Sabemos que a atividade física é muito benéfica para a saúde. E sabemos também que praticá-las tem sido cada vez mais difícil, devido à falta de tempo. Da mesma forma, há pessoas que não gostam de fazer qualquer esforço físico ou pessoas que se encontram impossibilitadas, por um motivo ou por outro, de frequentarem academias ou praticarem corrida, bicicleta, etc.

O pilates surge, juntamente à caminhada e à natação, como uma solução para situações como as que foram citadas. É indicado para qualquer pessoa. Já conhece esse método? Não? Então saiba que motivos não faltam para você incluí-lo na sua vida!

O que é o pilates?

conheca os beneficios do pilatesO pilates é uma técnica muito utilizada nos dias de hoje de controle muscular que foi desenvolvido por Joseph Pilates. Ela trabalha o corpo como um todo: mente, corpo e espírito. Os exercícios têm como base o controle respiratório a coordenação dos movimentos. Sendo assim, essa técnica não causa esforço excessivo e não resulta em cansaço ou dores musculares.

Se você fizer uma pesquisa, verá que muitos dos exercícios são feitos enquanto as pessoas estão deitadas. Esses exercícios ajudam muito no alongamento e fortalecimento dos músculos, para que fiquem saudáveis, tonificados e, como algumas pessoas gostam, bonitos.

Atualmente, o pilates tem sido muito utilizado na prevenção e no tratamento de problemas na coluna vertebral.

Tipos de pilates

O pilates é dividido em duas categorias: em uma delas, utiliza-se apenas alguns materiais para auxiliar os exercícios e a outra é feita com o auxílio de aparelhos. Veja:

Mat Pilates: esse tipo de pilates é feito no chão, com o auxílio de bolas, rolos, faixas elásticas, etc. Ex.: pilates bola, pilates rolo, pilates halteres, pilates faixa elástica, etc.

Studio Pilates: nessa categoria, os exercícios são feitos em aparelhos diferente daqueles convencionais que vemos nas academias. Ex.: pilates hair chair, pilates ladder barrel, pilates spine corrector.

A diferença entre as duas categorias é que um exige um pouco mais de esforço que a outra. O pilates feito com aparelhos tem mais impulso, já o pilates feito no solo demanda mais esforço de quem pratica.

Conheça os benefícios do pilates

benefícios desse exercícioO pilates é um grande aliado da saúde do seu corpo e da sua mente. Veja os benefícios que pode proporcionar.

1- É um ótimo remédio para o estresse

Como os exercícios trabalham o controle da respiração e a concentração, ajudam no autocontrole e, consequentemente, a lidar melhor com as situações que causam estresse.

2- Auxilia na diminuição das dores

O pilates é um ótimo exercício para a coluna, portanto, ajuda principalmente nas dores nas costas. Ele trabalha com o reforço muscular, fazendo com que utilizemos mais músculos que a coluna. Além disso, o seu trabalho com o alongamento ajuda a amenizar dores causadas por certas doenças.

3- Faz com que você respire melhor

Como trabalha com vários exercícios de respiração, o pilates faz com que você reaprenda a respirar e, assim, respire muito melhor.

4- Melhora da postura

A técnica envolve exercícios que alongam e realinham a coluna, fazendo com que sua postura seja bem melhor.

5- Melhora o seu desempenho para correr

Por meio da reeducação respiratória e da postura, o pilates ajuda você a se desempenhar muito bem em corridas (aquele exercício que você tanto odeia!)

6- Tonificação muscular

Os exercícios fortalecem os seus músculos, tornando-os mais saudáveis. As articulações também são estimuladas.

7- Maior flexibilidade do corpo

Como o pilates trabalha o alongamento da musculatura e das articulações, torna o seu corpo muito mais flexível, facilitando atividades corriqueiras, como abaixar e vestir roupas.

8- Melhora consideravelmente a coordenação motora

O trabalho com o conhecimento do próprio corpo, muito presente na técnica, ajuda a melhorar o seu equilíbrio e a sua consciência de espaço.

Agora que você já conhece os vários benefícios da técnica do pilates, não vai querer esperar para começar a praticar, não é mesmo?

Compartilhe essas informações com os seus amigos e, claro, comente o artigo!