Dia 13 de junho é dia de Santo Antonio, conhecido por todos como o santo casamenteiro. Ele, porém, é muito mais do que isso. Conhecido por fazer muitos milagres, é um dos santos mais populares do catolicismo. 

Quem foi Santo Antonio?

Nasceu Fernando Antônio de Bulhões no dia 15 de agosto de 1195, em Lisboa, Portugal. Veio de uma família rica e gostava muito de estudar, de ficar mais recluso. Aos 19 anos entrou no Mosteiro São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, onde estudou por dois anos. Foi então transferido para Coimbra, onde passou os próximos 10 anos aprofundando suas leituras. Lá foi ordenado sacerdote e adotou o nome Antônio. Conheceu os freis franciscanos e se juntou a eles, pois estava encantado com a vida que levavam e como seguiam o Evangelho. 

Em uma viagem conheceu São Francisco de Assis, que o inspirou a viver 15 meses como um eremita no monte Paolo. 

Santo Antonio tinha o poder da palavra e todos gostavam muito de suas pregações. Juntava multidões que iam ouvir seus sermões, seus conselhos e histórias. 

Morreu em Pádua, em 13 de junho de 1231 e foi canonizado 11 meses depois. 

Os Milagres de Santo Antonio

Durante sua vida, Santo Antonio curou cegos, coxos e doentes. Ficou conhecido como o santo dos milagres e protetor das causas perdidas. Fora isso, ainda redigiu sermões sobre a quaresma e sobre os evangelhos, que estão impressos em dois grandes volumes.

Por que Santo casamenteiro?

Existe uma história que explicaria por que Santo Antonio ganhou fama de ser casamenteiro:

Ele era conhecido por ajudar mulheres pobres a conseguirem dinheiro para seu enxoval e o dote de casamento. Tem uma lenda que conta que uma moça pobre que morava em Nápoles queria muito se casar, mas não tinha dinheiro para seu dote. Ela então rezou ao pé da imagem do santo, que apareceu e lhe entregou um bilhete, dizendo que ela deveria procurar um comerciante específico. 

Quando chegou na loja, entregou ao homem o bilhete, que dizia que ele deveria dar à moça, o equivalente ao peso daquele papel em dinheiro. O comerciante logo se prontificou, mas depois percebeu que precisava de 400 escudos de prata para que a balança se equilibrasse. Ele logo se lembrou de que havia feito uma promessa de pagar esse mesmo valor ao Santo, que veio cobrar dessa maneira. 

A moça se casou feliz e foi assim que Santo Antônio ganhou a fama de santo casamenteiro. 

Nos dias 12 e 13 de junho, muitas mulheres se reúnem para fazer orações e simpatias para conseguir um namorado ou marido. Se você também quer fazer o seu pedido, conheça algumas orações poderosas aqui: http://bit.ly/1Tz395h