIMITIVA CONVIVEU COM O RHEMA DE DEUS

Infelizmente, o que diferencia a igreja primitiva da de hoje é que a cruz foi trocada pelo cifrão ($). Com isso, os dons do Espírito Santo praticamente desapareceram, a pregação da Palavra foi distorcida e os profetas sucumbiram. Com a famigerada Teologia da Prosperidade, aquele sentimento de renúncia não existe mais, e a produção de frutos deixou de acontecer. Noutras palavras, nós estamos presenciando o período da apostasia previsto pela própria Bíblia. Hoje, quando se fala em milagres dá até para suspeitar se eles de fato aconteceram; já que o espírito do engano tem atuado e muito em alguns ministérios de massa, a ponto de forjar determinados milagres: “EM CADA ALMA HAVIA TEMOR; E MUITOS PRODÍGIOS E SINAIS ERAM FEITOS POR INTERMÉDIO DOS APÓSTOLOS. TODOS OS QUE CRERAM ESTAVAM JUNTOS E TINHAM TUDO EM COMUM” (Atos 2:43,44).

Pergunto: Onde está essa igreja hoje em dia? Por levar a sério as coisas concernentes ao reino de Deus, a Igreja Primitiva foi uma vitoriosa em termos de resistência diante das grandes perseguições que sofreu na época. Tudo porque ela abraçou o sobrenatural de Deus (Rhema) e levou a serio a saudável pregação do evangelho de Cristo sem distorções: “E PERSEVERAVAM NA DOUTRINA DOS APÓSTOLOS E NA COMUNHÃO, NO PARTIR DO PÃO E NAS ORAÇÕES” (Atos 2:42).

A Igreja Primitiva foi um exemplo de perseverança e coesão. Uma prova cabal de que levava a sério a missão que havia recebido de Deus, vivendo intensamente no poder do Espírito Santo. Em suma, a igreja que verdadeiramente agrada a Deus é aquela que não tolhe em hipótese alguma o mover do poder do Espírito Santo: “EIS QUE ENVIO SOBRE VÓS A PROMESSA DE MEU PAI; PERMANECEI, POIS, NA CIDADE, ATÉ QUE DO ALTO SEJAIS REVESTIDOS DE PODER” (Lucas 24:49). Esta promessa (Logos) se cumpriu alguns dias depois no Dia de Pentecostes: “AO CUMPRIR-SE O DIA DE PENTECOSTES, ESTAVAM TODOS REUNIDOS NO MESMO LUGAR; DE REPENTE, VEIO DO CÉU UM SOM, COMO DE UM VENTO IMPETUOSO, E ENCHEU TODA A CASA ONDE ESTAVAM ASSENTADOS” (Atos 2:1,2). Era o Logos (promessa escrita) de Deus se transformando em Rhema (cumprimento vivo).

PALAVRA FINAL

Nós aprendemos neste nosso sucinto estudo que a letra mata quando não se dá vazão à manifestação do Espírito Santo de Deus. Porque uma vez que uma determinada igreja tem as suas portas abertas para a livre ação do Espírito de Deus, o sobrenatural inevitavelmente acontece e em grandes proporções. Então, que o Senhor possa respaldar esta palavra sobre as nossas vidas, e que sejamos doravante pessoas mais avivadas no poder da palavra do Rhema do nosso Deus. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

 

Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 36 anos)