Como meu animal de estimação vai se recuperar? Ele vai sentir muita dor? Solucione essas e outras questões antes de castrar seu pet

É quase unânime quando o assunto é castrar um cachorro ou não — a resposta é, quase sempre, sim. Por inúmeros motivos, a castração se tornou um item quase que obrigatório para quem tem um animal de estimação, não só pelo fato de inibir crias dentro de casa, como também para prevenir uma série de outros probleminhas.

Mas, como toda moeda tem dois lados, viemos aqui para mostrar um pouco das vantagens e desvantagens desse processo.

Pré-operatório

Antes de tudo, é preciso saber como o procedimento é realizado, mesmo que de forma básica. Geralmente, o pré-operatório inclui algumas baterias de exames para certificar que está tudo bem com a saúde do bichinho antes de chegar o grande dia.

Testes que checam anemia, glicose, coagulação e outros pontos são quase sempre necessários, mas felizmente bem tranquilos — quanto a isso não há o que se preocupar.

É recomendado que o pet vá de estômago vazio para a cirurgia, por isso talvez seja necessário tirar os potinhos de comida e água na noite que antecede o dia da castração. Se acidentalmente ele comer ou beber nesse período, contate o cirurgião antes do processo, pois algumas medidas serão tomadas a fim de garantir sucesso ao castrá-lo.

Na mesa de cirugia, seu cachorro será anestesiado; isso significa que seu bichinho não sentirá dor alguma no processo, pois estará parado e dormindo tranquilamente. Quando a cirurgia acabar e seus pontos devidamente costurados, a área da incisão é limpa e logo após o paciente acordará — a caminho da recuperação alí mesmo no hospital.

Pós-operatório

Um período mais cauteloso, o pós-operatório deve ser o período de mais atenção dos tutores, pois demanda paciência, cuidado e muito amor e carinho. Giovanna Monteiro, Assessora de Imprensa, mãe do pequeno Romeo, um Shih Tzu de quatro aninhos de idade, conta que ficou com medo do tempo de recuperação, já que ele é um cachorrinho bastante hiperativo, mas se surpreendeu: “Quando fui buscá-lo no veterinário, já estava acordado e andando normalmente, porém com um certo desconforto”.

Segundo ela, a recuperação no geral foi muito tranquila, mas que Romeo ficou um pouquinho quietinho nesses dias. “Acho que é bem instintivo dos cachorros, na verdade, eles sentem um pouquinho de dor e entendem que precisam dar uma sossegada para ficar bem.”

Durante o pós-operatório, precisamos entender que esse tempo de resguarda dos cães é precioso, fazendo de tudo para que tudo ocorra certo. Devemos proteger os pontos para que não lambam — usando uma roupinha adequada —, medicando na hora e dosagem certa e restringindo atividades físicas durante o período determinado pelo veterinário.Benefícios de castrar um cachorro

Para Giovanna, a decisão de castrar seu pet só trouxe vantagens: “No caso do Romeo, foi a melhor coisa que fiz por ele — e por nós —, pois além de ter ajudado na questão de marcar território, previne o risco de um futuro câncer na próstata quando envelhecer.”. E ela tem total razão! Esse é somente um dos inúmeros benefícios. Confira:

  • Evita crias “surpresas” causadas por “saídas” dos cães na rua — e consequentemente diminui a quantidade de cães abandonados na rua;

  • Em fêmeas, evita doenças no útero e o incômodo que é período do cio;

  • Ainda evita o surgimento da gravidez psicológica;

  • Nos machos, elimina a possibilidade de câncer testicular ou próstata;

  • Diminui o desejo dos cãezinhos em urinar para marcar território ou em buscar cadelas no cio na rua,

  • Não altera o comportamento das fêmeas; machos ficam menos agressivos.

Desvantagens da castração

Muito embora a decisão de castrar pareça extremamente vantajosa, devemos ter em mente que existe algumas consequencias não tão agradáveis assim. O segundo ponto de vista sobre a castração de cachorro é com relação há:

  • Ao crescimento além do natural;

  • Mudança do metabolismo animal, que pode gerar maior apetite e, consequentemente, predisposição à obesidade;

  • Probabilidade de desenvolver hipotireoidismo;

  • Displasia de quadril, se castrado antes da hora certa — e por isso a importância do acompanhamento profissional desde antes da decisão.

E agora, o que devo fazer?

Se você pretende castrar seu cachorro, deve colocar na balança o que é melhor para seu bichinho e toda sua família. Mas, também, vale consultar um profissional e conversar mais a fundo para saber todas as informações sobre o procedimento. Afinal, não queremos nada além do melhor para com nossos animais de estimação, não é mesmo?