Maria da Paz Camilo Fernandes, Maria José Duarte de Lira & Severina Raquel Andrade da Silva Barros

Prof.ª Dra. Jedida Melo & Prof.ª Dra. Edlucia Turiano

Introdução

O currículo está diretamente relacionado a nós mesmo, a como nos desenvolvemos e ao que nos tornamos. Envolve as relações professor/aluno e administrador/professor, relações de classes sociais e questões raciais, étnicas e de gênero, não apenas a uma questão de conteúdo. É importante conhecer o significado da palavra currículo, como surgiu e suas respectivas teorias.

Currículo é um projeto, um plano, um caminho, um conteúdo a ser seguido; e sua existência está inserida no campo profissional, especializado, de estudos e pesquisas.

Nosso artigo tem como objetivo conhecer e analisar o currículo e suas principais teorias.

Desenvolvimento

O currículo começou a ser aceito pelas escolas, professores, estudantes e gestores; sendo considerado como um campo profissional de estudo e pesquisas, gerando o aparecimento de outras teorias para indagar e esclarecer o currículo.

No entanto, as teorias de currículo desempenham diversas funções e se transformam em mediadores ou em intervenção entre a reflexão e a atuação em educação. Estas teorias apresentam-se como teorias tradicionais, críticas e pós-críticas.

Analisando algumas teorias, a tradicional procura ser neutra, tendo como principal alvo identificar os propósitos da educação escolarizada, formar o trabalhador especializado, ou seja, proporcionar uma educação completa, acadêmica aos cidadãos. Já a teoria crítica, preocupa-se em desenvolver pensamentos que permitem entender, com base em um estudo de Marx; o que o currículo forma.

No entanto, as teorias pós-críticas consideram o currículo multiculturalista que destaca a diversidade das formas culturais do mundo moderno. O multiculturalismo é uma mobilização contra o currículo tradicional que favorecia a cultura da classe branca, masculina, europeia e heterossexual, ou seja, a cultura de um grupo social predominante.

Considerações finais

As teorias de currículo nos orientam para uma realidade dos problemas da educação, visando identificar também os objetivos. Apesar de ter uma origem há pouco tempo, o currículo tem o significado com o intuito de organizar o ensino, tem a ver como disciplina. O currículo abrange a área social e cultural, onde a escola passa o conhecimento formal, organizando e propondo esse currículo como o foco nas atividades escolares. Para que os alunos cumpram o ciclo de estudos, ou seja, a escolaridade é imprescindível a prática do currículo para que haja um avanço desta escolaridade. Há várias teorias de currículo, porém existem verdades e certas contradições.

Referência

CHAVES, Ozinei dos Santos; ALENCAR, Mary Sônia Dutra de. Teorias do currículo: concepções, verdades e contradições.