Paraty é um município localizado no litoral sul do Rio de Janeiro, que abriga em sua região as comunidades mais tradicionais, como caiçaras, quilombolas e indígenas. Os anos passaram e a cultura local não deixou de ser preservada. Pelo contrário, as tradições, costumes, manifestações e estilo de vida só ganharam força e maior identidade.

É pensando no incentivo de propostas à sustentabilidade das comunidades tradicionais que foi criado há quatro anos o Paraty Eco Fashion. No ano passado o nome mudou, mas o Paraty Eco Festival 2014 manteve a mesma essência de sempre, que é ser um projeto de preservação do patrimônio cultural imaterial da cidade.

O evento, realizado pelo Instituto Colibri, teve destaque através da moda, mas são muitas as atrações que aconteceram nos quatro dias de Festival, entre cursos, palestras, exposições, feiras e oficinas. O tema trabalhado foi o Mar de Paraty, atraindo um grande público com as ações planejadas.

Começando pela Mostra de Moda e Design Sustentáveis, que buscou destacar a criatividade e os talentos das culturas, utilizando técnicas e matéria prima ecologicamente sustentáveis no projeto e confecção de peças, tudo sob curadoria do Instituto Rio Moda. Outra mostra foi a ECOCINE, de filmes, com foco na sustentabilidade do patrimônio imaterial, em parceria com a Associação São Sebastião Tem Alma.

Quanto às exposições, foi possível conhecer a Feira Criativa, que dá destaque a arte e ao artesanato, e a Exposição Raízes, sob curadoria de Renato Imbroisi, criada a partir de capacitações e pesquisas realizadas em cima da vida das comunidades brasileiras, e em especial da tradicional cidade de Paraty.

Com o intuito de garantir melhor conhecimento do projeto a todos, no Ciclo de Palestras Eco Modus diversos profissionais explicam um pouco mais sobre as culturas tradicionais e tudo o que é interessante conhecer sobre as mesmas. Por fim, o Festival contou com os tão esperados desfiles, que fogem do “comum” e buscam dar visibilidade aos produtos exclusivos produzidos pelos participantes do grande evento. Para maiores informações e reservas em pousadas em Paraty acesse http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/rio-de-janeiro/paraty/