CONHECENDO A HISTÓRIA DE NOSSO POVO -  DO ANTIGO CEMITÉRIO NO SÉCULO XVII  Á IGREJA DE NOSSA SENHORA DO PATROCINIO E A TEORIA DA RELATIVIDADE DE EINSTEIN EM  SOBRAL

Nesse local onde atualmente é a Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio existiu no Século XVII, XVIII e XVIII um descampado que paulatinamente se tornou um cemitério por populares devido uma grande epidemia.

Fato comprovado pelas fotos tiradas no período da Teoria da Relatividade do físico Alemão Albert Einstein transcorrida em plena Praça do Patrocínio, no dia 29 de maio de 1919, e que algumas das fotos estão no Planetário e Museu do Eclipse de Sobral, Revista Galileu, Revista Superinteressante, Abril, e no mundo da Astronomia com pesquisas científicas do físico alemão.

No ano de 1879 iniciou a Estrada de Ferro Camocim à Sobral, com pedidos de filhos ilustres ao sobralense o então Presidente da Província Dr. José Júlio de Albuquerque Barros, o Barão de Sobral quando ele mesmo fincou um prego nos trilhos da Ferrovia e andou seus primeiros duzentos metros.

O intuito também serviu para empregar, alocar os "Casacos da Seca." Época em que todo o Ceará enfrentava com a seca da região e anos antecedentes.

Em outrora, surgiu a ideia de levantar uma capelinha de Nossa Senhora do Patrocínio e com a Estrada de Ferro as coisas prosperaram já que ficava nas adjacências da Igreja do Patrocínio.

Hoje a extinta RFFSA – Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima se encontra no entroncamento da Rua da Estação, e com o terreno doado para formar-se o Bairro Alto do Cristo. 

Conta nossos historiadores que uma verba para a construção da Igreja do Patrocínio foi oriunda do Coronel Francisco Fernandes Mendes e sua esposa dada em testamento muito antes de seu falecimento, pois, o casal não tinha filhos. Seu corpo foi velado e está enterrado na Igreja do Patrocínio no lado esquerdo próximo uma da principais coluna da Igreja.

O Coronel Fernandes Mendes era o antigo proprietário do casario onde atualmente funciona o Centro Educacional Maria Imaculada (Colégio Patronato), em Sobral.

Este casarão ainda mostra a riqueza imponente do lugar com ladrilho oriundo de Portugal na sua fachada frontal.

Em seu casarão situado na Rua Conselheiro José Júlio, N º 145, Centro de nossa cidade foi assunto da época e em livros do padre e historiador Francisco Sadoc de Araújo com a obra Cronologia Sobralense e no livro "Os Estados Unidos de Sobral" do escritor e poeta Wilamy Carneiro.

Conta nos livros. uma visita inusitada e hospedagem da comitiva do Príncipe francês de Orleans - Luís Felipe de Orleans (O Conde D’eu), neto do Rei da França – Gastão de Orleans. O Príncipe Luís Felipe foi consorte da Princesa Imperial do Brasil, a Princesa Isabel. Uma das filhas de D. Pedro.

Princesa Isabel foi a última princesa do Império do Brasil, antes da Proclamação da República ocorrido em 1889. Por ocasião nesse mesmo ano, o fato ocorreu na inauguração da Estrada de Ferro de Camocim à Sobral.

Segundo conta nossa história que o Conde D'eu - O Príncipe de Orleans veio à Sobral para pedir recurso ao Coronel Fernandes Pereira Mendes, na intenção da compra de um Navio Cargueiro para aumentar sua frota e escoamento.

Falavam as más línguas que a Coroa Portuguesa estava em crise e com poucos recursos com a (Guerra do Paraguai).

A pedra fundamental da Igreja do Patrocínio foi erigida no ano de 1885 benta pelo Padre Vicente Jorge de Sousa, quatro anos antes da inauguração da Estrada de Ferro de Camocim à Sobral em 1889.

Outra fonte de nossa história conta que a construção da Igreja do Patrocínio foi por iniciativa da Família Gadelha.

CURTA E COMPARTILHE NOSSA HISTÓRIA!

"UM POVO SEM HISTÓRIA É COMO UM LIVRO SEM LETRAS"

                                                                               Augusto Cury