"Amendoim é tão saudável quanto o morango"

Uma equipe da Universidade da Flórida afirma que amendoins são ricos em antioxidantes - substâncias naturais encontradas em plantas, que protegem as células de danos ligados a doenças do coração e câncer e o corpo de radicais livres por sua vez são tidos como componentes químicos "ruins" do sangue

Os amendoins também contêm altos níveis de proteínas e "boa" gordura monoinsaturada.

Os pesquisadores americanos testaram dezenas de variedades diferentes de amendoins, mas uma porta-voz da Associação Dietética Britânica disse que as pessoas devem ter cuidado com amendoins salgados.

Frutas vermelhas e cor de laranja, legumes e verduras já são conhecidos por conterem uma quantidade particularmente alta de antioxidantes.

Os pesquisadores concluíram que os amendoins contêm altos níveis de polifenóis, uma família de químicos comumente encontrada em alimentos, e que tem fortes propriedades antioxidantes, dizem ainda que torrar os amendoins aumenta o seu conteúdo antioxidante em 22%.

O estudo vai ser publicado no jornal especializado Food Chemistry.

"Nós esperávamos um nível bem alto de antioxidantes em amendoins, mas ficamos um pouco surpresos ao descobrir que eles são tão ricos quanto algumas frutas", disse Steve Talcott, o cientista da Universidade da Flórida que liderou a pesquisa.

"Cascas de frutas cítricas combatem colesterol"

Cientistas dos Estados Unidos alimentaram ratos de laboratório com uma dieta rica em colesterol e depois acrescentaram na alimentação dos animais substâncias retiradas da casca de tangerinas e laranjas.

Eles descobriram que as substâncias, conhecidas como flavonas, diminuíram significativamente o nível do colesterol LDL (Lipoproteína de Baixa Intensidade), o chamado "colesterol ruim", no sangue dos animais. O estudo foi publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Um estudo piloto indicou que os humanos também se beneficiam das cascas de frutas cítricas, e os pesquisadores estão investigando se um suplemento que combina as flavonas com um tipo de vitamina E pode reduzir os índices de colesterol.

A pesquisadora Elzbieta Kurowska, da companhia canadense KGK Synergize, disse que o suco de frutas cítricas contém quantidades muito pequenas das flavonas relevantes, a casca, ao contrário, contém uma concentração 20 vezes maior da substância.

"Fibras reduzem risco de câncer de mama"

Mulheres que ainda não passaram pela menopausa e que comem grande quantidade de fibras podem ter o risco de câncer de mama reduzido pela metade, sugeriu estudo da Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha.

Os pesquisadores dizem que isso pode ocorrer porque fibras afetam a forma como o organismo processa e regula o hormônio feminino estrógeno.

Os níveis deste hormônio são mais elevados em mulheres que ainda não chegaram à menopausa.

Janet Cade, líder da pesquisa, disse: "Nosso estudo não encontrou um efeito protetor no grupo mais velho, mas evidências significativas de uma ligação em mulheres antes da menopausa."

A pesquisadora acrescentou ainda que mulheres com peso acima da média e que passaram pela menopausa têm um risco maior de câncer de mama. "O seu peso pode ser preponderante em relação a outros efeitos como os benefícios das fibras."

Ed Yong, da Pesquisa do Câncer da Grã-Bretanha, disse: "Nós já recomendamos a adoção de uma dieta rica em fibras para reduzir o risco de câncer no intestino. "Este estudo sugere que ela pode ajudar a proteger contra câncer de mama nas mulheres mais jovens também."

Conhecimento nunca é demais, espero que você caro leitor (a) tenha gostado de receber informações atuais sobre patologias associadas a alimentação.

Alimente-se bem e pratique um atividade física e claro, seja feliz! Boa semana.

Izaara Alvarenga

Nutricionista