O site Roteiro de Turismo conta um pouco da história da vila de Trindade e apresenta as pousadas da região.

            Como uma vila de pescadores, isolada da civilização, assim nasceu a vila de Trindade. Está localizada entre Paraty (Rio de Janeiro), e Ubatuba (São Paulo). Por trás de sua história estão muitas lendas de piratas e tesouros escondidos, mas o fato mais relevante da típica vila é que é uma região caiçara de pescadores, que já enfrentaram o poder do dinheiro e das armas, tendo que por em prova sua capacidade de organização.

            Foi na década de 70 que uma empresa multinacional apareceu, cobrando o direito de posse da área para construir um condomínio de luxo. Mas a população reagiu, com o apoio de artistas e intelectuais, que juntos venceram a luta na justiça, mantendo a posse das terras.

            Já na década de 80, Trindade era considerada o lugar dos aventureiros, que acampavam nas praias da região, para surfar ou conhecer a comunidade, formada por caiçaras e hippies. Nesta época, o acesso para chegar à região era difícil, por uma estrada de acesso inclinada e de terra. Inclusive, havia um trecho conhecido como “Deus me livre”, que era famoso pela dificuldade de passagem, aonde chegava a ser uma atração observar os carros tentando passar. Hoje, porém, as estradas de acesso estão asfaltadas, e expressões como “Deus me livre” foram deixadas para trás quando o assunto é chegar ao destino.

Desde 1990, o turismo se estabeleceu e os pescadores transformaram suas casas em pousadas, campings e restaurantes; além de terem aberto mercearias e lojas. Hoje, a vila de Trindade vive deste turismo e tenta se superar a cada dia, preservando sua natureza privilegiada. A população da vila não se compõe apenas dos caiçaras, que são moradores tradicionais da região. Alguns estrangeiros não resistiram à beleza local, e decidiram se mudar, além de pessoas que optaram por viver perto da natureza e longe do stress das grandes cidades, garantindo uma melhor qualidade de vida.

Para os turistas que desejam conhecer Trindade, é importante saber que a vila é simples. Apesar disso, existem várias e belas caminhadas para fazer, onde a partir da bela piscina natural de Caixad’aço e por mais 40 minutos, é possível chegar até a Cabeça do Índio, por exemplo. De lá é possível admirar todas as praias e a vila, com uma vista privilegiada. As praias da vila de Trindade são a Brava; do Cepilho; do Rancho, do Meio e do Cachadaço – conhecidas pela beleza e suas trilhas.

Para chegar até a vila de Trindade basta seguir pela Rodovia Rio Santos até cerca de 10 km do centro histórico de Paraty. Para maiores informações sobre Pousadas em Trindade ou estabelecidas em outras comunidades na região de Paraty acesse o site do Roteiro de Turismo em http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/rio-de-janeiro/trindade/