Você já pensou em fazer prova para concurso público? Ainda não? Pois saiba que milhares de brasileiros estão estudando muito neste momento para ingressar no funcionalismo público. Mas por que tanto interesse? Bom, muitos brasileiros veem no concurso público a chance de conseguir um emprego estável e com boa remuneração, bem acima da média de salários paga na maioria dos empregos existentes.

 

Outro motivo pelo qual milhares de brasileiros estão debruçados sobre livros, cadernos e apostilas é que estão previstos diversos concursos 2012 até o final do ano, fazendo com que elevem, e muito, as chances dos concurseiros serem aprovados. Tanto isso é verdade que os cursos preparatórios espalhados pelo país estão com as salas de aula cheias de alunos interessados em estudar com seriedade, inclusive sacrificando finais de semana e feriados para não perderem um minuto sequer, pois quem estuda para concurso público corre contra o tempo para absorver todo o conhecimento necessário para realizar uma excelente prova.

 

Alguns concursos públicos são muito concorridos como, por exemplo, para o INSS, IBGE, Bacen (Banco Central), BNDES, Receita Federal, Banco do Brasil, Petrobras, Caixa Econômica Federal e Ministério Público da União. Neste ano, já foram realizados alguns concursos importantes, porém além de todos os concursos 2012 que já tiveram suas inscrições encerradas em várias cidades brasileiras ainda estão previstos os lançamentos de concursos públicos da Polícia Federal, Câmara dos Deputados, Ancine (Agência Nacional de Cinema) e ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), entre outros.

 

Para os órgãos citados acima sempre há mais concurseiros do que vagas disponíveis, por isso é que a dedicação aos estudos é ainda maior, pois a concorrência é bastante acirrada e só quem está mais preparado é que vai conseguir a vaga. Ou seja, se você vai prestar concurso pela primeira vez talvez tenha um pouco de dificuldade de achar o seu ritmo para os estudos, porém não desanime. Rapidamente você terá condições de avaliar o seu desempenho e descobrir o que precisa melhorar para aproveitar cada segundo do seu precioso tempo com os estudos.

 

E o que fazer para estudar para a prova de concurso público? Em primeiro lugar, elabore um plano de estudos, defina quantas horas por dia você vai estudar, onde irá estudar (procure por um local tranquilo), decida se você vai dedicar mais tempo a determinadas matérias. Se você está estudando em curso preparatório, aproveite o tempo quando chegar a casa para revisar o que foi aprendido na sala de aula. Assim, você não acumula matéria para estudar.

 

Reserve também um tempo para o lazer, mas não exagere, ou você pode comprometer todo o seu planejamento. Se for preciso, recuse convites para sair, afinal de contas após passar no concurso público você terá todo o tempo do mundo para sair e se divertir sem culpa.