A tecnologia RFID está revolucionando o mercado de pulseiras de identificação. Tal tecnologia funciona por meio de uma transmissão via rádio que faz com que seja possível o armazenamento e a retenção de várias informações. Basta o usuário aproximar a pulseira em algum leitor que diversas transações podem ser realizadas. Por exemplo, as pulseiras podem ser usadas para pagar compras, entrar em eventos e fazer check-ins.

As pulseiras de identificação portadoras dessa tecnologia possuem um chip e uma antena responsáveis pela transmissão das informações. Geralmente, as pulseiras têm um formato similar ao de um relógio, dessa forma, a parte redonda é o local que deve ser posicionado no leitor que codificará as informações rapidamente.

Pela praticidade, as pulseiras de identificação RFID já substituem o uso de carteiras e bolsas. Em um evento, por exemplo, o usuário irá sentir-se mais a vontade e seguro por não precisar carregar dinheiro e, também, não correr o risco de perder seu ingresso. Com a pulseira, o usuário poderá entrar no ingresso, comer, beber e consumir demais produtos sem precisar carregar bolsas. Além disso, a pulseira também possui outras finalidades, elas são usadas como cartão de identificação em hospitais, hotéis, parques, feiras, shows, bares, casas noturnas, excursões, festivais e festas particulares.  

Além de todas essas funções, a tecnologias das pulseiras RFID também pode ser utilizada como ferramenta de marketing para empresas, através de estratégias de CRM. O CRM se baseia na retenção de dados que dizem sobre importantes hábitos de consumo. Tais informações podem criar campanhas altamente personalizadas de acordo com as preferências do cliente.