Priorizando passeios que colocam o meio ambiente em primeiro lugar, vários pontos turísticos no país têm chamado a atenção dos turistas.

Dono de um extenso território e uma geografia e cultura diversas, o Brasil tem uma rica variedade de pontos turísticos que atendem todos os gostos. Chapadas, serras, praias, cânions e cidades históricas estão espalhadas pelo país, cada uma oferecendo belezas naturais e arquitetônicas que atraem milhares de turistas anualmente.

E nesses roteiros de viagem, a natureza vem ganhando destaque nos últimos anos. Se você ainda não sabe o que é ecoturismo, saiba que é um ramo que vem conquistando novos interessados. Esse tipo de viagem é caracterizado por passeios que oferecem a chance do turista conhecer e explorar a natureza com conscientização.

O meio ambiente como espaço de valorização e descobertas

Criar uma consciência ambiental é um dos grandes focos desse tipo de turismo. A intenção é que, a partir da experiência com as novas paisagens e locais naturais, a pessoa desenvolva a consciência de respeitar e preservar o meio ambiente. Assim, mais do que um passeio recreativo, a viagem ganha um caráter educacional.

E com a ampla diversidade ecológica existente no país, as possibilidades de como explorar o ecoturismo no país são diversas. Os viajantes podem realizar trilhas ecológicas, mergulho em piscinas naturais e cavernas ou até fazer observações de formações geológicas da flora e da fauna.

O ecoturismo estimula, ainda, a valorização cultural dos locais que são visitados. Os passeios propõem não apenas o envolvimento com a natureza, mas também com a cultura local. É a oportunidade de conhecer lugares menos badalados e visitados, mas que também têm muito a oferecer para o visitante.

Os principais pontos de ecoturismo no Brasil

Você tem interesse de conhecer locais que promovem passeios assim no país? Descubra uma lista de lugares que podem ser visitados e que podem proporcionar a você uma grande experiência.

Petar, SP

Sigla para Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, o local é considerado uma das principais unidades de conservação do mundo. Localizado próximo ao município de Iporanga, o parque permite conhecer belas paisagens, como os poços naturais do Rio Betari e as cachoeiras das Andorinhas e do Couto.

O parque também é famoso por concentrar vários sítios arqueológicos e paleontológicos. Mas, o seu principal destaque são as cavernas e grutas que podem ser encontradas na região. São mais de 350 possibilidades, incluindo as cavernas do Alambari de Baixo, de Santana e da Água Suja. Um passeio e tanto.

Chapada Diamantina, BA

Localizada na Bahia e ocupando uma área de 70 mil km², a Chapada Diamantina é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Nela, é possível encontrar algumas das cachoeiras mais altas do país, como a da Fumaça, com quase 400 metros de altura, além de grutas, cavernas, desfiladeiros e montanhas.

São incontáveis as atrações naturais do lugar, que ainda incluem poços de água com águas cristalinas e sítios arqueológicos que abrigam pinturas rupestres. Devido ao grande número de possibilidades, é recomendável que os viajantes se programem com antecedência com uma agência para determinar o melhor roteiro a ser feito.

Monte Roraima, RR

O parque nacional de 116 mil hectares é localizado no extremo norte do estado de Roraima, na divisa com os países Guiana e Venezuela, e ocupa um platô de mais de 2,7 mil metros de altitude. O Monte Roraima é um dos pontos mais altos do país, e o destino perfeito para os mais apaixonados por aventura.

A bela paisagem é marcada por enormes paredões, formações rochosas diversas, lagos e cachoeiras. O topo do monte é plano e permite uma bela visão da região, que ainda inclui cavernas e uma vegetação rica, que conta com as famosas plantas carnívoras.

Parque Estadual do Jalapão, TO

O Parque Estadual do Jalapão, que fica no estado do Tocantins, é mais um ponto que abriga incontáveis belezas naturais. Ele se caracteriza por ter grandes chapadões e águas cristalinas misturados a um clima de savana, transformando-se em um lugar único no país.

O clima árido e o calor são marcas da região, que apresenta temperaturas que podem chegar aos 40ºC. As cidades vizinhas São Félix do Tocantins, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e Mateiros servem como estadia para aqueles que planejam conhecer e explorar as belezas do parque.

Bonito, MS

A cidade sul-mato-grossense de Bonito é uma das principais referências quando o assunto é ecoturismo no Brasil. Com paisagens típicas do pantanal, os viajantes podem praticar trilhas nas belas matas, conhecer rios e piscinas com águas cristalinas, tomar banhos de cachoeira e terem a oportunidade de navegar em corredeiras.

Há a chance de explorar grutas, como a do Lago Azul, uma das maiores cavidades inundadas do planeta. O local também atrai os interessados em praticar mergulho de forma autônoma, com o Abismo Anhumas, por exemplo, a experiência se torna fascinante.