Foi publicada em abril de 2012, a norma NBR 16046 que especifica alguns requisitos mínimos para fabricação das redes de proteção para proteção em edificações. As redes para proteção de janelas, sacadas, escadas e outras aplicações  destinadas à segurança e proteção em edifícios. Não se aplica a redes utilizadas em piscinas, quadras, aviários, canis, gatis e outras aplicações semelhantes. Não se aplica a redes instaladas na posição horizontal, onde ocorra esforço permanente ou temporário sobre a rede e não se aplica a produtos que contenham fios metálicos.

 A norma determina que o material das telas de proteção não pode ser reciclado, deve ser resistente à propagação de fogo e deve possuir temperatura máxima de trabalho de 50°C ou superior. A tela de proteção deve possuir um tamanho de malha com perímetro máximo de 200 mm, devendo sim resistir ao impacto gerado pelo trabalho de 600 J quando ensaiada. Deve resistir à carga mínima de tração longitudinal e transversal de 500 N/malha. Após a realização do ensaio de envelhecimento, a tela de proteção deve resistir à carga mínima de tração longitudinal e transversal de 320 N/malha quando ensaiada.

Fique atento Consumidor

O consumidor deve reparar na identificação do fabricante junto ao produto. Recomenda-se que a identificação do produto não seja violada. A embalagem do produto deve conter no mínimo as seguintes informações: identificação do fabricante; aplicação do produto; nomenclatura do filamento; altura e comprimento da rede, em quantidade de malhas; distância entre nós em milímetros; comprimento (em metros); composição; data de fabricação; cor; peso. O fabricante deve fornecer por escrito no mínimo as seguintes informações: instruções de limpeza e instruções de armazenagem.

Cordas de fixação

Já o material da corda também não pode ser reciclado, deve ser resistente à propagação de fogo e deve possuir temperatura máxima de trabalho de 50°C ou superior. Quanto a instaladora, deve realizar uma análise prévia das paredes, para verificar se ela irá apresentar a resistência necessária para a instalação dos ganchos de fixação. Após a instalação, cada elemento principal de fixação deve resistir a no mínimo 30 kgf, devendo a fixação ser verificada através de um dinamômetro manual.



Quando o posicionamento da malha da rede coincidir com a posição do elemento de fixação. Caso não ocorra coincidência do posicionamento da malha da rede de proteção com o do elemento de fixação, é recomendável que a malha mais próxima seja instalada no gancho. Os ganchos de fixação aparentes devem ser instalados de maneira que evite que o usuário desfaça a fixação de qualquer ponto de fixação da rede. Para instalações em madeiras não há necessidade de utilização de buchas. Em instalações realizadas em regiões com maresia(por exemplo, litoral), devem ser utilizados elementos de fixação em aço inox.

 Caso não seja possível realizar a instalação da rede de proteção conforme as normas estabelecidas, o instalador deve informar ao cliente sobre a inviabilidade da instalação ou utilizar método de fixação alternativo que possua desempenho igual ou superior ao descrito.