Conheça as cinco raças de gatos mais populares entre os brasileiros

Muita gente acha que gato é tudo igual, mas a verdade é que cada um possui características e personalidade particulares, sem contar na diferença de tamanho e pelagem.

Aqui no Brasil a popularidade de bichinhos domésticos é muito alta, e os nossos amiguinhos felinos não ficam de fora! Então se você quer se tornar tutor de um gatinho, separamos aqui cinco raças mais populares entre os brasileiros, para você se apaixonar. Confira!

Siamês

De uns anos para cá o gato Siamês virou um dos gatos mais queridinhos entre os brasileiros. Os gatinhos dessa raça costumam ter os olhos bem azuis e pelos claros com manchas mais escuras no rosto, orelhas, patas e no rabo.

Possuem um temperamento imprevisível, mas na maioria das vezes são tranquilos, amáveis e muito fiéis aos seus donos. Mas, como parte da imprevisibilidade, eles podem se tornar mais quietos e apáticos.

Por possuírem esse tipo de comportamento, eles precisam ser socializados desde pequenos, para evitar que tenham problemas de conviver com outros animais e pessoas próximas. Além disso, é muito importante fornecer para ele uma boa alimentação, que seja nutritiva e balanceada.

Persa

Quem já viu um gato Persa costuma dizer que esse bichinho é sinônimo de luxo. Isso porque ele tem uma postura plena, que lembra muito os gatinhos de madames e até mesmo da realeza.

Possuem pelagem longa e majestosa, um focinho achatado e um temperamento tranquilo e é super amável. Ele é perfeito para quem já possui outros pets dentro de casa, crianças ou até mesmo um bom companheiro para os tutores de primeira viagem

Angorá

O Angorá faz parte de uma raça de felinos domésticos que veio da Turquia. Eles são muito fofinhos, elegantes e independentes! Sua pelagem é longa e necessita de uma escovação diária, para evitar que nozinhos se forme ao longo da pelagem. Sua coloração pode variar entre preto e branco.

Os gatinhos desta raça adoram brincar e adoram fazer companhia para as crianças, já que elas também adoram brincar. Então você não terá muitos problemas caso tenha crianças em casa, elas irão adorar se divertir com o pet e ele com elas.

Além disso, essa raça de felinos geralmente possuem heterocromia, ou seja, geralmente eles possuem olhos de cores diferentes como um azul e o outro amarelo esverdeado, por exemplo. Mas isso não é uma regra, há aqueles que possuem os olhos da mesma cor também.

Maine Coon

Você com certeza já viu algum “gato gigante”, o que poucos sabem é que a raça desse pet chama-se Maine Coon! Esses gatinhos são realmente grandes e podem chegar a pesar até 8kg, semelhante ao porte de um cachorro cãozinho de pequeno porte.

Sua coloração pode variar, mas sua pelagem é longa e lisa, principalmente no rabo, o que vai exigir um pouco mais de atenção tutor, pois seus pelos precisam ser escovados diariamente, para evitar o surgimento de nozinhos.

Se você quer um gatinho sociável e divertido, o Maine Coon é perfeito. Eles são muito brincalhões, ativos, companheiros e muito amigáveis, então você não terá nenhum problema de criá-los junto à crianças e outros animais.

Por serem únicos e diferentes, eles exigem cuidados mais pontuais como rações específicas, alimentação balanceada e nutritiva diariamente.

Ragdoll

Se você quer um gatinho mais tranquilinho e dócil, o Ragdoll é perfeito para você! Estes gatinhos não se importam muito de serem pegos no colo, aliás, se você pegar um bichano dessa raça nos braços, ele vai ficar completamente relaxado e deitadinho.

Esse é um gato grande, então você deve pensar bem se pode lidar com um bichinho desse porte, afinal, eles precisam de espaço para realizarem suas necessidades básicas. O pet dessa raça pode chegar a pesar até 9kg.

Seus olhos são sempre azuis e ajudam a formar um rostinho harmonioso com suas bochechas e focinho.

Sua pelagem pode ter uma cor variada, chegando até a relembrar os gatinhos da raça Siamês, mas ela é longa e lisa, exigindo certo cuidado do tutor, para que ela seja escovada diariamente.